Aprenda a consultar gratuitamente seu CPF no Serasa e SPC

Os índices apontam que os brasileiros estão cada vez mais endividados. Quer saber se você faz parte dessa faz parte dessa (triste) estatística? Confira!
Atualmente, três são as principais bases de dados usadas por empresas e bancos para checar se o consumidor possui dívidas em atraso.
A Serasa, administrada pela Serasa Experian. O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), administrado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). E por fim o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), administrado pela boa Vista Serviços.
O cadastro do Serasa Experian tem acesso a informações de 185 milhões de CPFs. Assim cerca de 50 milhões de consultas são realizadas no sistema mensalmente. Atualmente, mais de 55 milhões de consumidores constam na base como negativado. Os números do SPC Brasil são bem parecidos. Leia também   Venezuela, Cuba e Moçambique devem R$ 2,3 bi ao BNDES
No entanto, segundo o instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), O Ideal é que todo consumidor consulte os três cadastros para se certificar em qual situação se encontra o seu CPF. Checagem via internet?
De acordo com o Código do consumidor (CDC), o cliente tem o direito de checar gratuitamente se o seu nome consta nos cadastros de inadimplência.
No entanto, o CDC não especifica que a consulta gratuita deva ser disponibilizada pela internet.
A Serasa permite que o consumidor consulte gratuitamente a situação do CPF, porém apenas presencialmente nas agências da empresa espalhadas por todo o país. No entanto, é possível fazer a consulta pela internet, porém é pago.
O SPC Brasil também não disponibiliza a consulta gratuita pela internet, apenas presencialmente. Para fazer a consulta basta comparecer a um dos balcões de atendimento do SPC Brasil, portando CPF original e um documento com foto. Leia também   Bullla: Nova plataforma de empréstimos
Ao realizar a consulta, o consumidor recebe um extrato com os dados da empresa credora e o valor atualizado da dívida. Tags: cpfDívidaserasaSPC brasil