ITUB4 e ITUB3: As melhores informações para qualquer investidor

ITUB4 ITUB3
Foto: (reprodução/internet)

Neste artigo, vai ser mostrado  tudo o que é possível saber de forma objetiva sobre as ações do Itaú (ITUB4, ITUB3) e se valerá a pena comprá-las.

PUBLICIDADE

Veja o que são as ações do Itaú (ITUB4, ITUB3)

O Itaú Unibanco é no momento o maior banco da América Latina.

As ações do Itaú (ITUB4, ITUB3) pagam dividendos todo mês (R $0,015 por ação). Melhor dizendo, se eu tenho 10 mil ações (que, no momento estão valendo aproximadamente R $350 mil), eu recebo R $150 por mês só por possuir essas ações em dividendos.

PUBLICIDADE

Porém, o que isso significa? O que quer dizer comprar ações do Itaú (ITUB4, ITUB3)?

Uma ação não é mais nada que um pequeno fragmento de uma empresa.

Quando uma empresa está aumentando de tamanho, em alguma altura, ela considera que precisa pegar dinheiro a fim de investir nesse aumento. Uma opção para isso, em vez de procurar por empréstimos, é abrir o seu capital.

Abrir capital significa simplesmente, em último estudo, que iniciar a venda de seu capital social na bolsa de valores nas característica de ações.

Desse jeito, se seu capital social vale R $10 milhões, é possível transformá-lo em dez milhões de ações, cada uma tendo o valor de R $1.

Quem realiza a compra dessas ações se torna “sócio” da empresa em que realizou a compra, de acordo com as características da ação e da porção delas esse sócio tem até possui o privilégio de interferir nas diretrizes da empresa.

PUBLICIDADE

As ações do Itaú (ITUB4, ITUB3) participam do índice Ibovespa e foram um dos fenômenos de 2016 para 2020, deixando da faixa dos R $20 de então aos atuais R $35/36 de agora, uma aumento de quase 100% em três anos. Um investidor que tivesse realizado a compra de R $100 mil em ações do Itaú (ITUB4, ITUB3) em 2016 teria conseguido R $75 mil até início de 2020.

Com a Crise do Novo Coronavírus, entretanto, a coisa mudou de forma. Em 3 de abril de 2020, as ações do Itaú Unibanco tiveram o custo de, mais uma vez, pouco mais de R $20.

E, durante o tempo em que muitos investidores iniciantes que foram arrastados para o mercado pela exaltação e pelos recordes do Ibovespa, para comprar topo, estão vendendo no desespero, talvez essa seja uma das maiores oportunidades para comprar as ações a um preço agradável.

Não, não está sendo dito que está no fundo do preço dessas ações. Pode abaixar mais? Pode. Mas não há dúvida de que, em um futuro, a exemplo de inteiramente todas as outras crises da bolsa, as ações das maiores empresas acabam por se regenerar.

Se esse vai ser o caso das ações do Itaú, só resta olhar com bastante cuidado os atributos dessa companhia.

O cenário para 2020, com a inflação ficando sob controle, juros baixos e ponto de vista de quedas ainda superiores, é de que os departamentos da economia se fortaleçam ainda mais.

Contudo, uma possível retrocessão causada pela Crise do Novo Coronavírus, substitui a coisa de figura.

Mas não era sem motivo  que a companhia vinha indicando um lucro de R $7,15 bilhões no 3º trimestre de 2019. No ano de 2018, o banco já havia obtido mais ou  menos 25,7 bilhões de reais.

Levando em conta esses números e dados sobre a empresa e as circunstâncias da economia brasileira: vale a pena adquirir ações do Itaú (ITUB4, ITUB3)?

É possível que as ações do Itaú (ITUB4, ITUB3) tenham caído tanto quanto poderiam na atual crise e neste momento correm o risco de ter um reparo ainda mais pra baixo?

Além disso, será que as ações do Itaú, tal como a ITUB3 (ON-Ordinária) quanto a ITUB4 (PN-Preferencial), possuirão uma performance tão importante quanto entre 2016 e início de 2020? Será que é uma ação para investir?

Investir em ações não é um motivo de sorte, nem tão pouco de se ter uma habilidade mística em fazer avisos futurísticos, saber o momento certo de comprar ou vender uma ação, necessita exclusivamente de se ter a estratégia e os utensílios de análise corretas.

PUBLICIDADE

INSCREVA-SE

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner