Como Saber Se Estou Na Lista De Espera Do Sisu?

Como Saber Se Estou Na Lista De Espera Do Sisu

Muitas pessoas possuem o sonho de entrar em uma universidade pública, no Brasil esse sonho tem se tornado possível graças ao exame nacional do Ensino Médio, mais conhecido como Enem. Neste artigo, você vai aprender como saber se estou na lista de espera do Sisu. Confira a seguir o passo a passo!

PUBLICIDADE

O que é o Sisu?

O SISU é a sigla utilizada para o Sistema de Seleção Unificada do Brasil, ele é uma plataforma digital que está em atividade desde o ano de 2010 e foi desenvolvido pelo ministério da educação e é utilizado pelos estudantes que realizaram o exame nacional do Ensino médio, o ENEM, para se inscreverem em instituições de ensino superior públicas. Além disso, o sistema tem por base o mesmo projeto que é o programa universidade para todos o ProUni e a sua dinâmica é semelhante, no entanto, este sistema é desenvolvido para ingressantes em universidades privadas.
Atualmente existem 94 universidades estaduais e federais, 35 institutos federais e dois centros federais de educação tecnológica que estão inclusos no Sisu, apenas em 2016 mais de 220 mil vagas foram oferecidas em instituições públicas apenas em um semestre em em diversas instituições.

Como saber se estou na lista de espera do Sisu?

Quero saber se você foi aprovado ou não, é necessário acessar o site da sua universidade para conferir o cronograma e conferir se o seu nome está na lista de chamada para os convocados. A convocação pelo SISU, e a lista de espera do mesmo é feita diretamente pelas universidades e não ocorre no sistema do próprio SISU. A relação dos candidatos que fizeram esse processo será repassada para o MEC, de acordo com o cronograma de cada universidade.

Atenção aos documentos para matrícula

Se você descobriu que seu nome está na lista de espera do Sisu, é necessário que você se organize e separe os documentos necessários para realização da sua matrícula. A documentação necessária para realização da matrícula nas universidades públicas, costuma ser a mesma tanto para chamada regular quanto para a lista de espera. Mas, é sempre bom lembrar que essa documentação vai variar de acordo com a sua instituição e portanto é necessário que você acesse o site da universidade que você se candidatou para conferir, além do cronograma da mesma, qual a documentação necessária para a realização da matrícula. No primeiro semestre de 2021, o Sisu ofertou mais de 200 mil vagas, em mais de 5.500 cursos de graduação, e em mais de 100 instituições públicas.

PUBLICIDADE

As cotas do Sisu

As políticas afirmativas para ingresso no ensino superior a partir do Sisu, possuem alguns critérios específicos. De maneira geral, os estudantes precisam ter estudado a vida toda em escola pública, mas vale ressaltar que existem vários tipos de cotas.

Existem cotas para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública e possuem uma renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, também existem cotas para negros pardos ou indígenas existem também as cotas para estudantes que estudaram a vida inteira em escola pública independente da renda e também para estudantes que possuem alguma deficiência.

Estudar em universidade pública, é o sonho de muitas pessoas e o Sisu pode ser a porta de entrada para realização do seu sonho de se tornar um universitário. Portanto, se você não se inscreveu no último Enem, se atente aos prazos, porque além do SISU você também poderá ingressar em uma universidade através de outros programas como por exemplo o ProUni. Para saber se você está na lista de espera do Sisu, você deve principalmente se atentar ao site, a programação e aos editais das universidades que você se candidatou.

Por isso, se atente aos prazos, leia o edital das universidade para vagas remanescentes e segunda chamada, se atende principalmente a documentação e ao prazo de entrega de documentos da universidade desejada E se o seu nome está na lista de candidatos selecionados. Neste processo, não existem concessões, portanto se organize e não perca os prazos estipulados pela universidade que você optou. Ingressar em uma universidade pública, gratuita e de qualidade é o sonho de muitas pessoas e você pode estar mais próximo de realizar este sonho do que você imagina!

PUBLICIDADE

INSCREVA-SE

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner