Moderninha é boa? Aceita quais bandeiras?

A concorrência entre as diversas máquinas de cartão de crédito é algo muito bom. Quanto mais concorrência, menores os custos para os consumidores, mais descontos os vendedores podem oferecer, e melhores serviços as administradoras de máquinas de cartão terão que dar aos seus clientes para não perdê-los. Com os custos altos do aluguel de uma máquina de cartão de crédito, quando aparece uma opção de máquina de cartão sem aluguel, é comum todo mundo crescer os olhos sobre ela. Com a Moderninha do PagSeguro não está sendo diferente. Mas até onde essa máquina de cartão sem aluguel do PagSeguro é boa? Vamos analisar.
Moderninha do PagSeguro: máquina de cartão GPRS
O PagSeguro, além do próprio site e sistema de pagamento para lojas virtuais, oferece 3 máquinas de cartão de crédito para seus clientes: o leitor de crédito para celular, o leitor de débito e crédito, e a Moderninha. Focando na moderninha, ela é uma máquina de cartão de crédito com conexão GPRS, ou seja, ela utiliza uma rede de dados de telefonia móvel para realizar as transações, sem precisar de internet, linhas telefônicas, ou outro tipo de conexão.
A conexão GPRS é um tipo de conexão 2G, mas é mais confiável e presente em uma área maior do país. Como as transações com cartões usam poucos dados, a conexão GPRS, mesmo lenta, é suficiente para as transações.
Moderninha: quem pode ter? O que eu preciso para ter a Moderninha?
Veja mais detalhes sobre a Morderninha!
Pessoa física ou jurídica, profissional liberal, autônomo, MEI. Você precisará apenas ter uma conta corrente em um banco ou instituição financeira, e criar uma conta no PagSeguro, associando sua conta corrente à sua conta do PagSeguro.
Moderninha sem aluguel e com 3 anos de garantia
A Moderninha é uma máquina de cartão de crédito sem aluguel e sem taxa de adesão. Isso significa que você não pagará, mensalmente, pela máquina de cartão de crédito, nem pagará para fazer seu cadastro no sistema. A máquina Moderninha tem que ser comprada, ao invés de ser alugada. Em 2015, ela custava cerca de R$720, com frete grátis para todo o Brasil, podendo ser parcelada em até 12 x. Além disso, o PagSeguro oferece 3 anos de garantia para a máquina de cartão.
O chip para a conexão GPRS e o plano de dados para usar a maquininha já estão inclusos no preço da máquina e, ao invés de imprimir o comprovante de pagamento para os clientes, você pode enviar por SMS, o que reduz custos também com bobinas de máquinas de cartão de crédito.
A Moderninha do PagSeguro é uma das primeiras máquinas sem aluguel e sem precisar de um celular para funcionar, sendo bem segura e relativamente barata em relação aos concorrentes. (Foto: mais.uol.com.br)
Moderninha tem mensalidade? Moderninha e as taxas?
Não tem mensalidade, mas tem taxas por cada venda realizada. Por até 12 meses, você terá que arcar com o preço da máquina, salvo se você pagar à vista. Quanto às taxas e tarifas, em 2015, elas variavam dependendo do tipo de venda, com as seguintes porcentagens:
Vendas à crédito à vista – 3,19% sobre o preço de venda
Vendas à crédito parceladas – 3,79% sobre o preço, + 2,99% ao mês
Vendas no débito – 2,39% sobre o preço de venda.
Nas vendas a crédito, o vendedor recebe o dinheiro na conta do PagSeguro em até 30 dias. Nas vendas no débito, em um dia útil o dinheiro está na conta do vendedor.
Vale lembrar que o PagSeguro dá uma transferência gratuita para conta bancária por dia, e cobra R$3,50 por transferência para conta bancária a mais.
Observação importante: comparada com outras máquinas semelhantes, o crédito das vendas à débito na conta do PagSeguro é MUITO rápido. Para comparar, tem máquinas em que a venda a débito pode demorar mais de 10 dias para cair na conta do vendedor. Ponto MUITO positivo para a Moderninha!
Moderninha aceita quais bandeiras?
A Moderninha aceita as seguintes bandeiras para cartões de crédito, em 2015: Visa, MasterCard, Cabal. A Moderninha aceita as seguintes bandeiras de cartão de débito, em 2015: Visa Electron, MasterCard Maestro, Banri Compras, Cabal Débito
Moderninha vale a pena?
O vídeo acima mostra um pouco de uma avaliação de quem tem uma máquina Moderninha. Mas temos que ir um pouco além dessa análise, também considerando outras opções de máquina de cartão sem aluguel. Afinal, com a concorrência em alta, é fácil negociar uma isenção da mensalidade da máquina, e até taxas mais baratas. Então, a propaganda “Moderninha sem aluguel” não é tão vantagem assim. E em consideração com máquinas que pagam aluguel, a “mensalidade” paga por até 12 meses ao PagSeguro para comprar a Moderninha é só um pouco mais barata que a mensalidade de máquinas de cartão. Que, lembramos, podem ser trocadas até em casos em que o próprio vendedor deixa a máquina cair, por exemplo. A Moderninha não é bem assim: se você quebrar ela, o conserto você vai ter que pagar.
Se a Moderninha não tem tantas vantagens no aluguel, e nas taxas? Surpreendentemente, elas são baratas. O débito é um pouco mais caro que máquinas de cartão de crédito semelhantes, que cobram menos de 2% por venda (mas lembrando que algumas delas tem mensalidade). No crédito à vista, as taxas da Moderninha de menos de 4% estão lado a lado com as taxas mais baratas de vendas a crédito, cobrando menos de 3,5%. No crédito parcelado, no entanto, a Moderninha exagera um pouco, cobrando acima das concorrentes. Para quem vai vender, tem que analisar bem se esses custos a mais no preço de venda não vai prejudicar seu volume de vendas. No geral, as taxas da Moderninha são competitivas.
Se sua região tem uma rede de telefonia não confiável, esqueça: a Moderninha simplesmente não vai funcionar. Você será melhor servido por uma máquina fixa, conectada a uma rede de telefonia fixa.
Veja mais detalhes sobre a Morderninha!
A maior vantagem mesmo da Moderninha não é sua mobilidade, ou sua “modernidade”. 1 dia útil para crédito de vendas a a débito é MUITO bom, principalmente para melhorar a capacidade de um vendedor para criar capital de giro, fugindo dos empréstimos ou adiantamentos de máquinas de cartão. Quem quer também centralizar as vendas das lojas em um sistema online, principalmente com a criação de uma loja virtual, o PagSeguro e a Moderninha podem dar o suporte que você precisa.
Mas o que você acha da Moderninha? Já usou? Como foi sua experiência? Compartilhe conosco!