Google Play Services: Entenda como funciona e seus recursos

Google Play Services
Foto: (reprodução/internet)

Trata-se de um app nativo do Android que pode performar uma variedade de tarefas em segundo plano no seu smartphone. Ele não possui uma interface como outros aplicativos através da qual o usuário pode interagir com o app, e mesmo assim, ele é essencial para o sistema operacional funcionar bem.

PUBLICIDADE

Manter o smartphone atualizado e sincronizar dados estão entre as mais importantes responsabilidades do Google Play Services. Entretanto, o app pode apresentar erros consistentemente em alguns casos, de modo a prejudicar o dispositivo. Apresentaremos alguns problemas conhecidos e possíveis soluções, mas é preciso ter bastante cuidado, pois o app é peça chave para o bom funcionamento de um smartphone Android.

Qual a função do Google Play Services?

Seu principal objetivo é oferecer uma estrutura para que diversos aplicativos funcionem de maneira correta no seu dispositivo. Realizar a sincronização dos seus dados de usuário, autenticar o smartphone nos serviços da Internet e garantir a atualização das configurações em sua conta do Google estão entre os processos negociados pelo Google Play Services.

Ele também mantém uma relação de informações a respeito do usuário, tais como: notificações, contatos, localização e histórico. Um problema no serviço pode levar o usuário a enfrentar dificuldades com quaisquer aplicativos que possam depender dele pra funcionar, e pior, pode gerar vulnerabilidades que facilitam a vida dos invasores.

PUBLICIDADE

O Services está falhando. O que posso fazer?

Não raro é a exibição da mensagem informando que o Google Play Services tenha parado de funcionar. Entre outros problemas que podem aparecer está o aviso que informa a necessidade de se atualizar o Google Play Services. O mais recomendado na hora de resolver essas falhas é efetuar uma limpeza no cache do aplicativo, indo em “Configurações”, depois em “Aplicativos” vai aparecer uma lista com todos os apps instalados no seu dispositivo.

Busque nessa lista pelo “Google Play Services” e toque nele, a tela seguinte trará diversas informações sobre o aplicativo, aquela que queremos é “Armazenamento”. Após esse último passo será possível ver na parte inferior da tela o botão “Limpar Cache”, basta tocar nele e o cache será limpo. Após feito isso vá até a Play Store e veja se vai surgir uma atualização para o Google Play Services. Caso surja, faça seu download.

É possível desativar o serviço?

Sim. Também é possível instalar uma versão anterior caso a atual esteja causando problemas. Para isso basta ir ao menu “Configurações”, clicar em “Aplicativos”, buscar o Google Play Services na lista e na parte das informações do aplicativo você precisa tocar o menu no canto superior direito representado por três pontinhos. Será apresentada a você a opção de desinstalar as atualizações feitas até o momento no Google Play Services, restaurando as configurações de fábrica do aplicativo.

Em seguida vá em “Detalhes do app na loja” ainda na parte de informações do aplicativo, tocar nessa opção te redirecionará para a página do Google Play Services na Play Store. Lá você verá a opção “Atualizar”, realizar essa atualização pode resolver alguns problemas recorrentes.

A desativação se faz na mesma página sobre as informações do app no canto inferior esquerdo da tela através do botão Desativar, que a princípio pode estar inativo, ou seja, você não vai conseguir clicar nele. O Google Play Services tem configurações de fábrica que o definem como administrador do sistema, e o botão de Desativar vir inativo por padrão é uma forma de proteger o usuário final de uma desativação acidental, uma vez que, como foi dito anteriormente, o app é essencial para diversos recursos do sistema operacional.

Para ativar o botão, acesse “Configurações”, depois vá até “Biometria e segurança” onde você irá buscar a opção “Outras configurações de segurança”. Em seguida toque em “Apps do administrador do aparelho”. Na lista que aparecer em seguida você verá um app chamado “Encontre meu dispositivo”, esse é o aplicativo que garante ao Google Play Services o status de administrador no seu smartphone.

PUBLICIDADE

Após desativar esse app e voltar à página sobre as informações de aplicativo do Google Play Services o botão Desativar estará habilitado. É importante ressaltar mais uma vez que esse é um aplicativo essencial para o sistema operacional e sua desativação não é uma ação recomendada pois pode ocasionar em mal funcionamento do dispositivo.

PUBLICIDADE

INSCREVA-SE

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner