Título de capitalização é a maior furada. Entenda porque!

Vendidos como forma de investimento pelos bancos, os títulos de capitalização são a maior furada. Entenda o porquê nesse artigo
Se você frequenta algum banco, certamente seu gerente já te ofereceu um titulo de capitalização. Afinal, esse produto o ajuda a bater suas metas.
Porém, apesar de seu gerente o apresentar como uma forma de guardar dinheiro e ainda ter um rendimento, os títulos de capitalização são uma furada. Descubra o porquê a seguir. O que é título de capitalização e como funciona?
Os títulos de capitalização são vendidos como uma forma de poupar seu dinheiro e dão a possibilidade de participar de sorteios por um prazo determinado. É um produto financeiro e seu comercio é regulado pela Susep – Superintendência de Seguros Privados. Leia também   Carteira mensal recomendada Socopa
Quando você adquire um titulo de capitalização, parte do valor é destinado para realização dos sorteios, parte para a taxa de administração e outra parte para a capitalização do seu dinheiro.
Funciona da seguinte forma: o banco debita da sua conta o valor combinado para a compra do titulo ao longo dos meses. O valor é debitado conforme o prazo determinado. Então, ao final do prazo, você recebe de volta o valor. Título de capitalização é investimento?
Apesar de dar a chance de ganhar prêmios, os títulos de capitalização não são investimento. Os únicos que levam vantagem sobre eles são os bancos e os participantes que forem sorteados.
Além disso, durante o tempo em que seu dinheiro fica aplicado ele fica parado. E ainda rende muito pouco ou quase nada. Enquanto que qualquer outra modalidade pode te gerar lucros. Leia também   “Meu escritório é na praia”: O guia para ser um nômade digital
Inclusive, até a poupança, que possui rendimentos absurdamente pequenos, é mais compensadora que os títulos de capitalização.
Sendo assim, podemos dizer que os títulos são apenas uma forma barata do banco deter seu dinheiro. É ainda apenas mais uma das propagandas enganosas dos bancos. Porque é uma furada?
A resposta é simples: rende muito pouco, quase nada. Além disso, a única “vantagem” é participar dos sorteios dos prêmios. Porém, convenhamos, para participar de sorteios compensa mais a Mega-Sena, que tem prêmios bem melhores e a compra do bilhete é bem mais em conta.
Além de não render quase nada, eles não possuem liquidez. Isso mesmo! Ao comprar um titulo de capitalização é preciso manter o dinheiro até o fim do período negociado. Leia também   Como funciona o FGC – Fundo Garantidor de Crédito
Além disso possuem um prazo de carência e se você tirar o dinheiro antes tem de pagar multa. O que não acontece em aplicações financeiras.
Nada contra os gerentes de bancos, que estão apenas fazendo seu trabalho e tentando bater suas metas. Mas, os títulos de capitalização são uma enganação. Tags: BancosDinheiroInvestimentopoupançaprêmiossorteiosTitulo de capitalização