Banco do Brasil ou Caixa: qual dos dois é o melhor Banco Federal?

Todos precisamos ter pelo menos uma conta em um banco hoje em dia. É assim que entramos no sistema financeiro e podemos então usufruir das vantagens e sofrer algumas das desvantagens do mundo capitalista.
No processo de escolher o banco, a primeira decisão que você deve tomar é entre os bancos privados e os bancos públicos. Dentre os gigantes dos bancos públicos, temos a Caixa e o Banco do Brasil, instituições reconhecidas por 11 em cada 10 brasileiros e que desfrutam de um status mais confiável que seus concorrentes do lado privado, fazendo com que a decisão sempre pese para o lado dos bancos públicos.
Mas vamos supor que você tenha que decidir por apenas um deles. Qual seria a melhor opção para você escolher? Quais as vantagens que a Caixa ou o BB trazem para seu dia a dia?As vantagens compartilhadas por ambos os bancos
Vamos começar pelas vantagens compartilhadas dos gigantes bancos públicos federais.
Juros
Ambos tem as menores taxas de juros do mercado financeiro brasileiro para praticamente todos os serviços bancários. Lógico, nem todo mundo precisa ou vai usar um financiamento ou empréstimo, mas ter acesso a estes créditos é uma excelente forma de gerir o risco constante que todos passamos no dia a dia de sairmos de nossa querida estabilidade financeira. Apesar dos juros serem ainda muito altos, pelo menos os bancos públicos sabem dosar as taxas para números mais realistas e menos injustos.
Estado
Uma das maiores conquistas do Governo brasileiro nas últimas décadas foi a estabilidade econômica. Com isso, os bancos públicos retomaram uma posição privilegiada no mercado, dado que o nosso Governo passou a também ser financeiramente responsável e a pagar todos seus credores. Assim, é praticamente 100% garantido que ao colocar seu dinheiro em um banco público, você não vai perder seu dinheiro por uma fusão mal efetuada ou a falência do banco.
Atendimento
Os bancos públicos estão em todo o Brasil. Literalmente, de Norte a Sul, Leste a Oeste. Não existe um lugar no país em que você não encontre uma agência, uma lotérica ou um correspondente dos bancos públicos federais. Você também perceberá que poucos são os clientes insatisfeitos com os serviços prestados pelos bancos públicos federais, prezando pela qualidade.
Internet Banking e aplicativos Mobile
Mais simples, completo e bem desenvolvidos que a maioria dos concorrentes, com informações bem feitas e escritas em todos os meios eletrônicos de comunicação.
Pacotes de serviços
Mais baratos em relação aos demais bancos brasileiros, oferecendo geralmente mais serviços por um menor preço dentro dos pacotes personalizados.
Aproveitar as vantagens dos dois bancos é a melhor coisa a fazer. O problema é ter que lidar com os problemas dos dois também. (Foto: jmunicipios.com)As desvantagens compartilhadas por ambos os bancos
Como tudo no mundo, há também o lado ruim destas gigantes instituições financeiras.
Limites menores
Para praticamente todos os serviços financeiros de empréstimos e financiamentos, os limites destas instituições financeiras são menores do que os concorrentes privados. Se por um lado, isso gera uma melhor gestão de risco por conta dos maus pagadores, por outro lado é um tanto frustrante não ter acesso a um limite maior para atender suas necessidades.
Burocracia
Enquanto em um banco privado basta usar um extrato da sua movimentação bancária para comprovar renda, em bancos públicos dificilmente isso funciona. Você vai precisar de holerites, declarações do imposto de renda, carteira de trabalho e até mais, em alguns casos, simplesmente para conseguir um cartão de crédito.
Filas
Como estes bancos estão em todo o Brasil, todo mundo busca os serviços destes bancos. Se você precisar usar os serviços de uma agência, você vai enfrentar filas, mesmo sendo no final do mês, no dia mais tranquilo da semana: os bancos públicos estão SEMPRE lotados.
Internet Banking
Módulo de segurança: necessário para manter seu dinheiro em boas mãos, péssimo para o desempenho do computador. Faz com que a maioria de nós tenhamos que usar navegadores diferentes para poder acessar o Internet Banking com segurança.As vantagens e desvantagens do Banco do Brasil
Os empréstimos pessoais e financiamentos de veículos do Banco do Brasil tem limites maiores e taxas de juros menores do que a Caixa. Isso acaba se estendendo também para os cartões de crédito, que tem as melhores taxas de juros no mercado financeiro para pessoas físicas. É também melhor do que a Caixa nas condições dadas aos empresários que abrem conta no BB, com mais serviços financeiros a preços mais justos.
Entretanto, o BB é mais lotado do que a Caixa e o atendimento do BB deixa a desejar para solucionar dúvidas, principalmente quando seu banco é em uma cidade diferente. Há problemas de comunicação sérios e a solução de problemas é dificilmente feita sem percalços e engasgos pela equipe do BB.
As vantagens e desvantagens da Caixa
Se o BB é o líder em financiamentos de veículos e empréstimos pessoais, a Caixa é a melhor na hora de financiar seu imóvel. São as menores taxas de juros do mercado de longe. A Caixa é também a melhor no mercado para Contas Poupança, já que garantem R$60.000 de volta no seu bolso caso qualquer coisa aconteça ao banco.
O atendimento da Caixa é também exemplar, e os funcionários são quase sempre bem informados. A vantagem de você poder também usar as lotéricas espalhadas pelo Brasil para muitos dos serviços prestados por este banco também dá um salto estratégico para esta instituição. O serviço de penhor da Caixa também é muito usado, apesar de achar que as taxas de juros não compensem a utilização, mas é uma opção a mais caso você precise resolver algum problema financeiro.
Agora se você busca algum tipo de serviço mais pessoal e menos grandioso como um imóvel, a Caixa vai ficar te devendo. Os juros quase se equiparam aos bancos privados e dificilmente você conseguirá negociar melhores condições. O Banco do Brasil é um pouco mais flexível neste aspecto.Considerações Finais
Minha recomendação é que você tenha uma conta em cada um destes bancos, aproveitando o melhor dos dois mundos. Caso isso não seja possível, pese em uma balança e negocie com os gerentes melhores condições para decidir o melhor banco público para você.
Qual foi sua escolha? Por que você escolheu o banco? Compartilhe nos comentários!