BBAS3: Conheças as principais informações

BBAS3
Foto: (reprodução/internet)

O Banco do Brasil S.A. (BBAS3) é uma empresa do Brasil prestadora de serviços financeiros com sede em Brasília. O banco mais antigo do Brasil, também sendo um dos bancos mais antigos em operação contínua no mundo. É a segunda maior instituição bancária do Brasil, a segunda maior da América Latina e o septuagésimo sétimo maior banco do mundo. Sendo um dos quatro bancos brasileiros mais rentáveis desde 2000.

PUBLICIDADE

Trata-se de uma instituição financeira nacional, que se apresenta como uma sociedade econômica mista e negociada na B3 utilizando o código BBAS3. Atua principalmente no fornecimento de serviços e produtos do ramo financeiro: contas correntes, empréstimos, transferências, seguros e depósitos.

Estando incluso no seleto grupo dos cinco principais bancos varejistas do país, o Banco do Brasil representa uma das maiores instituições financeiras nacionais. A empresa, histórica, foi fundada no ano de 1808 por Dom João VI.

O Banco do Brasil utiliza um modelo de negócios que é baseado na comercialização de serviços e produtos financeiros. Ela possui mais de 15 mil postos de atendimento espalhados por todo o território nacional, entre postos e filiais.

PUBLICIDADE

História do Banco do Brasil (BBAS3)

Sua história tem início no ano de 1808, com a fundação do primeiro banco do Brasil por Dom João VI. A primeira bolsa nacional foi criada valendo-se de financiamento feito pelo próprio banco.

Em 1821, a família real retornou a Portugal após saquear todos os recursos que a companhia dispunha. Em decorrência disso, o banco finalizou suas atividades em 1833. Já no segundo império, com a fase do cultivo café, Barão de Mauá foi o responsável por reabrir o Banco do Brasil, no ano de 1851. Após dois anos, ele viria a fundir-se com o Banco Comercial do Rio de Janeiro. Em 1863, a instituição havia se tornado a única emissora de moeda no Brasil.

Contudo, após a Casa da Moeda começar a emitir moedas, a função do Banco do Brasil passou a ser a concessão de empréstimos e a captação de depósitos. Em 1893, o Banco da República dos Estados Unidos do Brasil, fundado seguindo à Proclamação da República, passou a ser parte do Banco do Brasil.

O Banco do Brasil voltou a lançar ações na Bolsa de Valores em 1906. Entre os anos de 1914 e 1918, a empresa arrecadou poupanças do público com o intuito de desenvolver a economia após os déficits causados pela Primeira Guerra Mundial. Em 1937, a instituição passou a captar também recursos de previdência privada e, no ano de 1943, abriu sua primeira filial em território estrangeiro, no Paraguai.

Com o golpe militar de 1964, sucedeu a Lei da Reforma Bancária, trazendo a fundação do Banco Central do Brasil e foi formado o Conselho Monetário Nacional. Dessa forma, o Banco Central tornou-se o responsável pela emissão da moeda. Desprovido de sua função monetária, o Banco do Brasil passou a direcionar seus esforços para o mercado bancário a partir de então.

PUBLICIDADE

Em 1989, o banco fez parte do processo de controle de inflação e no ano de 1994, performou a maior troca de moeda física já realizada no mundo, substituindo todos os meios de circulação no país pela moeda nova, o Real. Em 2000, foi lançado o portal Banco do Brasil, que lidera o movimento de digitalização e atendimento do tipo internet banking. Em 2002, as ações preferenciais da empresa passaram a ser ordinárias. Após 100 anos de listagem na Bolsa de Valores, em 2006, o banco ingressou no Novo Mercado.

Atualmente, o Banco do Brasil tem uma posição de destaque no sistema financeiro do Brasil, sendo o primeiro colocado em ativos financeiros custodiados, detendo mais de R$ 1,500 trilhão.

Principais serviços e produtos que são comercializados pelo BBAS3

A principal atividade do Banco do Brasil é a comercialização de serviços e produtos do ramo financeiro. Na gama de produtos oferecidos estão: empréstimos financeiros, financiamentos, depósitos e conta corrente/poupança.

O Banco do Brasil também tem destaque com sua presença no agronegócio nacional, financiando grande parte das exportações e contribuindo com o desenvolvimento de micro e pequenas empresas por meio de capital de giro e linhas de crédito para investimento.

Características das ações do Banco do Brasil (BBAS3)

As ações do Banco do Brasil tem como características:

  • Tag along: 100% ON;
  • Segmento de Listagem: Novo Mercado;

Free Float: 33,53% ON.

PUBLICIDADE

INSCREVA-SE

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner