Ranking de dividendos: conheça os maiores pagadores da B3

O Dividend Yield é um indicador muito utilizado para mostrar o retorno sobre o recebimento de proventos. Os proventos podem ser os dividendos e/ou juros sobre o capital próprio (JCP). Abaixo segue a fórmula de cálculo do Dividend Yield:
Dessa forma, temos o retorno percentual de proventos (dividendos e/ou juros sobre o capital próprio) que o ativo nos pagou nos últimos 12 meses.
Por exemplo: se uma ação estivesse custando, hoje, R$ 100 na Bolsa e se ela tivesse pagado R$ 10 nos últimos 12 meses em dividendos, o Dividend Yield seria de 10%.
Abaixo, seguem os maiores pagadores de dividendos da B3. Esse estudo leva em conta o Dividend Yield com data base de 11/11/2019: Maiores pagadores de Dividendos nos últimos 12 meses
Vídeo – Itausa (ITSA3/ITSA4) e os maiores pagadores de dividendos
Como avaliar o indicador
Apesar de ser amplamente utilizado, o Dividend Yield não deve ser analisado de forma isolada. Além disso, uma análise mais aprofundada do balanço da empresa nos permite, por exemplo, entender se o Yield foi alto em um determinado período em função de lucros não recorrentes ou pagamentos extraordinários. Fatores que podem distorcer nossa análise.
Também é importante, para quem busca comprar ações de boas pagadoras de dividendos, entender se a empresa tem condições de aumentar seus lucros futuros e, consequentemente, também aumentar a distribuição de proventos no futuro.
Por outro lado, utilizar o indicador de Dividend Yield é fundamental para selecionarmos os melhores ativos que podem nos gerar certa estabilidade quanto ao fluxo de pagamento de dividendos.
O ideal é buscar um ”mix” entre o crescimento da empresa e o crescimento do pagamento de dividendos. Além de uma política clara de distribuição de dividendos de forma constante. Abaixo, temos um bom exemplo desse ”mix”, as ações do Banco Itaú. O banco é conhecido por pagar dividendos todos os meses, além de ser uma empresa que vem crescendo bastante nas últimas décadas. Imaginem o Yield de quem comprou Itaú há 10 ou 15 anos!
De 2002 para cá, por exemplo, as ações do Banco (ITUB4) tiveram alta de mais 3.300%, além do pagamento de dividendos. Os pontos pretos na parte inferior do gráfico mostram todos os pagamentos de dividendos realizados – lembrando que o Banco Itaú paga dividendos mensais:
Como montar uma boa Carteira com boas pagadoras de Dividendos?
No nosso entendimento, uma boa Carteira de Dividendos deve ser composta tanto por ativos que já possuem Yields elevados, quanto de empresas que tem potencial de aumentar o pagamento de dividendos ao longo do tempo.
Como vimos no artigo Ações de dividendos ou crescimento? O que é melhor?, quando saímos do óbvio e fazemos esse mix, poderemos ter ganhos substanciais no pagamento de proventos e também com a valorização das ações. Não é a toa que nossas recomendações da Carteira Dividendos + têm rendido bem acima da média no mercado.
E você, quer receber as melhores recomendações para a montagem da sua Carteira de Ações com foco em pagamento de Dividendos? Conheça o nosso Produto Invista em Ações. Quer receber as melhores recomendações de ações para montar sua carteira de longo prazo?
Conheça o Invista em Ações. O guia que vai te ajudar a construir e diversificar seu patrimônio.  Receba análises e recomendações para a montagem da sua carteira de ações e conheça os ativos que podem trazer altos retornos em longo prazo.  Acompanhe a nossa recomendação de diferentes Carteiras e invista com o suporte e acompanhamento da melhor equipe de analistas do mercado. Acesse agora nossas recomendações de diferentes Carteiras 
Carteira Dividendos
Carteira Crescimento
Carteira Top Recomendadas
 Carteira Small Caps
Conheça o Full Trader e receba análises e recomendações de curto e médio prazos na Bolsa de Valores
Full Trader é o produto mais completo do mercado para suas operações na Bolsa de Valores. Adquirindo, você recebe: Recomendações de compra e venda de ativos acompanhadas pelo nosso time de analistas via app, WhatsApp e Painel do Trader; Acesso ao nosso pregão ao vivo; Contato direto com nossos analistas via WhatsApp; Recomendações e análises em tempo real de operações Day Trade, Swing Trade e Position Trade em Ações, Rastreador de Tendências (Estratégia Exclusiva), Índice Futuro e Dólar, Opções, Long&Short, Termo e Aluguel de Ações, Boi Gordo e Milho Futuro; Acesso ao produto Invista em Ações. Acesse agora as mais diferentes recomendações
Day Trade
Swing Trade e Position Trade em Ações
Rastreador de Tendências (estratégia exclusiva)
Índice Futuro e Dólar
Opções
Long&Short
Termo e Aluguel de Ações, Boi Gordo e Milho Futuro
___ Analistas Responsáveis
Danillo Sinigaglia Xavier Fratta, CNPI-T EM-1795
Daniel Karpouzas Barcellos, CNPI EM-1855
___
Fonte: Valor, InfoMoney, Quantum, Estadão, Broadcast, Folha, Exame, B3, MoneyTimes.
Importante: leia nosso Disclosure antes de investir.
Capitalizo análises e recomendações de investimentos.
Quer ficar por dentro das novidades do mercado financeiro? Conheça o nosso Canal no Youtube e inscreva-se.