O que é "COE" e vale a pena investir?

O COE que significa Certificado de Operações Estruturadas – é um tipo de investimento que combina elementos de Renda Fixa e Renda Variável, com retornos atrelados a ativos e índices, como câmbio, inflação, ações e ativos internacionais.
O COE é um novo investimento disponível no mercado brasileiro, em que seu dinheiro é protegido contra perdas. Como funciona: se no vencimento do título a operação atingiu um resultado positivo, o investidor recebe os ganhos. Agora, se o desempenho for negativo, o prejuízo não é repassado. Ou seja, você recebe o valor aplicado inicialmente.
Índice de conteúdo COE é a versão das “Notas Estruturadas” dos EUAModalidades do COECaracterísticas do COEExemplos de COE COE é a versão das “Notas Estruturadas” dos EUA
O COE é estruturado com base em cenários de ganhos e perdas, selecionados de acordo com o perfil de cada investidor. É a versão brasileira das Notas Estruturadas, muito populares na Europa e nos Estados Unidos. Leia também   Livre comércio automotivo: Brasil e Argentina fecham acordo
O COE é montado através da combinação de um título de crédito emitido por uma instituição financeira com estratégias em derivativos.
Ao criar o COE, o emissor estrutura pacotes de cenários para o desempenho de um ativo ou indexador, que pode ser tanto nacional como internacional. O COE é sempre emitido por um banco e registrado na Cetip. Modalidades do COE
A emissão desse instrumento poderá ser feita em duas modalidades: A. Valor Nominal Protegido: quando há garantia do valor principal investido. B. Valor Nominal em Risco: quando há possibilidade de perda até o limite do capital investido. Características do COE Opção de internacionalizar o capital – EUR ou USD Vencimento do investimento em data pré-determinada; Valor mínimo de aporte; Indexador local ou internacional; Cenário de ganhos e perdas no vencimento, conhecidos desde o início da operação; Tributação de acordo com tabela regressiva de Renda Fixa; Perfil do investidor deve ser compatível com o produto; Fluxos de Pagamentos no Vencimento ou Periódicos. Leia também   Devo investir investir em CDB, LCI ou LCA? Quais as vantagens e desvantagens?
Várias corretoras como a RICO, XP Investimentos, Genial Investimentos, Easy Invest, entre outras. Exemplos de COE
O COE acima negociado pela corretora RICO está ligado a ações internacionais, sendo elas da Spotify, Nintendo e Sony, com vencimento para 2020, abaixo é mostrado o cenário de torno:
Descrição:
Estratégia de 2 anos com 4 datas de observação semestrais. Em cada uma das 4 datas de observação (incluindo o vencimento), caso as 3 ações estejam iguais ou acima dos respectivos preços iniciais, o investidor recebe um cupom acumulado mais o capital investido, e o COE é encerrado antecipadamente. No vencimento, se a estrutura ainda não tiver sido encerrada e pelo menos uma das ações tenha apresentado queda, o investidor recebe o capital investido.
Proteção do Principal:
100% do valor nominal, garantido somente na data de vencimento. Leia também   Inflação está em nível adequado, segundo Banco Central
Risco de Crédito:
Risco de crédito do emissor. Não há garantia do FGC.
Tributação:
IR conforme tabela regressiva. Datas de Observação e Cupons*:30/04/2019: entre 5,35% e 7,85% no período
31/10/2019: entre 10,70% e 15,70% no período
30/04/2020: entre 18,75% e 23,55% no período
30/10/2020: entre 25,00% e 31,40% no período 

Informações: XP Investimentos/RICO e Easy Invest Tags: COEInvestimentosInvestir em COEO que é COE