Melhor sabonete para o rosto: Não compre antes de ler isso

melhor sabonete para o rosto
Foto: (reprodução/internet)

Qual o melhor sabonete para o rosto?

Estabelecer uma rotina de skincare é muito importante para cuidar da saúde da sua pele. A pele é o órgão mais extenso do corpo humano e além de servir como uma camada de proteção, nela também acontecem reações químicas e outros processos.

PUBLICIDADE

Além disso, é importante saber que a principal molécula da estrutura da pele, o colágeno, vai tendo sua produção diminuída com o passar dos anos, devido aos hormônios sexuais. Por volta dos 30 anos, estima-se que 1% do colágeno do corpo é perdido e aos 50, a produção é de 35% a 40% do total.

Uma pele bem cuidada, ajuda a retardar o envelhecimento, traz um aspecto de saúde e mais beleza. Por isso, é importante levar em conta a faixa etária ao escolher os produtos para o skincare.

Por exemplo, se você tem 30 anos, deverá usar os produtos indicados para essa faixa etária, se tem 50 anos, deverá usar produtos que são específicos para retardar o envelhecimento. Além do mais, você também deverá levar em conta o seu tipo de pele.

PUBLICIDADE

O sabonete facial é o primeiro item na lista da rotina de skincare. Sua função é remover o excesso de sebo, resíduos, poluição e maquiagem, que tem a tendência de obstruir os poros, que pode favorecer o surgimento de cravos e criar o ambiente favorável para inflamações.

Devem ser escolhidos de acordo com a pele e os exageros devem ser evitados, porque a pele é uma barreira cutânea que precisa ser preservada e ter a hidratação conservada. Além disso, ele deverá ser aplicado com as mãos e movimentos leves e circulares na face, nada e usar esponjas, esfregar ou ficar esfoliando.

Que produtos eu preciso para fazer skincare?

Se você nunca teve uma rotina de skincare e não tem costume de passar hidratantes ou mesmo de cuidar da pele, você poderá começar instituindo uma rotina básica. Poderá comprar os principais produtos para manutenção da pele e, à medida que for vendo os resultados, poderá escolher de acordo com a necessidade.

Quais produtos você precisará comprar para começar? Inicialmente, os produtos coringas, são:

– Sabonete facial;

– Esfoliante;

PUBLICIDADE

– Tônico adstringente;

– Hidratante facial;

– Protetor solar.

Um dos produtos mais subestimados na hora de estabelecer uma rotina, é o sabonete fácil. Muitas pessoas acham que qualquer sabonete que tem em casa, pode ser usado no rosto. E isso não é o ideal, na verdade, pode prejudicar a pele do rosto.

Isso porque o sabonete corporal não tem o pH compatível com a pele do rosto, no caso de peles oleosas, isso poderá causar ressecamento e, em seguida, aumento da oleosidade, o que é denominado de efeito rebote e pode piorar a acne.

Como escolher o melhor sabonete facial?

Para escolher o melhor sabonete facial para você, é preciso entender qual o seu tipo de pele. Assim, você irá realizar a compra correta, terá bons resultados e não vai agredir a sua pele.

Lembrando que peles oleosas também precisam de cuidados específicos e não é indicado que você lave seu rosto várias vezes para retirar o óleo, usando até mesmo outros sabonetes.

– Sabonete facial para pele oleosa ou acneica. Nesse tipo de pele, os poros são dilatados, há uma intensa produção de sebo, aumentando o brilho da pele e tendência a ter acne.

Para esse tipo de pele, os sabonetes indicados são os adstringentes. O ideal é realizar a lavagem da pele duas vezes ao dia, isso ajuda no tratamento e mantem a integridade da barreira cutânea.

O principal ativo para esse tipo de pele, é o ácido salicílico. Além de diminuir a oleosidade, ele ainda é antimicrobiano e favorece a renovação celular.

– Sabonete facial para pele seca. Para esse tipo de pele, a produção de óleo é baixa e a necessidade de hidratação da pele é alta. Por isso, você poderá apostar nos sabonetes que contem ativos umectantes, ou seja, glicerina, ácido hialurônico e extratos vegetais, que vão ajudar a garantir a hidratação.

– Sabonetes para peles mistas ou normais. As peles mistas são uma combinação de oleosidade na zona T e bochechas ressecadas, características parecidas com a pele normal. Você poderá optar por um sabonete que reduza o brilho da pele sem ativos agressivos como o ácido acetilsalicílico.

PUBLICIDADE

INSCREVA-SE

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner