O que significa "operar vendido ou comprado"?

Você sabe o que é operar vendido ou comprado? Para quem inicia no mercado de ações, muitas são as estratégias a serem aprendidas. Descubra nesse artigo!
Entender a diferença entre operar comprado ou vendido é fundamental para quem começa no mercado de ações. Então é a partir desse entendimento que se montam as estratégias de investimentos na Bolsa de Valores. O que significa “operar vendido”?
Para começar a entender operar vendido ou comprado vamos pelo primeiro. Operar vendido é quando o investidor ganha com a baixa das ações, com base em diversas análises. Em outras palavras, é possível obter lucro quando um ativo está em queda.
Também conhecido como “operações short” ou venda a descoberto, essa estratégia analisa a oscilação de um ativo. Se o Trader perceber uma tendência de queda, basta montar um plano para operar vendido e obter lucro. Leia também   Como ganhar dinheiro trabalhando de casa: Guia definitivo
Portanto, operar vendido é quando você vende um ativo por um determinado preço, na intenção de esperar pela sua desvalorização. Ao final do day trade, compra-se este ativo de volta pela cotação atual. VOCÊ SABE COMO COMPRAR AÇÕES? CLIQUE AQUI E DESCUBRA!
O lucro será a diferença entre o preço de venda e o de compra. O risco dessa operação é se a tendência de queda não se confirmar. Caso isso ocorra e o valor do ativo subir, o Trader terá um prejuízo. O que significa “operar comprado”?
Em geral, os investidores da BM&FBOVESPA tem por hábito operar comprado. Por ser uma operação que oferece menos riscos e ser mais barata, acaba sendo a mais utilizada.
Operar comprado é quando o investidor, com base em análises, busca ações que estão em tendência de alta. Ou seja, quando o ativo valoriza e gera um retorno positivo para quem comprou as ações daquela empresa. Leia também   Como economizar na hora de comprar um carro
Também conhecido como “operações long”, nesse tipo de estratégia basta você adquirir ações de uma determinada empresa e aguardar. Se a ação valorizar, você ganha. Se desvalorizar, você perde. Simples assim!