Superávit: o que significa e para que serve?

O Superávit é um termo bem comum e muito utilizado na economia. Mas você sabe qual o seu significado? Saiba mais no artigo a seguir!
De forma ampla, ele é o resultado positivo entre receitas e despesas. Na Economia, esta terminologia é amplamente utilizada para sempre designar a sobra de dinheiro após a dedução de gastos. Tipos de Superávit
A denominação é dada quando, a diferença entre receitas e despesas é positiva. Ou seja, depois de pagar todas as despesas, ainda sobra dinheiro.
Mas existe o chamado Superávit Primário. Nesse caso, é o saldo positivo nas contas do governo. Entretanto, nesse caso não é contabilizado os gastos com pagamento de juros de dívidas.
O Superávit Primário indica a real capacidade do governo em honrar com seus compromissos. Pois é por meio deste indicador que podemos analisar o endividamento de um país, tanto no médio quanto no longo prazo. Leia também   Educação Financeira Para Idosos
Já o Superávit Nominal é a diferença positiva entre a arrecadação de impostos diminuído os gastos, com a inclusão dos juros das dívidas. Esse resultado representa a necessidade de financiamento do setor público.
No entanto, quando se fala em Superávit Comercial, refere-se ao saldo positivo da balança comercial. Isto é, quando o total das exportações é superior ao total das importações de um determinado país.
Na linha da contabilidade das entidades públicas, é recorrente a utilização do termo Superávit Financeiro. Ou seja, é a diferença positiva entre o Ativo Financeiro e o Passivo Financeiro apurado no Balanço Patrimonial.
Além disso, podemos citar o Superávit Orçamentário. Neste caso, estamos nos referindo a diferença positiva entre as receitas e as despesas orçamentárias previstas para um determinado período. Leia também   Se você ainda investe em poupança, você está perdendo grandes oportunidades
De forma geral, ele é o saldo positivo entre receitas e despesas. Entretanto, quando a despesa é maior que a receita e gera um saldo negativo, denominamos Déficit. Tags: comercialdeficitdespesasfinanceironominalOrçamentárioPrimárioreceitasSuperávit