Cartão adicional para dependentes! Limite conjunto? Tem anuidade?

Há duas maneiras de duas pessoas podem compartilhar uma conta de cartão de crédito. Na primeira, você pode adicionar uma segunda pessoa como um usuário autorizado/dependente no cartão de crédito. Como um usuário autorizado, a outra pessoa não é legalmente responsável pelos pagamentos no cartão de crédito, mas é capaz de fazer compras. A segunda maneira é adicionar a pessoa como titular de uma conta conjunta. Neste caso, ambos titulares da conta são responsáveis pelos pagamentos. Nos dois casos, se mais de uma pessoa pretende usar o cartão de crédito ao mesmo tempo, cartões adicionais são necessários para que isso seja possível.O que são os cartões adicionais?
Quem tem uma conta pode solicitar cartões adicionais e compartilhá-los com um cônjuge, companheiro, crianças e/ou adolescentes para simplificar pagamento de contas, fundir suas vidas, ou para ajudar filhos a aprenderem o funcionamento do sistema financeiro. Gerenciar uma conta conjunta de cartões de crédito nem sempre é fácil. Você tem que discutir tudo o que você decide automaticamente quando você tem sua própria conta de crédito, além de entender e estruturar o uso dos cartões adicionais para não acabar com prejuízos.Definindo os limites dos cartões adicionais
Um cartão adicional pode compartilhar do mesmo limite que o cartão principal ou pode ter um limite fixo alocado para ele. É melhor escolher uma quantidade baixa para mais jovens e aumentar o limite à medida que eles demonstram saber usar bem o cartão. Qualquer deslize deve significar um corte do limite adicional dado. Já para um cônjuge, pode ser prudente e melhor dividir pela metade o limite do cartão principal, ou dar um limite menor para um ou outro, caso essa pessoa não saiba usar bem um cartão de crédito.
Definindo um limite de “aprovação” para grandes compras
Dessa forma, não há surpresas quando você chega em casa com uma compra cara, quando o seu parceiro/filho se prepara para fazer suas próprias compras, ou pior ainda, quando a conta vem. Se você quiser fazer compras perto do limite, discuta em família. Por exemplo, você pode decidir que todos têm que concordar com as compras acima de R$100 antes delas serem feitas. Comunicação é a chave para um bom uso e organização dos cartões adicionais.
Você não deve sair distribuindo cartões adicionais para a família sem antes conversar sobre como eles podem e devem ser usados. (Foto: www.mindmyfinance.com)Toda família deve saber que você fez uma compra
É uma boa ideia compartilhar as informações em família sobre os gastos nos cartões adicionais. Isso pode ser facilmente organizado com uma pasta para guardar as segundas vias de uso dos cartões de crédito, ou simplesmente um caderninho de gastos. Vale puxar a orelha de todo mundo para não esquecerem de anotar os gastos.Verifique o saldo antes de fazer qualquer compra
Não tome por garantido que o saldo do cartão é o mesmo que era da última vez. Você nunca sabe quando o dono de um dos cartões adicionais vai usar o cartão. O internet banking ou até mesmo os aplicativos de seu banco são ótimos aliados na hora da organização financeira.Decidindo quem vai pagar a conta
Se todo mundo ajudar, a decisão é mais fácil. Isso significa incluir até os jovens, em uma ótima oportunidade de educação financeira. Você pode trocar o valor gasto no cartão por tarefas domésticas dos filhos, ou condicionar o cartão de crédito à bons resultados na escola. Inclusive, pode aumentar o limite de gastos como “prêmio” para bons resultados. Agora, quando apenas uma pessoa ficar responsável por pagar a conta, é importante que todos saibam o limite máximo de gastos familiares no cartão de crédito.
Anuidade dos cartões adicionais
Cartões Gold e Platinum, geralmente, oferecem pelo menos um cartão adicional sem custo extra para o titular do cartão principal. Porém, o banco pode cobrar por cartões adicionais uma anuidade, geralmente em valores promocionais. É fácil negociar com seu gerente a gratuidade dos cartões adicionais, bastando, geralmente, apenas uma conversa.
http://youtu.be/qgJjJ6_HlSMEntenda hábitos de consumo de quem usar os cartões adicionais
Se você é um grande gastador e seu parceiro é um pão-duro, você tanto precisa para entender como isso vai afetar a partilha de um cartão de crédito, o mesmo valendo para todos que usarem o cartão. Comunicação, diálogo e limites são necessários para evitar brigas e discussões.Para quem os cartões adicionais são vantagem?
Gerir cartões de créditos adicionais é mais fácil quando todos têm hábitos e objetivos financeiros semelhantes. Quando há uma grande diferença entre estes hábitos, como um gastador parcimonioso com um gastador mais liberal, pode causar sérios problemas. A comunicação é a chave para garantir que o dinheiro não prejudique sua relação com o cônjuge ou filhos. É melhor tomar decisões sobre o uso do cartão de crédito antes de você pegar o cartão. Coloque as regras por escrito, facilitando a consulta sempre que há uma pergunta ou dúvida sobre o acordo feito. Combinado, no fim das contas, não sai caro.
Você tem cartões adicionais? Como faz a gestão do uso dos cartões? Como conversa sobre os gastos com a família?