Vale a pena seguir dicas de investimentos? Confira nossa opinião

Dicas de investimentos
Hoje vamos falar sobre dicas de investimentos . Imagine a seguinte situação: você está com um sério problema de saúde e pergunta ao seu melhor amigo o que fazer. Ele prontamente responde: ‘’minha dica é que você vá ao médico’’. Se ele tivesse respondido algo como ‘’deixe que eu opero você’’ ou ‘’ coma mais frutas que passa’’, você o levaria a sério?
Eu espero que não.
Diariamente, eu recebo diversas perguntas de investidores a respeito do que fazer com ações, fundos, títulos de renda fixa, etc. Boa parte desses investimentos ‘’apareceram’’ nas carteiras desses investidores como resultados de dicas. Sejam elas de amigos, parentes ou outros profissionais do mercado.
Os dois grandes problemas de seguir dicas de investimentos são: 1 – Motivos pelos quais a pessoa deu uma dica
O que levou o seu amigo a lhe dar uma dica? Ele realmente tem embasamento técnico para lhe dizer onde investir? Ou simplesmente ele acha que um determinado investimento é bom ou escutou alguém falando a respeito?
Acredito que você já sabe a resposta. 2 – O momento de ‘’saída’’ da dica
Quem já investe sabe o quão fácil é comprar uma ação ou investir em um fundo de investimento. ‘’Difícil’’ é acompanhar e saber quando vender ou sair de um investimento.
Caso você tenha recebido uma dica, ela veio acompanhada do Plano B? Ou seja, e se algo der errado, o que você fará? A pessoa que lhe deu a dica vai avisar caso algum problema aconteça?
Obviamente, não quero invalidar o ‘’mercado’’ de dicas, longe disso. Uma pessoa não precisa de conhecimento técnico para dar uma dica de que rua você precisa dobrar quando está perdido, por exemplo. Mas se a dica dela for errada, o que você perderia? Acredito que só alguns minutos procurando um lugar para dar o retorno.
Porém, quando falamos de investimentos, uma dica errada pode fazer com você perca dinheiro ou deixe de ganhar dinheiro. Não confunda dicas com recomendações
O principal profissional de uma empresa de consultoria como a Capitalizo, é o Analista de Investimentos CNPI. Essa pessoa é habilita para exercer suas atividades pela Associação dos Analistas e Profissionais do Mercado de Capitais (APIMEC) e Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
A partir de uma profunda análise de ativos como fundos, ações, títulos de renda fixa, situação da economia, entre outros fatores, o Analista de Investimentos emite relatórios, que irão gerar recomendações.
O nosso Analista não quer dar dicas, nem conselhos, mas sim dizer onde ele acredita que seja melhor investir, de acordo com o seu perfil e objetivos.
Trabalhando dessa forma, aumentamos o grau de comprometimento e alinhamento de interesse com os nossos clientes, já que a satisfação de todos virá a partir dos resultados gerados pelas nossas recomendações.
Não estou dizendo que os Analistas acertarão sempre, pelo contrário. Da mesma forma que um empresário que montou um restaurante não tem como garantir o sucesso do mesmo. Isso porque, tanto no mercado financeiro, quanto no mercado de restaurantes, boa parte das variáveis não estão sob nosso controle. Estratégia
Podemos não garantir ganhos, mas podemos garantir que de forma técnica e profissional, todas as nossas recomendações contarão com pontos de entrada e de saída, caso alguma coisa que não esperávamos aconteça.
Da mesma forma, o dono do restaurante fará uma serie de ações no curto prazo, como investir em marketing, contratar bons profissionais e utilizar produtos de qualidade, para aumentar as suas chances de sucesso.
Ou seja, ter uma boa estratégia aumenta (e muito) as suas chances de ter excelentes ganhos. Seja abrindo um restaurante ou investindo seu dinheiro no mercado financeiro. Minha dica de investimentos
Quando o assunto é o seu dinheiro ou onde investir, atue da forma mais profissional possível.
Se você já entende do mercado e faz suas próprias análises, minha dica é utilizar as recomendações dos nossos Analistas para maximizar os seus ganhos e minimizar as suas perdas.
Porém, se você, como a maioria dos investidores, tem suas atividades e não consegue de forma integral, cuidar dos seus investimentos, minha dica é que você siga as recomendações dos nossos Analistas sabendo que alguém está zelando e monitorando onde o seu dinheiro está investido.
Qualquer dúvida, entre em contato.
Um abraço
Tiago
 
Quer ficar por dentro das novidades do mercado financeiro? Conheça o nosso Canal no Youtube e inscreva-se.
Importante: leia nosso Disclosure antes de investir.
Capitalizo consultoria, análises e recomendações de investimentos.