Google acende a lanterna: Aprenda a fazer de forma de simples

Google acende a lanterna
Foto: (reprodução/internet)

Aprenda neste artigo o que você precisa saber para utilizar o comando de voz do Google para acender a lanterna do seu smartphone.

PUBLICIDADE

Por um certo tempo a lanterna que hoje encontramos em qualquer smartphone no mercado era um recurso exclusivo que a princípio não despertou grande interesse das fabricantes dessa linha de produtos na época.

Foi só quando as pessoas perceberam que poderiam utilizar o flash embutido no aparelho para conseguir clarear um recinto ou rua escuros que aconteceu uma explosão na criação de aplicativos com a finalidade de permitir que você possua rápido acesso ao seu recurso de lanterna.

Com o tempo a lanterna acabou por se tornar parte integrante do sistema operacional Android, predominante no mercado, representando a maioria dos aparelhos do seguimento.

PUBLICIDADE

O Assistente do Google possui comandos de voz que são capazes de ativar diversos tipos de serviços e funcionalidades dentro do sistema Android de um smartphone sem que seja sequer preciso um único toque na tela.

Falando algumas poucas palavras podemos ligar ou desligar o Wi-Fi do aparelho conforme desejarmos, e da mesma forma podemos fazer com o Bluetooth para que ele possa parear com outros dispositivos próximos.

Para casos de urgência, numa situação emergencial por exemplo, não é necessário que você recorra a aplicativos ou widgets adicionais de terceiros para obter rápido acesso à lanterna do seu dispositivo.

É possível ativar a lanterna através de comandos de voz do mesmo jeito que o Bluetooth e o Wi-Fi. O modo avião é perfeito para interromper quaisquer conexões quando você estiver ocupado ele também é ativável valendo-se dos mesmos recursos. Conheça a seguir todos os truques que o Assistente do Google tem a oferecer para controlar seu smartphone utilizando apenas recursos de voz.

Desligar e ligar a lanterna do aparelho

Primeiramente você deve usar a palavra de comando para ativar a escuta do Assistente do Google dizendo “Ok Google”. Dito isso você deve dizer “Ligar a lanterna” para ativar o flash. Também é possível ativar através da caixa de diálogo com o assistente digitando o mesmo texto e através do botão com ícone de lanterna aninhados na barra superior do dispositivo, revelados quando arrastada para baixo.

É possível rearranjar as posições dos botões desse menu de dropdown para posicionar a lanterna na primeira fileira fazendo assim com que ela fique numa espécie de “atalho rápido”, particularmente útil para situações em que você não pode falar ou fazer barulho, mas ainda precisa ativar a luz da lanterna.

PUBLICIDADE

Para desligar a lanterna basta dizer “desligar lanterna” e ela será desligada para você. Alternativamente você pode usar o menu de dropdown ou desativar a chave que vai aparecer na caixa de diálogo com o assistente.

Ativar e desativar Bluetooth

O procedimento do Bluetooth segue os mesmos moldes e pode ter seu ícone remanejado de lugar no menu da barra superior para acesso rápido sem o uso da voz. Para ativá-lo no dispositivo Android basta dizer primeiro “Ok Google” e em seguida dizer “Ligar o Bluetooth”.

Com isso seu Bluetooth será ativado e buscará dispositivos para se conectar em sua proximidade conforme comportamento padrão. Na tela de diálogo com o assistente uma chave similar à da lanterna aparecerá para mostrar que o Bluetooth se encontra atualmente ativado e ao tocar essa chave você o desativará.

Também é possível alcançar esse mesmo resultado dizendo “Desligar o Bluetooth” para o assistente, ou digitar isso na caixa de diálogo com ele.

Wi-Fi e Modo Avião

Esses modos funcionam de maneira similar ao que já foi demonstrado anteriormente neste artigo, contudo por manipularem a conectividade do aparelho com a internet eles possuem certas peculiaridades, uma vez que o Assistente do Google que trata as respostas por voz utiliza a internet para funcionar.

No caso do Wi-Fi se você estiver a utilizar o seu pacote de dados móveis e quiser dar uma economizada basta dizer “Ok Google” e em seguida “Ligar Wi-Fi”, e pronto. Seu Wi-Fi estará operacional em poucos segundos.

Contudo isso não funcionará se você estiver desconectado da internet, nesse caso sem dados móveis, pois o “Ok Google” não trará nenhuma resposta sem possuir conexão. J

á o modo avião vai um pouco além nessa questão pois ele sempre vai desativar quaisquer conexões com a internet ativas no momento, ou seja, você será capaz de ativá-lo por voz, mas terá que desligá-lo manualmente.

PUBLICIDADE

INSCREVA-SE

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner