Como posso aposentar duas vezes?

Basicamente, esta possibilidade existe e pode ser até 3 vezes. Entretanto, isso é válido apenas para quem tem ou teve algum tipo de cargo público. Para quem é apenas empregado da iniciativa privada, as possibilidades estão apenas na aposentadoria normal do INSS e na aposentadoria privada, além é lógico de investimentos feitos durante a vida para ter as finanças mais saudáveis depois de aposentar.
Com isso em mente, vamos aprender como aposentar duas (ou mais) vezes.Aposentando como servidor público
Quem é servidor público tem a aposentadoria regida de forma diferente que os trabalhadores da iniciativa privada.
Aposentadoria compulsória
Aos 70 anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, o servidor público TEM que se aposentar. Ponto final.
Aposentadoria voluntária
É o que podemos considerar a “aposentadoria normal”. Ocorre nas seguintes situações para a aposentadoria integral:60 anos de idade + 35 anos de contribuição, se homem;55 anos de idade + 30 anos de contribuição, se mulher.
Com proventos proporcionais, observadas as seguintes condições:65 anos de idade, se homem;60 anos de idade, se mulher.
Os professores (no exercício de atividades docentes, em sala de aula e no exercício das funções de direção, coordenação e assessoramento pedagógico) e os gestores educacionais poderão aposentar-se voluntariamente reduzindo em 5 anos a idade e o tempo de contribuição (55 anos de idade e 30 anos de contribuição, se homem, e 50 anos de idade e 25 anos de tempo de contribuição, se mulher).
Na no caso proporcional quanto no caso da aposentadoria integral, o servidor deverá cumprir tempo mínimo de 10 anos de efetivo exercício no serviço público e 5 anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria.
Você pode equilibrar diferentes aposentadorias de diferentes regimes, desde que respeite as regras ara se aposentar. (Foto: retiresuccessfully.co.za)Aposentando pelo INSS
Mesmo como servidor público, você pode contribuir para o INSS, trabalhando ou não para a iniciativa privada. Pelo INSS, você poderá aposentar das seguintes formas:
Aposentadoria por Idade
A partir dos 65 anos para homens e a partir dos 60 anos para mulheres, se trabalharem na cidade. Caso trabalhem no campo, a idade é reduzida em cinco anos para ambos os sexos.
Aposentadoria por tempo de contribuição
Para receber o valor integral, os trabalhadores homens precisam comprovar pelo menos 35 anos de contribuição e a trabalhadora mulher, 30 anos. Mas também podem pedir a aposentadoria proporcional, que é cedida combinando dois requisitos: tempo de contribuição e idade mínima. Neste segundo caso, os homens precisam ter a partir de 53 anos e 30 anos de contribuição. Já as mulheres devem ter 48 anos e 25 de contribuição.Como ter mais de uma aposentadoria?
Vamos usar um exemplo como base para nossa explicação. Suponha que um trabalhador foi funcionário do município e contribuiu para o INSS. Este funcionário se aposentou voluntariamente pelo município e ao completar 65 anos, buscou a aposentadoria por idade no INSS. Ele tem direito às duas aposentadorias, já que elas são de regimes diferentes. Você pode acumular quantas aposentadorias quiser, desde que sejam de regimes diferentes.
Por exemplo, exagerando um bom bocado: um médico que trabalhou para o Exército, para o Estado, para o Município, teve um consultório próprio e ainda pagou uma aposentadoria complementar pode, após o tempo necessário, acumular 5 aposentadorias.
Você não pode, por exemplo, se aposentar 2 vezes pelo INSS ou duas vezes pelo mesmo município, mesmo se teve cargos diferentes.
Só não é possível acumular aposentadorias pelo mesmo regime. Por exemplo: se aposentar duas vezes pelo INSS. Ou duas vezes pelo mesmo município.Considerações Finais
Portanto, respeitados os limites e regras de aposentadoria, você pode acumular mais de uma aposentadoria, desde que sejam de regimes diferentes. Caso ainda tenha alguma dúvida, não deixe de perguntar nos comentários abaixo!