Vale a pena investir em Fundos Multimercados ? Confira agora

Depois de um 2017 espetacular e um 2018 de consolidação da indústria, diversos investidores nos perguntam: vale a pena investir em Fundos Multimercados ?
Para quem ainda não conhece, os Multimercados são um tipo de Fundo de Investimento que tem muita liberdade para adotar diferentes estratégias e tipos de investimentos.
Obviamente, existem diversos tipos de Fundos Multimercados. Alguns são mais conservadores e outros mais agressivos, com alta volatilidade e exposição em ativos de risco, como ações, por exemplo.
Dentre as diversas categorias, as que mais nos chamam a atenção são os Multimercados Macro. Nesse tipo de Fundo, o gestor tem muita liberdade na alocação dos recursos a partir de diferentes cenários da economia. Quando os juros estão em alta nos EUA, o gestor pode comprar Títulos de Renda Fixa por lá. Ademais, quando as Bolsas estão subindo na Europa, o gestor pode comprar ações de empresas europeias. Ou então, se o Tesouro Direto estiver rendendo bem aqui no Brasil, o gestor pode comprar Títulos Públicos Federais. O quanto da minha carteira devo colocar em Multimercados?
Entendemos que a diversificação em uma carteira é importante. Tão importante quanto a diversificação é o quanto cada investidor aceita de volatilidade. Entenda por volatilidade “o sobe e desce” nos retornos. Um Multimercado Macro, por exemplo, pode subir 3% em um mês e não render nada no mês seguinte.
Abaixo, separamos a alocação máxima nesse tipo de Fundo, levando em conta as carteiras dos nossos clientes: Perfil conservador (investidor que não gosta de volatilidade): até 10%; Perfil moderado (investidor que aceita um pouco de volatilidade): de 30% à 50%; Perfil agressivo (investidor que aceita grandes oscilações): de 50% à 90%.
Obviamente, esses perfis são (e devem) ser ajustados de acordo com cada investidor. O que esperar de 2019?
O Fundo Multimercado Macro costuma render bem em cenários de juros baixos, onde as aplicações de Renda Fixa se tornam menos atrativas. E esse é justamente o cenário que vivemos hoje. Os juros devem parar de cair, mas continuarão baixos por um bom tempo. A inflação deve continuar comportada e a economia, em recuperação.
Ou seja, temos hoje um cenário ideal para investimentos em Fundos Multimercados. Qual o retorno desses Fundos?
Em função da característica volátil desses Fundos, não temos como precisar qual será a sua rentabilidade. Os gestores, porém, trabalham com objetivos de retorno. Na maioria dos Fundos, o objetivo é bater o CDI em longo prazo. Dessa forma, alguns têm como meta rentabilizar CDI + 5% ao ano, enquanto outros mais agressivos, até CDI + 10% ao ano, por exemplo.
Sendo assim, nosso trabalho é justamente acompanhar como o gestor fará para atingir essas metas e se o tipo de investimento que ele faz pode ajudar a batê-las. Conheça o Top Fundos e receba as melhores recomendações e acompanhamento do mercado de Fundos de Investimentos
O Top Fundos de Investimentos é o produto mais completo do mercado. Investir em Fundos é uma das formas mais inteligentes de se investir. 
Adquirindo nosso produto, você receberá informações para investir nos mais rentáveis Fundos: Fundos de Renda Fixa Fundos de Previdência Fundos Internacionais Fundos Multimercados Fundos de Ações  Fundos Imobiliários
Além da possibilidade de diversificação de carteira, você terá acesso total a nossa equipe de atendimento via telefone, e-mail e WhatsApp.
 
Analistas Responsáveis
Danillo Sinigaglia Xavier Fratta, CNPI-T EM-1795
Daniel Karpouzas Barcellos, CNPI EM-1855
 
Quer ficar por dentro das novidades do mercado financeiro? Conheça o nosso Canal no Youtube e inscreva-se.
Importante: leia nosso Disclosure antes de investir.
Capitalizo análises e recomendações de investimentos.