Como desentupir cano de esgoto de 100mm

como desentupir cano de esgoto de 100mm
Foto: (reprodução/internet)

Levando em consideração o tempo de vida útil de um encanamento, é normal que ocorram entupimentos uma vez ou outra. Todos nós já passamos por uma situação parecida, enfrentar um cano que entupiu. Você sabe o que fazer nesse caso?

PUBLICIDADE

Como é um evento que provavelmente irá acontecer em algum momento, é importante saber como lidar, o que você pode ou não fazer. É importante manter o bom funcionamento do seu sistema de encanamento doméstico.

Evitar jogar restos de comida ou óleo de cozinha usado pelo ralo da pia da cozinha, sujeiras nos ralos e papéis na descarga. Você também pode fazer uma limpeza mais completa uma vez ao mês, jogando água quente nos ralos e pias, isso vai ajudar a dissolver as gorduras que se acumulam e grudam nos canos.

Ações que devem ser evitadas ao desentupir um cano de esgoto

Existem algumas atitudes que devem ser evitadas porque prejudicam a tubulação e o sistema de esgoto. Os canos e as tubulações são projetados para vencer as ações do tempo, isto é, para ter um determinado tempo de vida, de duração. Mas eles podem ser facilmente quebrados se forçados ou batidos.

PUBLICIDADE

Quando você se deparar com um entupimento, não utilize cabos de vassoura para tentar desentupir, isso pode levar a rachadura do cano e você terá mais trabalho e gastará mais dinheiro se tiver que consertar uma tubulação quebrada.

Não jogue produtos químicos dentro da tubulação, isso poderá estragar o cano e afetará o sistema de esgoto que vai parar na estação de tratamento, além do seu potencial de causar danos ao meio ambiente.

Muitas pessoas orientam o uso de soda cáustica (diabo verde) para desentupir pias, mas não é recomendável o uso. Ela pode agravar o entupimento do cano, uma vez que ela é responsável pelo processo de saponificação, o que causa mais obstrução dos canos e caixas de coleta.

Além disso, ela deteriora o cano com o uso contínuo. E também pode causar efeitos adversos durante sua manipulação, como queimaduras na região dos olhos, mãos, braços.

Como desentupir cano de 100 mm?

Os canos de 100 mm geralmente são utilizados para condução de efluentes em instalações de vasos sanitários e mictórios, tanto horizontais quanto verticais.

E sabemos o quanto uma privada entupida pode causar incômodo, além das frustrações até conseguir resolver o problema.

PUBLICIDADE

O entupimento acontece quando alguma coisa obstrui a passagem da água durante a descarga.

Como evitar o entupimento da privada

– Verifique se a sua privada está funcionando corretamente. Realize verificações periódicas, retirando a tampa do reservatório, acionando a válvula, verificando se não há vazamentos, entre outros. Se você mora em apartamento, a atenção deverá ser redobrada.

– Nunca descarte nenhum objeto pela privada. Jamais descarte absorventes, papel higiênico, preservativos, cabelos ou quaisquer elementos que vão contribuir para uma privada entupida. Tenha um cesto de lixo e deixe ao lado da sua privada para fazer o descarte correto.

– Tenha um desentupidor. É um item prático e disponível para compra de forma fácil. Eles são ótimos para resolver alguns problemas de entupimento na privada sem causar danos nas tubulações e no meio ambiente, sendo considerados ecologicamente corretos.

– Utilize bicarbonato de sódio e vinagre. Essa mistura vai causar uma ebulição capaz de desgrudar placas de gordura ou outros dejetos que estejam pregados na parede do cano. Você poderá fazer uma mistura simples de duas colheres de bicarbonato dentro do cano e em seguida, jogar o vinagre. Deixe agir por 30 minutos e jogue água quente em seguida.

– Água fervente. Além da prevenção, ela também poderá ser utilizada em casos de entupimentos. Você poderá usar a água fervente sozinha, que por si só já é capaz de resolver o problema ou com alguns outros ingredientes.

Como por exemplo, água fervente com fermento ou jogar o detergente antes e depois a água fervente.

– Contrate um profissional. Se os métodos que você tentou falharam, é hora de chamar um profissional ou empresa especializada para consertar o problema.

PUBLICIDADE

INSCREVA-SE

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner