O gboard parou como resolver

O gboard parou como resolver
Foto: (reprodução/internet)

Sendo um erro bastante comum a mensagem aparecer “Gboard apresenta falhas continuamente” esse é o erro do teclado virtual do Google para iPhone (iOS) e android. Continue lendo caso esteja buscando sobre o gboard parou como resolver.

PUBLICIDADE

A mensagem é exposta na tela do celular quando o app trava e impede que o usuário digite pelo smartphone com o dispositivo. O Gboard é uma opção usada por alguns usuários para mudar o teclado padrão e consegui obter diversos recursos do Google.

O gboard parou como resolver.

Veja, na lista a seguir, seis disponíveis formas de resolver a falha “Gboard apresenta falhas continuamente” do teclado virtual no Google, para que o app funcione de forma normal em seu celular. Os passos podem ser  diferentes, dependendo do fabricante do seu celular.

Mudar o teclado padrão usado no smartfone

PUBLICIDADE

Ocasionalmente, falhas no Gboard podem ser causadas por uma atualização do aplicativo, ou pela falta de atualização, verifique se o seu aplicativo está atualizado na última geração. Nestes casos, escolher pelo teclado proveniente do sistema deve permitir que o usuário possa digitar no celular normalmente, enquanto os desenvolvedores do app não disponibilizam um novo update para que ocorra   correção do erro no Gboard.

Para fazer isso em celulares que utilizam o Android é fácil,  primeiro acesse as configurações e procure pela tela até encontrar a aba “Idioma e entrada”. Após isso, clique em “Teclado padrão” e escolha a opção do teclado da marca do seu celular. Vale ressaltar que alguns sistemas não possuem teclados originários e a solução para o seu problema será baixar algum outro aplicativo que tenha os mesmos recursos para poder substituir o Gboard provisoriamente.

Tentar reiniciar o smartphone

A antiga e simples tática de reiniciar o celular pode resolver o contratempo do teclado virtual do Google, isso porque inúmeros processos estão sendo realizados em segundo plano no celular e algumas dessas ações podem, provavelmente, atrapalhar o funcionamento do Gboard.

Quando o usuário efetua esse procedimento, alguns arquivos provisórios do celular são limpos, deixando espaço na memória RAM para que o celular funcione sem erros e repetindo todos os processos dos aplicativos. Para fazer isso é simples e você provavelmente já fez alguma vez, pressione o botão liga/desliga no seu smartphone android e toque em “Reiniciar”. No iPhone, é preciso desligar o celular e ligar novamente.

Desativar outros teclados do celular

PUBLICIDADE

Nos smartphones que possuem o sistema Android é permitido que o usuário ative mais de um teclado no celular. Contudo, essa maneira pode gerar erros e fazer com que o Gboard manifeste falhas. Inutilizando as outras ferramentas de digitação disponíveis pode corrigir o defeito.

Apague o cache do Gboard

Dados de cache conservam arquivos do sistema e permitem que os aplicativos trabalhem de forma mais rápida. Ainda assim, acumular essas informações pode dar falhas no teclado virtual do Google, caso algum dos arquivos armazenados seja alterado . Como os dados continuam armazenados na memória cache, o Gboard mostrará problemas mesmo após atualizar o app. Por isso, limpar o cache é uma das possíveis soluções para o problema.

Para resolver esse problema é simples, vá até as configurações e, depois, localize  “Armazenamento”. Em seguida, abra “Armazenamento Interno”. Para avançar, toque em “Apps” e ache o aplicativo Gboard. Conclua após selecionar a opção “Limpar Cache”. Vale ressaltar que o processo pode apresentar alterações de acordo com o fabricante do seu celular. A opção não está disponível no iPhone.

Desinstalar e instalar o Gboard

Em alguns casos mais extremos é preciso que o app saia do seu celular , o erro “Gboard apresenta falhas continuamente” pode ser solucionado ao desinstalar o aplicativo e baixá-lo de novo na Google Play Store. A ação considera que o app substitui eventuais arquivos corrompidos. Para fazer isso no sistema android é preciso que você acesse a loja do Google e busque por “Gboard”. Após isso, toque em “Desinstalar”. Depois só é preciso que você instale novamente o teclado.

No sistema operacional IOS do iPhone, é fácil só é preciso pressionar e segurar o ícone do Gboard na tela principal do celular e selecionar o ícone de “X” para desinstalar o aplicativo. Depois para acabar o processo, só é preciso realizar novamente o download na app store.

Ativar o Gboard como teclado padrão

Ainda que o utilizador não tenha instalado outros teclados no celular, um pequeno número de app possui o recurso embutido.

PUBLICIDADE

INSCREVA-SE

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner