Celular não carrega: Dicas práticas de como você pode resolver o problema

Celular não carrega
Foto: (reprodução/internet)

O que fazer quando o celular não carrega? Como você pode contornar a situação e resolver o problema?

PUBLICIDADE

Dicas Práticas para Fazer Quando o Celular não Carrega

Quem nunca enfrentou um problema na hora de carregar o celular e perceber que a função não está funcionando?

Algumas situações podem ser percebidas: o carregador conectado, mas não carrega o celular, o celular reconhece o carregador, mas não carrega, o celular aparece que está carregando, mas não carrega ou o YouTube não carrega vídeo no celular.

Problemas como este podem ocorrer a qualquer momento e as causas variam. No entanto, é possível resolver impasse sem procurar a assistência técnica. Neste artigo vamos disponibilizar algumas dicas para que você possa descobrir e resolver o problema.

PUBLICIDADE

Reinicie o aparelho

Quando você reinicia o aparelho, encerra os processos que estão rodando em segundo plano, limpa o cachê e atualiza os componentes do celular.

Faça a limpeza para remover o pó e sujeiras

Muitas vezes, deixamos o celular no bolso da calça, bolsa, ou em alguma superfície e fibras de roupa, sujeiras da bolsa e poeira podem impedir o bom carregamento.

Para realizar a limpeza sem danificar, você poderá aspirar a porta USB ou usar um spray para resolver o problema. Não utilize cotonete, papel higiênico e algodão, que podem deixar fiapos.

Confira o carregador

Quando ocorrem problemas em que o celular reconhece o carregador, mas não carrega ou parece que demora muito para carregar, o problema pode estar no carregador, cabo ou no adaptador.

Tente primeiramente, pegar outro cabo USB de outro aparelho e faça o teste. O cabo pode estar desgastado pelo manuseio do dia a dia, e apenas uma substituição pode resolver o problema. Procure por cabos originais, que são mais recomendados.

Se o cabo não resolveu, tente verificar o adaptador de parece, que muitas vezes pode ficar um pouco frouxo com o uso diário.

PUBLICIDADE

Nos casos em que o celular reconhece o carregador, mas não carrega, é preciso avaliar se o carregador é compatível com o celular, pois alguns modelos oferecem combinações de voltagem e amperagens para certos modelos, o que prejudica o carregamento.

Faça o carregamento do celular desligado

Mexer nos aplicativos do celular enquanto ele está conectado, pode afetar o processo e até prolongar o tempo de recarga, porque a tela ligada consome bastante energia e o celular aparece que está carregando, mas não carrega. Experimente deixar o aparelho desligado enquanto carrega.

Reparar a porta USB do seu celular

Esse problema é causado por um mau contato no carregador micro-USB, uma superfície metálica dentro da porta USB. Isso pode acontecer por um problema de fabricação ou pela constante remoção do carregador.

Para fazer o reajuste, desligue o celular e remova a bateria, pegue um palito de dente e, de forma delicada, coloque o conector da porta USB no lugar.

Realize a restauração do sistema operacional ou redefina para as configurações de fábrica

Muitas vezes negligenciamos as atualizações que ficam na tela do nosso celular, e elas podem ser as responsáveis pelos erros do software que faz o reconhecimento dos cabos ou prejudicar a autonomia da bateria.

No entanto, aparelhos mais antigos podem não suportar novas atualizações. Em alguns casos, será necessário restaurar o celular para as configurações de fábrica.

Troque a bateria

Com o passar dos anos, a bateria vai perdendo sua capacidade ou começa a se comportar de forma anômala. Neste caso, é preciso descartar prováveis defeitos de fabricação, e analisar se o aparelho é mais antigo.

Baterias com defeitos podem ser identificadas quando começam a estufar e vazar, o que pode gerar até mesmo, riscos de explosão.

Faça a verificação da tensão e amperagem da bateria

Existem aplicativos que fazem a medida da amperagem no celular e você poderá conectar seu carregador para avaliar se há corrente indo para o seu celular. Se ocorrer identificação de uma corrente, o aplicativo mostrará os níveis de carga mínima e máxima, a tensão e corrente máxima.

E quando o problema é que o YouTube não carrega vídeo no celular? Nesse caso, é importante realizar a limpeza do cache, que faz o armazenamento de arquivos para posterior consulta. Isso pode reduzir o tempo de carregamento e causar erros na reprodução dos vídeos, pois alguns dados do cachê podem estar corrompidos.

Depois de descartar todas as opções citadas, você poderá considerar levar seu celular para a assistência técnica ou substitui-lo.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe com quem precisa!

PUBLICIDADE

INSCREVA-SE

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner