Conta Privativa: O que é, como desbloquear e outras informações importantes

conta privativa

A conta privativa ocorre quando uma instituição financeira ou um banco bloqueia qualquer tipo de movimento em sua conta, ele acaba confiscando os recursos que estavam presentes nela.

PUBLICIDADE

Esse tipo não é um novo estilo de conta, e somente uma forma do banco avisar ao cliente para que ele procure a instituição financeira ou o banco para que o problema seja solucionado e não volte a acontecer a conta privativa.

O possível motivo para que esse problema aconteça na sua conta se dá ao fato de que talvez você tenha algum tipo de dívida com a instituição financeira ou o banco, ou algum tipo de problema na segurança da conta ou até algumas movimentações suspeitas.

A conta privativa e automática?

A resposta da pergunta é Não, ela não é automática. De forma obrigatória, um funcionário da instituição ou banco precisa colocar a conta como privativa.

PUBLICIDADE

A conta privativa é algo legal?

Não, porém há ressalvas. A sua conta de salário não pode ser retida pela instituição financeira ou pelo banco. Esse tipo de retenção só poderá ser feita quando há a autorização do cliente, e a imposição do banco para as de condições de reabertura da conta pode ser um desacato aos direitos do consumidor, podendo resultar em um processo contra o banco ou a instituição por danos materiais e/ou morais ao cliente.

No caso de suspeitas na falha de segurança ou na desconfiança de movimentações suspeitas, há alguns bancos que realizam o bloqueio preventivo, para dessa forma proteger os seus clientes. Existem também situações onde a conta ainda não foi liberada pelo motivo de que foi recentemente criada (uma nova conta), dessa forma ela ainda é privativa. Na maioria das vezes essa tal conta privativa está ligada ao indivíduo cliente do banco que tem o nome sujo provavelmente no SPC e/ou SERASA.

Há existência de contas privativas que são de cunho condicional, isso significa, que serão liberadas quando uma condição preexistente e comprida. O mais comum dos casos são conta de menores de idade (18 anos), eles não podem movimentar a conta até que tenham adquirido a maioridade.

Nos dias de hoje não é muito raro você ver uma grande quantidade de processos contra instituições financeiras e bancos, mas isso vem diminuindo porque o bloqueio das contas vem sendo evitado. Só de pesquisar na internet você verá poucas instituições e bancos utilizando esses métodos. E de extrema importância que você não aproveite de forma exuberante os seus direitos para que não haja uma surpresa do nada.

Um exemplo do que é para ser evitado, ter dinheiro na conta poupança suficiente para quitar algum tipo de empréstimo e não pagar a dívida por meses. Mas digo e repito que o banco ou a instituição financeira não poderá fazer nada se o que você tem é uma conta-salário, conta-poupança ou conta-corrente sem a sua permissão.

Se mesmo depois tudo a sua conta for bloqueada, não é um bicho de 7 cabeças desbloquear.

PUBLICIDADE

Como desbloquear a conta?

Depois de tudo que você leu provavelmente está mais claro que as águas do caribe e esse tipo de manobra utilizada pelos bancos é uma boa dor de cabeça, mas fique calmo e siga os passos para aliviar sua dor.

Muitos clientes relatam que há uma mensagem de erro, essa mensagem vem sempre acompanhada de um código, esse iniciado sempre por G 1140, porém os últimos 3 dígitos tem o costume de mudar então fique atento caso esses façam uma aparição. Esses são alguns dos últimos três dígitos: G140-550, G140-630, G140-513.

Se por acaso você recebeu algum deles ao utilizar a sua conta é de extrema importância você procurar alguma agência do Banco do Brasil para conseguir informações. Para que haja o atendimento é preciso que você informe o seu CPF, número da conta e agência.

É sugerido que você primeiro tente os canais de atendimento virtuais que podem ser encontrados nos sites do banco, eles podem ser bem eficientes e eficazes. Mas a recomendação e outra caso você já tenha tentado e o problema persistiu, aí nesse caso o ideal é você ir até uma agência e falar com algum funcionário responsável sobre a sua conta.

PUBLICIDADE

INSCREVA-SE

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner