Como Declarar O Aluguel Recebido No Imposto De Renda

Como Declarar O Aluguel Recebido No Imposto De Renda

Na hora de declarar o imposto de renda, é muito comum ter dúvidas, principalmente na hora de declarar aluguéis pagos e recebidos do Imposto de Renda. Se você mora de aluguel ou investe em imóveis para renda própria, lembre-se que você deverá informar os valores pagos ou recebidos pelo seu imóvel na declaração do seu Imposto de Renda. Neste artigo você vai aprender como declarar o aluguel recebido no imposto de renda. Confira a seguir!

PUBLICIDADE

Aluguel de imóvel ainda é algo que muitas pessoas esquecem de informar na declaração do Imposto de Renda, inclusive é bom sempre lembrar que quem mora de aluguel não pode abater na declaração mas precisa declarar no Imposto de Renda pois essa despesa é uma renda também para o locador. Se você apenas paga o aluguel, você não é obrigado a declarar o imposto de renda mas, caso o contribuinte seja obrigado a declarar imposto de renda ele também precisará informar todos os aluguéis que foram pagos.

Como declarar aluguel pago no Imposto de Renda?

Você deverá declarar o valor total do aluguel no ano anterior a ser declarada, esses valores deverão ser informados na ficha de pagamentos efetuados sobre o código 70, Além disso você também deverá informar no momento da declaração o CPF do seu locador. você deverá informar apenas o valor do aluguel, não deverá informar despesas Como por exemplo o condomínio ou ainda o IPTU. Se você mora com outras pessoas, o ideal é que todos os locatários constem no contrato e que cada um declare a entregar a sua declaração. Entregar sua parte do aluguel.

Como declarar o aluguel que foi recebido no Imposto de Renda?

Em primeiro lugar, é importante saber que as rendas tributárias estão sujeitas ao reajuste anual como por exemplo, aluguéis e salários. Neste caso, o Imposto de Renda sobre os aluguéis deve ser recolhido até o último dia útil do mês seguinte que foi pago o aluguel, deste modo você não precisará pagar o imposto de renda na mesma hora que você preenchê-lo.

PUBLICIDADE

No entanto, na maioria das vezes, o investidor que recebe os aluguéis imobiliários ainda tem imposto para pagar após entregar a sua declaração. Ainda que você receba aluguéis isentos, quando eles são somados com outros rendimentos o valor total pode se enquadrar em uma tributação ainda mais alta.

Como fazer o Imposto de Renda sobre os aluguéis?

Tanto o empresário como o inquilino são pessoas físicas, deste modo o recolhimento do Imposto de Renda sobre o aluguel pago deverá ser feito pelo próprio locador até o último dia útil do mês seguinte que foi recebido o último aluguel . O pagamento do Imposto de Renda neste caso, será feito por meio de uma DARF, este é um documento de arrecadação da Receita Federal, que pode ser emitido para os aluguéis referentes ao ano de 2021.

Atenção: Caso você perca o prazo e precise pagar o imposto com atraso você poderá pagar uma multa de 0,33% ao dia, este juros correspondem a taxa SELIC do período que vai do mês seguinte ao mês do vencimento do tributo. Para emitir uma DARF, já com as multas e os juros do atraso você poderá usar o próprio programa da Receita Federal, o sicalc. Quando o proprietário é uma pessoa física, e o inquilino é uma pessoa jurídica, o responsável pelo recolhimento do Imposto será também o próprio locatário, que deverá entregar no fim do ano um informe de rendimentos ao próprio locador.

Onde informar o aluguel recebido na declaração de imposto de renda?

Se você recebe o aluguel de um imóvel de uma pessoa jurídica, deverá informar os valores recebidos na ficha de rendimentos tributáveis recebidos de pessoa jurídica por outro lado você deverá seguir o informe de rendimentos, informar o CNPJ e o nome da fonte pagadora, bem como o total do valor recebido a fonte pagadora Será sempre o inquilino ainda que exista a intermediação de uma imobiliária.

Atenção:

Algumas pessoas alugam um imóvel próprio e moram de aluguel em outro lugar, neste caso ambos deverão ser declarados separadamente, pois os valores, não serão dedutíveis. Lembre-se que tanto o valor do aluguel que você paga como o valor do aluguel que você recebe não deve ser esquecido de ser informado na declaração do Imposto de Renda.

PUBLICIDADE

Ainda que quem mora de aluguel não possa abater o mesmo na declaração, lembre-se que também será preciso declarar o imóvel no Imposto de Renda Nem sempre o inquilino é obrigado a declarar o aluguel pago no Imposto de Renda mas caso contribuinte seja obrigado a entregar a declaração de imposto de renda ele deverá informar todos os aluguéis que foram pagos por isso, é muito importante que todos os comprovantes dos seus pagamentos sejam organizados por data, pelo período mínimo de 2 anos.

PUBLICIDADE

INSCREVA-SE

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner