Como consultar o FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, mais conhecido como FGTS, foi desenvolvido e criado com o objetivo de proteger todo trabalhador brasileiro que venha a ser demitido por justa causa. Assim, por meio da abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho, os empregadores depositam uma quantia aos trabalhadores correspondente a 8% no início de cada mês, na conta de seus funcionários. Desta forma, o FGTS se constitui pelo valor total dos depósitos mensais realizados pelos empregadores em um determinado período de tempo.

PUBLICIDADE

Como baixar e usar o aplicativo do FGTS

Para baixar o aplicativo do FGTS no celular, você deverá buscar em sua loja de aplicativos o app FGTS e em seguida clicar em instalar e abrir o aplicativo. Em seguida selecione a opção de cadastramento, preencha todos os dados solicitados como nome, data de nascimento, senha de acesso, CPF, e-mail, entre outros.

Passos para consultar o FGTS pela internet

A senha criada deverá ser numérica e deverá conter 6 dígitos. Para quem já utiliza o aplicativo, será possível repetir o mesmo número de senha já utilizado anteriormente. Depois de incluir no seu App os dados e clicar no botão “Não sou um robô”, você também, da mesma forma que no cadastro pelo computador, receberá um e-mail de confirmação e você deverá acessar o link que foi enviado.

PUBLICIDADE

Assim que o cadastro for realizado, entre no aplicativo e baixe informa o CPF e a senha cadastrada. Após o login, o aplicativo fará algumas perguntas referente a sua trajetória profissional, por isso, é importante que você esteja com a sua carteira de trabalho em mãos, e após responder a essas perguntas, leia e aceite as condições de uso do aplicativo, e clique em concordar. Por fim, abra novamente o APP FGTS e informe o seu CPF e sua senha cadastrada, e você já estará apto para usar de todos os benefícios e novidades que o APP FGTS.

Como consultar o FGTS pela internet?

Existem duas formas para realizar consultar o FGTS pela internet, elas são: Pelo computador e pelo celular. Criarmos uma página específica com os passos. Para saber, acesse pelo botão abaixo.

Passos para consultar o FGTS pela internet

Novas regras do FGTS

Desde o ano de 2020, o FGTS passou a ter duas modalidades para saque, a primeira é a maneira tradicional, que é retirada mediante condições como o desemprego por exemplo, já a segunda é o saque-aniversário que é pago anualmente na data de nascimento de cada usuário.

Mediante as novas regras, o trabalhador pode optar por continuar recebendo o saldo mediante a uma demissão sem justa causa e também para o financiamento de imóveis, por exemplo, mas também terá a opção de escolher pelo saque-aniversário. No saque aniversário, o trabalhador poderá retirar uma parcela de seu fundo que é garantido anualmente, no entanto, vale ressaltar que se o funcionário for demitido por justa causa, não poderá ser beneficiado do pagamento total do fundo de garantia.

FGTS emergencial

O FGTS emergencial foi criado no ano de 2020 como uma medida provisória que dá ao titular da conta, o valor de até R $1.045,00 por trabalhador. O pagamento do FGTS emergência é depositado diretamente na Poupança Social Digital da Caixa e poderá ser realizado digitalmente por meio do aplicativo Caixa Tem, de maneira totalmente gratuita, e também fornecendo a comodidade de evitar que pessoas precisem se deslocar até a alguma agência física da Caixa para a a realização do atendimento.

PUBLICIDADE

Após o depósito dos valores na poupança social digital, o trabalhador poderá pagar boletos ou contas e também poderá utilizar o cartão de crédito virtual e QR code para fazer compras por meio do aplicativo da Caixa Tem. O calendário deste ano ainda não foi disponibilizado, mas no ano passado, o governo disponibilizou um calendário de pagamento que se organizou a partir da data de nascimento dos trabalhadores e deste modo, a partir de uma data previamente definida, os usuários poderiam realizar o saque e o pagamento do contas, diretamente do aplicativo da Caixa Tem.

Calendário FGTS

O calendário para o saque do FGTS já está disponível aos usuários desde Janeiro deste ano. Por meio da modalidade de aniversário, o usuário poderá sacar o seu benefício por meio do aplicativo da Caixa Tem. Deste modo, o trabalhador poderá tirar todos os anos uma quantia do seu saldo do FGTS, no mês do seu aniversário, ainda cabe ressaltar que o trabalhador não é obrigado a aderir ao saque-aniversário.

Como receber o saque aniversário

Para que o trabalhador receba o saque-aniversário, o mesmo deve aderir a esta modalidade via aplicativo, site ou mesmo se dirigindo a uma agência física da caixa econômica federal. Deste modo, se você aderiu a esta modalidade, deverá acessar o Aplicativo do FGTS e verificar se o seu recurso foi liberado na data proposta pelo calendário vigente.

Como mudar a modalidade de saque do FGTS

Caso o trabalhador deseje mudar a modalidade de saque do seu FGTS, deverá acessar o App FGTS ou o próprio site da Caixa e em seguida, deverá procurar a opção de Saque-Aniversário. Para aderir ou mudar a modalidade de saque, o trabalhador deverá indicar uma conta para receber os valores que serão depositados para o mesmo. A vantagem do saque aniversário é que o trabalhador terá a possibilidade de retirar todos os anos uma quantia do saldo do seu FGTS no mês do seu aniversário, no entanto, a aderência ao saque aniversário não é obrigatória.

Como fazer parcelamento do FGTS

Para realizar o parcelamento do FGTS, o contrato deverá ser formalizado via agência bancária, onde será realizada a entrega do Termo de Confissão de Dívida e Compromisso de Pagamento com o FGTS (TCDCP).

No entanto, vale ressaltar que para parcelamentos de débitos contratados via internet, a Caixa emite um certificado digital do próprio empregador. Deste modo, para realizar o parcelamento de débitos do FGTS, a formalização ocorrerá mediante o pagamento da primeira parcela juntamente com o processamento da guia e a entrega do TCDCP de Contribuição Sociais devidamente assinado.

PUBLICIDADE

INSCREVA-SE

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner