O que é calica? Descubra de forma simples.

O que é calica
Foto: (reprodução/internet)

Você por acaso já ouviu alguém falar a palavra “calica” porém, não sabia o que ela significa? Então não se preocupe pois agora você está prestes a descobrir o significado dessa palavra. Saiba mais sobre o que é calica.

PUBLICIDADE

Existem muitas as pessoas que não fazem a menor ideia de qual seja o sentido dessa palavra, por isso aqui você vai encontrar a explicação.

Mesmo que essa palavra seja muito utilizada no estado do Rio de Janeiro, nos outros lugares do Brasil ela não é tão conhecida quanto lá conhecida.

Dessa forma, essa palavra pode de fato gerar um grande mal entendido em lugares onde a mesma não é conhecida.

PUBLICIDADE

Assim sendo, para aqueles que ainda não possuem “calica” dentro de seu vocabulário, aqui está a explicação de seu significado,isso vai acabar com as suas dúvidas e agora poderá adicionar ao seu vocabulário.

Veja qual o significado da palavra calica

A primeira coisa que devemos saber e ter em mente é que essa palavra é uma gíria, como já foi falado antes, ela é típica do Rio de Janeiro.

Sabendo disso, é preciso partir do contexto que ela é usada quando achar que algo é realmente muito bom.

Também podemos usar essa gíria para representar felicidade. Normalmente ela vem na maioria das vezes acompanhada de um “aí”, formando então a expressão “aí calica”, essa expressão será melhor explicada no decorrer do texto. Agora observe abaixo um exemplo dessa utilização com essa expressão:

“Aí Calica, a nova melhoria do Instagram foi perfeita!”

PUBLICIDADE

A palavra pode e vai certamente sofrer algumas alterações de seu significado a depender de seu contexto, no entanto, esse citado no exemplo acima é o seu principal sentido.

Como já foi dito no texto antes, ela é uma gíria. Para que você entenda melhor e mais sobre esses tipos de expressão leia o texto abaixo.

Veja o que é uma gíria

Gíria é uma forma de se expressar a partir da linguística utilizada em âmbitos informais.

Dessa maneira, as gírias não fluem como a norma culta, elas na verdade surgem a partir de um cenário criado sociocultural específico.

As gírias substituem os termos usados na linguagem formal por novas palavras que irão atribuir sentido a elas que lembram o seu contexto específico.

Dessa forma, quase certeza que a gíria não pode ser entendida em seu sentido literal, mas, sim, em  um sentido conotativo.

Isso é um possível problema, já que muitas pessoas não entendem as gírias já que não entendem o contexto que elas foram criadas e nem o que elas significam.

Após a explicação sobre o que significam as gírias você está completamente pronto para saber um pouco mais sobre Católica e seus sinônimos:

“Ai calica” é uma expressão normalmente usada para conseguir expressar os sentimentos de felicidade, alegria, ansiedade, celebração, empolgação, comemoração.

Agora abaixo veja a origem do meme, exemplos e sinônimos.

Sinônimos: caraca, calica, caramba.

Origem

A gíria “ai calica” teve sua origem a partir de um meme carioca, em que um menino do Rio de Janeiro gravou ele mesmo andando por locais e cantando. No vídeo gravado por ele, o mesmo diz: “Hoje é só baile, Ruinha, Mandela, Marcone, na 12 ela vai sentar. Ai calica! Tô muito doido meu fi, lavei o carro do meu pai agora. Tô fedendo a macaco, cabelo desinpentiado e tô feio! Mas é assim que a vida segue, vão tomar no cu!”
Logo após o vídeo ser publicado ele viralizou e “aí calica” acabou virou uma expressão usada para expressar a empolgação, ansiedade e felicidade.

Veja alguns exemplos:
“Chegou o melhor dia, ai calica!”
“Amanhã o pai vai tá na beca, ai calica!”
“Meu lanche tá vindo, ai calica!”

Um de seus sinônimos e o famoso e bastante usado: Caraca

É uma forma censurada e diferenciada de se falar “caralho”.

Interjeição que na maioria das vezes significa surpresa,  espanto, descontentamento, susto, felicidade, etc.

Sinônimos: calica, caramba.

Origem

Caraca vem do espanhol caraco ou carago, que também significa caralho, carajo. E também uma forma mais leve da fala carioca.

Exemplo:
“Caraca, toda essa burocracia consegue me dar raiva!”
“Caraca, essa voz é muito familiar”
“Meu Deus, você joga bem demais, caraca!”
“Caraca, acabei de receber um presente!”

PUBLICIDADE

INSCREVA-SE

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner