Ranking de Dividendos de Fundos Imobiliários: Conheça os mais rentáveis

Conheça o Ranking de Dividendos de Fundos Imobiliários e saiba quais os Fundos que mais geraram retorno para os seus cotistas nos últimos 12 meses, tanto em termos de valorização, quanto em recebimento de proventos. Dividend Yield – como funciona
O Dividend Yield é um indicador muito utilizado para mostrar o retorno com o recebimento de proventos. No caso dos Fundos Imobiliários, esses proventos podem ser provenientes de aluguéis ou recebimento de juros de títulos de renda fixa, por exemplo.
Abaixo, segue a fórmula de cálculo do Dividend Yield:
Dessa forma, temos o retorno percentual de proventos (dividendos e/ou juros sobre o capital próprio) que o Fundo pagou nos últimos 12 meses.
Por exemplo, se um Fundo Imobiliário estivesse custando, hoje, R$ 100 na Bolsa e se tivesse pagado R$ 10 nos últimos 12 meses em dividendos, o Dividend Yield seria de 10%. O Ranking
Realizamos um estudo com o rendimento dos fundos imobiliários presentes no IFIX. Na lista, consta o retorno de cada um, considerando a distribuição de proventos e a valorização das cotas negociadas na Bolsa.
Os fundos estão ordenados de forma decrescente de acordo com o rendimento apresentado na distribuição de dividendos nos últimos 12 meses em relação ao preço de mercado, com fechamento em 30 de setembro de 2019.
Cuidados ao usar o indicador
É muito importante ressaltar que o desempenho passado não é garantia de ganhos futuros. Ou seja, os ganhos tanto de dividendos, quanto de valorização das cotas podem não se repetir.
Acima, por exemplo, vemos o XP Macaé (XPCM11), que tem como único ativo o Edifício The Corporate. Esse empreendimento está 100% locado para a Petrobras. Em julho, a Petrobras manisfestou interesse em não renovar o contrato de aluguel em seu vencimento, ao final de 2020. Com a notícia, as cotas do XPCM11 tiveram forte queda. Como consequência, o Yield acabou subindo, já que o pagamento dos dividendos deve se manter até o final do contrato.
O exemplo acima ilustra a importância de não utilizar indicadores como o Dividend Yield de maneira isolada. Afinal, olhando o Yield de XPCM11 é possível ter a impressão de que é uma boa oportunidade – o que, na nossa avaliação, não é verdade.
Antes de recomendarmos um Fundo Imobiliário, fazemos uma ampla pesquisa e análise que leva em conta diversos fatores, tais como: qualidade e transparência da gestão, localização dos imóveis, histórico do fundo, vacância, contratos de locação e diversos outros itens.
Além disso, sempre recomendamos que o investidor tenha uma carteira diversificada, o que minimiza riscos e pode maximizar os ganhos em longo prazo. Dessa forma, apesar de exemplos negativos como o do XP Macaé, temos, na listagem, bons Fundos Imobiliários como o BC Fund (BRCR11), o UBS Recebíveis (UBSR11), o Fator Verita (VRTA11) e o Hedge Top 3 (HFOF11), gerido pelo excelente André Freitas.
E você, quer montar a sua Carteira com os melhores Fundos Imobiliários do mercado e gerar renda passiva com o pagamento de dividendos? Conheça as nossas recomendações através do produto Top Fundos de Investimentos. Conheça o Top Fundos e receba as melhores recomendações e acompanhamento do mercado de Fundos Imobiliários
O plano ideal para você que busca as melhores recomendações e acompanhamento do mercado de Fundos Imobiliários. Adquirindo, você recebe acesso aos Fundos Imobiliários cuidadosamente analisados e recomendados pela equipe de analistas da Capitalizo.
O investimento em Fundos Imobiliários é uma das formas mais inteligentes de se investir em imóveis. Além dos rendimentos mensais serem isentos de Imposto de Renda, é possível que você invista nos principais empreendimentos (logísticos, corporativos, shoppings, entre outros) e títulos de renda fixa, atrelados ao mercado imobiliário, do Brasil.
___ Analistas Responsáveis
Danillo Sinigaglia Xavier Fratta, CNPI-T EM-1795
Daniel Karpouzas Barcellos, CNPI EM-1855
___
Fonte: Valor, InfoMoney, Quantum, Estadão, Broadcast, Folha, Exame. B3, MoneyTimes.
Importante: leia nosso Disclosure antes de investir.
Capitalizo análises e recomendações de investimentos.
Quer ficar por dentro das novidades do mercado financeiro? Conheça o nosso Canal no Youtube e inscreva-se.