Como funcionam os Fundos Imobiliários ? Aprenda agora como investir

Como funcionam os Fundos Imobiliários ?
Investir é uma ótima forma de fazer o seu rendimento crescer e, para isso, cuidado para tomar a decisão certa do melhor caminho a seguir. Uma das muitas opções são os fundos imobiliários (ou FIIs). Hoje vamos aprender como funcionam os fundos imobiliários e como investir neles. O que são?
Os Fundos de Investimentos Imobiliários são propriedades que podem ser compradas por qualquer investidor sem posse real sobre eles. Por exemplo, no caso de um apartamento, o comprador não pode morar nele ou ter qualquer outro tipo de interação com o imóvel.
As cotas, como são chamados os objetos das compras, podem ser praticamente qualquer bem imobiliário ou uma parte dele. Seja um apartamento, um shopping center, galpões e edifícios comerciais e outros. Como Investir?
A aplicação em fundos de investimento imobiliário é parecida com a bolsa de valores e, portanto, o primeiro passo é se cadastrar em uma corretora de valores.
As compras podem ser feitas tanto através de ofertas públicas ou por negociações com outros investidores. Já o retorno, vem tanto de uma possível valorização das cotas, quanto dos pagamento de proventos (alugueis).
Para tomar a decisão correta é preciso avaliar algumas características do fundo, como por exemplo, a quantidade e a qualidade dos imóveis que o compõem, além de sua rentabilidade. Rentabilidade
A rentabilidade desse tipo de investimento é difícil de medir de maneira exata. Isso porque, assim como a Bolsa de Valores ele está sujeito a muitas variações. A primeira delas, e mais óbvia, é a diferença de preço nas cotas ao longo do tempo. Além disso, inadimplências e reduções nas taxas de ocupação podem diminuir o valor dos aluguéis.
Por conta dessa variação na rentabilidade é possível encontrar fundos com resultados melhores que os CDIs, mas também desempenho pior do que a renda fixa. Ainda assim, de um modo geral, esse tipo o investimento tem um desempenho médio melhor que o CDI e a Bovespa, por exemplo. O que procurar?
Analisando o histórico de investimento, em comparação com as tendências do mercado na época podemos verificar a qualidade do fundo. Por exemplo, um rendimento baixo em um momento em que o mercado imobiliário está em crise é natural e não é o suficiente para condenar um ativo.
Quanto aos imóveis em si, é necessário observar a sua qualidade e localização. Além disso, vale ficar sempre atento a taxa de vacância. Lembrando que, contratos longos tendem a ter uma performance boa a longo prazo.
É interessante também, observar o preço pago pelos investidores. Um imóvel comprado durante uma alta no mercado, pode ter mais dificuldade em gerar retorno. Quer investir nos melhores Fundos de Investimentos?
Adquira o TOP FUNDOS e tenha acesso às melhores análises e recomendações, do produto mais completo do mercado. Saiba mais, clicando aqui. Invista em Fundos e diversifique seus investimentos
O investimento em Fundos é uma das formas mais inteligentes de se investir. Além da possibilidade de diversificação de carteira, aplicando em diferentes Fundos (com diferentes estratégias), você pode ter o seu dinheiro gerido pelos melhores gestores do Brasil e do mundo.
Adquira o nosso Produto TOP FUNDOS DE INVESTIMENTOS e receba as melhores recomendações e análises dos principais Fundos de Investimentos do mercado. Além disso, tenha acesso às nossas Carteiras Recomendadas de Fundos. Mais Sobre o Top Fundos de Investimentos
Receba as melhores análises e recomendações de Fundos de Investimentos, através do produto mais completo do mercado. Conheça os melhores gestores do Brasil e do Mundo, e saiba como investir nos mais rentáveis Fundos de Renda Fixa, Fundos de Previdência, Fundos Internacionais, Fundos Multimercados, Fundos de Ações e Fundos Imobiliários. Para saber mais, clique aqui. 
Analistas Responsáveis
Danillo Sinigaglia Xavier Fratta, CNPI-T EM-1795
Daniel Karpouzas Barcellos, CNPI EM-1855
 
Quer ficar por dentro das novidades do mercado financeiro? Conheça o nosso Canal no Youtube e inscreva-se.
Importante: leia nosso Disclosure antes de investir.
Capitalizo análises e recomendações de investimentos.