Como Descobrir O Número Do Pis Por Meio Do Cpf

Como Descobrir O Número Do Pis Por Meio Do Cpf

Nem sempre é fácil decorar o número do PIS com tantos outros números de documentos para decorar. Mas existe uma maneira fácil de aprender como descobrir o número do Pis por meio do CPF, e assim ter possibilidade de consultar benefícios trabalhistas da rede privada, utilizando apenas o seu CPF. O seguro-desemprego, o FGTS, o abono salarial, e o direito a outros benefícios são concedidos ao trabalhador através do seu número do PIS, só assim será possível receber esses benefícios.

PUBLICIDADE

Por isso, neste artigo você vai aprender a como verificar o número do seu PIS sempre que for necessário. Além disso, vai saber também quais os benefícios que estão disponíveis para você neste momento, principalmente se você tiver precisando de algum dinheiro extra. Confira a seguir!

O que é o PIS?

O PIS não é apenas um número, na verdade essa sigla se refere ao Programa de Integração Social do trabalhador da rede privada, este programa visa integrar o trabalhador desse setor com o desenvolvimento da própria empresa. Desta maneira, o piso é a única maneira para identificar o trabalhador de maneira individual, e este é criado no momento em que o trabalhador tem o seu primeiro registro na carteira de trabalho. Por outro lado, o PASEP é um programa de formação do patrimônio público e este é o número que registra o trabalhador que tem vínculo com o setor público. Para os trabalhadores informais eles não terão esse número, mas terão o número do NIT, que é o número de inscrição do trabalhador informal, mas no fim das contas, eles possuem a mesma função.

Como Descobrir o número do Pis por meio do CPF?

Uma das principais maneiras de consultar o seu PIS é pelo site do CNIS, neste caso, Você precisará acessar o site do cadastro nacional de informações sociais, selecionar o link para cidadão clicar em inscrição, selecionar a opção filiado, preencher todos os campos solicitados e vai aparecer o número do seu NIT, que também se refere ao número do seu PIS. Uma outra maneira de descobrir o número do seu PIS, é consultar o número pelo site do meu INSS, você deverá entrar nesse site, e verificar a existência de seu cadastro a partir dos dados solicitados, como por exemplo o seu CPF deste modo, você descobrirá o número do seu PIS.

PUBLICIDADE

Aplicativos

Além disso, você também pode consultar o número do seu PIS na primeira página da sua própria carteira de trabalho, caso não a tenha pode também verificar no aplicativo da carteira de trabalho digital. Para baixar o aplicativo você deverá entrar no site da Google play ou do app store e entrar, utilizando seu CPF criar um novo cadastro e depois logar em contratos, lá você conseguirá ter acesso ao número do seu PIS.

Um outro aplicativo, muito bem utilizado o aplicativo da Caixa trabalhador, este também pode ser acessado pelo Google play ou pelo app store, ao acessar você deverá criar um novo cadastro e depois selecionar a opção meu nis, neste caso o número do seu nis é também o número do seu PIS. Um outro aplicativo, que você também pode consultar o número do seu PIS pelo CPF é o app FGTS. Você precisar baixar o aplicativo FGTS da Caixa pelo Google play ou pelo app store, deverá entrar no aplicativo informar seu CPF e realizar todas as etapas para cadastrar um novo usuário esse app também utiliza uma confirmação de e-mail para sua própria segurança. Ao concluir o seu cadastro selecione a opção endereço e dados pessoais e na tela seguinte você terá acesso ao número do seu PIS.

Quem tem direito ao PIS?

Qual é o trabalhador que tem direito ao PIS? No ano de 2020, devido à crise social e financeira causado pela covid-19, o governo liberou o saque para vários trabalhadores das suas cotas do fundo do PIS junto com o saque emergencial do FGTS que é o fundo de garantia de tempo de serviço. Esses aqui não é a mesma coisa que o benefício do abono salarial do PIS. Para para sacar as cotas do PIS o trabalhador deverá corresponder a alguns critérios, como por exemplo ser um homem com mais de 65 anos e mulheres com mais de 62, ser aposentado, servidor público ou da rede privada, deve também ter contribuído com o fundo do PIS E ainda ter saco disponível na conta do PIS.

Outro lado para sacar o abono salarial do PIS o trabalhador deverá ter o cadastro no PIS pelo menos cinco anos, deve ter trabalhado com registro na carteira pelo menos os últimos 12 meses e tem recebido em média até dois salários mínimos durante o ano-base, além disso deverá ter todos os seus dados informados pelo trem pagador na relação anual de informações sociais. Estas foram algumas maneiras pelas quais você consegue consultar o número do seu PIS, apenas com o número do seu CPF!

PUBLICIDADE

INSCREVA-SE

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner