O que é um agente de custódia?

O termo agente de custódia pode aparecer em diversos contextos, mais comumente em situações que envolvem finanças. Um agente de custódia guarda, ou seja, custodia um bem ou recursos financeiros. Entender a função do agente de custódia é importante no mercado, principalmente para investidores que querem ter um melhor controle de seus riscos e elementos financeiros.O que é um agente de custódia?
Um agente de custódia é uma pessoa ou entidade que detém propriedade em fideicomisso para terceiros enquanto uma transação é finalizada ou um desacordo é resolvido. O papel do agente de custódia pode ser desempenhado por advogados, entidades financeiras, ou até terceiros autorizado. O agente de custódia tem uma responsabilidade fiduciária para ambas as partes do contrato de depósito.
Um agente de custódia serve essencialmente como intermediário neutro no contexto de um contrato de depósito. Um contrato de caução é um contrato entre duas partes pelo qual eles concordam que um terceiro deve deter um ativo em seu nome até que sua transação seja concluída. Os fundos ou ativos são mantidos pelo agente de custódia até que recebam as instruções apropriadas ou até que obrigações contratuais predeterminadas sejam cumpridas. Dinheiro, títulos, fundos e títulos de imóveis podem ser mantidos em depósito.
No Brasil, agentes de custódia comuns são corretoras de valores e empresas que custodiam os valores investidos no Tesouro Direto.Agente de custódia e tesouro direto: administração dos recursos
Existem semelhanças entre o papel de um administrador e o papel de um agente de custódia, mas também existem diferenças significativas. Os dois papéis são semelhantes, pois, em cada caso, um terceiro detém a propriedade “em confiança” para outra pessoa e tem um dever fiduciário. No entanto, um administrador tem um dever para com o beneficiário (ou beneficiários) da confiança e deve agir no seu melhor interesse. Por outro lado, o dever de um agente de custódia é para ambas as partes de uma transação, e ele está intimamente ligado pelos termos do contrato de depósito.
Para manter os recursos no Tesouro Direto, os agentes de custódia podem ou não cobrar taxas. O Tesouro Nacional mantém um ranking dos Agentes de Custódia do Tesouro Direto, o que pode ser bem útil para quem quer escolher um agente de custódia para começar a investir nesses títulos.
Um agente de custódia é responsável por guardar recursos que serão utilizados para diferentes propósitos. (Foto: Acquisitions Direct)O que é o ranking de corretoras no Tesouro Direto?
Agentes de custódia são normalmente associados à venda ou compra de títulos do Tesouro Direto. O ranking das corretoras no site do Tesouro Nacional mostra quais corretoras são agentes integradas, quais cobram taxas, prazos para repasse de recursos, e permissão ou não de aplicação programada. É ótimo para estabelecer quais corretoras são melhores para suas necessidades. Escolha sempre as que não tem taxas, mas pesquise o renome delas e o atendimento delas online antes de confirmar seus depósitos.
Vale a pena usar corretoras credenciadas no Tesouro Direto?
Se você quer investir no Tesouro Direto com segurança, deverá investir através dessas corretoras. Uma coisa importante a se fazer, principalmente quem quer fazer uma carteira de investimentos diversificada, é pesquisar quais dessas corretoras tem menores custos para investimentos em outros tipos de títulos, fundos, e até em ações. Isso pode ajudar a centralizar sua gestão de investimentos e também reduzir seus custos para investir, aumentando suas margens de lucro.
Ficou alguma dúvida sobre o que é um agente de custódia? Deixe nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!