Como criar uma senha segura? Dicas e cuidados!

Não existe uma senha totalmente segura. Existem apenas senhas que são mais e menos seguras. As senhas são a maneira mais fácil, mais eficaz e conveniente que os “malfeitores” podem acessar suas contas. A maioria das pessoas não conhece as técnicas mais comuns para obter senhas, mas várias são explicadas abaixo:Criar senha segura te protege de ataques de dicionário
Existem algumas ferramentas online que tornam uma senha quase sem esforço. Essas ferramentas gratuitas permitem ataques de dicionário, que usam palavras comuns para preencher automaticamente os campos de senha até encontrar o caminho certo. Portanto, não use termos de gíria, palavras de dicionário, palavras soletradas para trás ou erros ortográficos comuns. Além disso, evite combinações de teclado fáceis de adivinhar, como lkjhg ou qwerty.Criar uma senha senha simples pode ser ruim
Um par de anos atrás, houve uma violação enorme, que expôs mais de 32 milhões de senhas. Aproximadamente 1 por cento das vítimas estavam usando 123456, e a senha mais comum depois disso era 12345. Outras escolhas comuns foram abc123, qwerty, princesa e 111111. Mesmo para serviços online “bobos”, como sites de entretenimento, evite as senhas simples.Gerar senha segura também significa lidar com as perguntas de segurança
Quando você escolhe a opção “Esqueceu a senha” nos sites, você é solicitado a responder perguntas para verificar se você é quem você diz ser. Muitas pessoas usam os nomes de seus filhos, animais de estimação, cônjuges ou outras respostas fáceis de adivinhar. Os hackers podem deduzir essas respostas apenas com um pouco de pesquisa, como acessar sua conta de mídia social para encontrar o nome do seu cônjuge. Eles então colocam isso no espaço de resposta e têm acesso à sua senha.Engenharia social para o roubo de senhas
Engenharia social é a prática de manipular os outros para realizar certas ações ou oferecer informações confidenciais. Isso pode ser usado pelos bandidos para enganar as pessoas a desistirem de suas senhas. A engenharia social pode ser um risco minimizado com a ativação de verificação em duas etapas, por exemplo.Reutilizando senhas em vários sites
Quando um hacker obtém acesso a apenas uma das suas senhas, ele sabe que pode invadir suas outras contas. Por quê? Porque 31% de nós usam a mesma senha para vários sites. Isso não só pode levar ao roubo de identidade, mas também pode levar a um estranho que acessa coisas como sua conta bancária.Como fazer uma senha?
Dicas para tornar sua senha mais segura
Use senhas diferentes para todas as contas que você possui.
Faça logoff sempre que estiver usando um dispositivo público ou se houver pessoas por perto que possam ver sua senha.
Certifique-se de que ninguém está assistindo você digitar uma senha.
Tente não inserir senhas em computadores públicos, como na biblioteca. Estes geralmente tem malware que rouba senhas.
Use um software de segurança e atualize-o regularmente.
Não dê sua senha para ninguém. Embora você possa confiar neles agora, não há garantia de que eles sempre terão seu melhor interesse em mente.
Evite inserir qualquer senha em um dispositivo quando estiver conectado a uma conexão Wi-Fi insegura, como em um café ou aeroporto.
Senhas fortes são difíceis de adivinhar, mas fáceis de lembrar.
Use no mínimo oito caracteres e misture números, letras e símbolos na senha.
Dependendo da sensibilidade das informações, você deve alterar todas as senhas periodicamente e evitar usá-las por no mínimo um ano.
Divirta-se com frases, mudando letras por símbolos. Mas evite trocas óbvias, como A por @ e E por &.
Verifique a força da sua senha. Se os sites oferecerem um analisador de força de senha, certifique-se de ouvir os conselhos.
Sinta-se à vontade para anotar suas senhas, mas verifique se elas não estão perto do seu computador. Em vez disso, coloque-as em um local seguro.
Anote dicas para ajudá-lo a lembrar sua senha..
Use sua palavra-chave como uma paleta para criar uma forma fácil de lembrar.
Crie senhas seguras e que sejam difíceis de decifrar para garantir que suas informações não sejam acessadas por pessoas com más intenções. (Foto: ClientLook)Login de Redes Sociais em sites
A mídia social sofreu uma evolução e agora é a quinta maior forma de mídia a se unir à rádio, à televisão, à Internet e à mídia impressa. Embora as mídias sociais usem a internet, não há como negar que é uma entidade própria. Ele também engloba as outras formas de mídia em um pacote organizado.
Com esse crescimento explosivo, alguns sites de redes sociais, como o Twitter e o Facebook, chegaram ao topo da lista e cada um deles luta para se tornar o mais rápido, mais forte e maior site de mídia social da web. Eles também querem que você use o nome e a senha que você usa nesses sites para fazer login em outros sites. Provedores de webmail, como o Yahoo e o Google, também querem que você faça isso, e é por isso que você verá que os sites darão a você a opção de fazer login no Facebook ou no Google.
O mesmo processo também é usado para vincular uma comunidade de mídia social a outra, e isso permite que você faça postagens do Facebook para o Instagram, por exemplo. A ideia por trás do conceito de registro social é que todos os usuários têm uma identidade estabelecida que eles usam online. À medida que os meses e os anos passam, as identidades do usuário em cada plataforma ou comunidade começam a se fundir, o que nos permite comprar, comunicar e conectar-se a outro dispositivo. Isso também permite que você mude de um site para outro ao fazer login apenas uma vez.
Tudo isso dito, eu raramente me envolvo nesse tipo de registro social. Se até mesmo uma dessas contas for comprometida e vinculada a outras, o hacker terá acesso a várias contas com apenas um hack. Se as contas estiverem com pouco valor de segurança, isso pode não ser um grande problema, mas quando os logins e senhas de email estão envolvidos, os riscos aumentam. Definitivamente, existem algumas medidas de segurança, é claro, eu não confio nelas.
Pense nisso assim: você pode entrar no seu banco via Facebook? Eu não achei que fosse o caso. Assim, sempre que possível, tente criar novos nomes de usuários e senhas para todas as contas, em vez de usar suas credenciais do Google e do Facebook para fazer login.O que você deve saber sobre gerenciadores de senhas?
Você provavelmente já percebeu que quase todos os sites da Internet exigem uma senha. Na verdade, pelo menos duas vezes por semana recebo um email de alguém que eu conheço que deseja que eu participe de uma nova rede e essas redes exigem um nome de usuário e senha. Você pode usar a mesma senha para todos eles, é claro, mas só está pedindo por problemas.
A melhor maneira de lidar com o gerenciamento de senhas é fazer o pequeno investimento na compra de um serviço de gerenciamento de senhas que armazenará suas senhas na nuvem e no computador. A melhor coisa sobre isso é que você só terá que lembrar de uma senha mestra, e isso lhe dará acesso ao resto de suas senhas. Veja o que procurar em um gerenciador de senhas:
Uma ferramenta geradora de senhas que permite criar senhas que não podem ser decifradas. Você também não precisará se lembrar dessas senhas porque elas estão todas armazenadas no gerenciador.
Um que pode ser sincronizado em vários computadores e vários navegadores.
Um aplicativo de smartphone que sincroniza com a nuvem.
A segurança dos gerenciadores de senhas é quase um problema, a maioria deles tem níveis tão altos de criptografia que são extremamente difíceis de decifrar.
A verdadeira vulnerabilidade que você experimentará ao usar um gerenciador de senhas é com seu computador pessoal e qualquer malware que possa tirar uma captura de tela ou pressionamento de teclas. Verifique se você está executando verificações de vírus e atualize o software antivírus para evitar infecções.
Outra coisa que você pode fazer é usar o teclado na tela para inserir senhas em vez do próprio teclado. Isso ajuda você a evitar o rastreamento. Aqui estão alguns gerenciadores de senha baseados em nuvem que eu gosto:
Roboform
Roboform é um ótimo gerente. Você pode instalar o Roboform em quantos dispositivos quiser, tudo com uma única licença. Este programa mantém todas as suas senhas em backup, é seguro e fácil de usar.
Keepass
O Keepass é um software gratuito e de código aberto que gerencia suas senhas com segurança. Você pode armazená-los todos em um único banco de dados, que você pode bloquear com uma chave mestra. Então, você só precisa lembrar de uma senha. Os bancos de dados Keepass são criptografados e usam Twofish e AES, dois dos algoritmos mais seguros disponíveis. Outro programa gratuito com uma versão atualizada é chamado LastPass.
1Password
Este programa cria senhas únicas e fortes, e depois as lembra e as restaura em seu navegador por menos de US $ 50.
Usar essas ferramentas de gerenciamento de senhas é extremamente fácil, e você nunca terá a chance de esquecer uma senha novamente. Você pode facilmente entrar em qualquer site da internet com apenas um clique do mouse. Esses programas sincronizam automaticamente seus dados de senha, para que você possa acessá-los de qualquer lugar sempre que precisar deles. Eles também são mais seguros do que não ter um, e ajudam a protegê-lo contra fraudes on-line, golpes de phishing e malware. Eles também são extremamente seguros, e todos os seus dados são criptografados localmente em seu PC, e você só tem o poder de desbloqueá-lo.
Lembre-se, a maioria de nós não tem recursos, tempo ou conhecimento para proteger nossas identidades. Infelizmente, não podemos impedir o roubo de identidade, e é por isso que é melhor fazermos tudo o que pudermos para reduzir o risco. Faça isso investindo na proteção contra roubo de identidade ou pior, o roubo de seu dinheiro.
Como você protege suas senhas? Quais são suas dicas para a criação de senhas seguras?