Descubra o que é unidade orgânica

o que é unidade orgânica
Foto: (reprodução/internet)

Você já ouviu falar em unidade orgânica no cadastro do INSS? Continue lendo para saber o que é unidade orgânica.

PUBLICIDADE

O INSS ou previdência social, é o instituto nacional do seguro social responsável pela arrecadação das distribuições para o regime da previdência social brasileira, que envolve, dentre outros aspectos, o pagamento de aposentadorias, pensões e outros auxílios e benefícios previstos em lei. Neste artigo você irá conhecer mais sobre esse assunto e também sobre o que é unidade orgânica descrita no cadastro do INSS.

O que é unidade orgânica do INSS?

De modo simples, a unidade orgânica que você encontrou no cadastro do INSS representa o departamento ou ainda, a repartição administrativa de uma organização. Esta por sua vez, representa uma parte do INSS ou da previdência social sendo que na prática, elas estão integradas e não são completamente independentes umas das outras.

PUBLICIDADE

Como saber o número da unidade orgânica do INSS?

Para consultar o saber da sua unidade orgânica do INSS, é importante saber que cada unidade orgânica possui um número de identificação próprio e a este número que é utilizado para a realização de cadastros e outros serviços burocráticos.

A unidade orgânica do INSS é cadastrada com um diferente conjunto de oito números que representa o CEP da unidade, sendo assim para que você obtenha o código postal da agência onde você será atendido, você deverá acessar o site oficial do meu INSS e em seguida deverá seguir o passo-a-passo a seguir: em primeiro lugar, você deverá digitar o CEP ou o seu endereço completo e em seguida deverá clicar em pesquisar, feito isso você deverá digitar os dados da sua agência e será encaminhado à uma tela com o nome da agência correspondente, bem como o endereço, do titular e o horário de atendimento desta agência. A partir disso e somente com estes dados, você conseguirá visitar uma unidade da previdência social e então agendar os seus atendimentos.

O que é o INSS?

O INSS é um benefício de modo geral, todos os trabalhadores formais têm direito. Deste modo, para que um contrato de trabalho seja válido nas normas vigentes do país e para que as devidas partes recebam os benefícios, é necessário que o registro no INSS seja feito e esteja em perfeita regularização, Além disso também é necessário o cadastro na constituição de fundo de garantia por tempo de serviço, o FGTS.

Como cadastrar unidade orgânica INSS?

PUBLICIDADE

Para cadastrar a unidade orgânica no INSS, você deverá acessar o portal meu INSS, seja pelo seu navegador ou pelo aplicativo do meu INSS e em seguida deverá clicar em inscrever no INSS. O procedimento é relativamente simples, você deverá seguir o passo-a-passo e informar todos os dados necessários para concluir o seu cadastro e no final da inscrição, um número será gerado e você deverá anotar este número, ele será utilizado posteriormente.

De modo geral, o objetivo da previdência social é executar os benefícios previdenciários que estão previstos no regime geral da previdência social, o que inclui controlar e também realizar o pagamento de aposentadorias e outros benefícios ao trabalhador, como por exemplo auxílio-doença e pensão por morte ou acidente de trabalho.

Como se cadastrar no INSS?

Se você ainda não está cadastrado, e deseja começar a contribuir com o Instituto Nacional do Seguro Social, ou ainda deseja ser o procurador ou representante legal de outra pessoa, é necessário que você entenda o passo a passo para realização do cadastro no INSS. Ao realizar a inscrição, será gerado um número de inscrição do trabalhador, mas para isso você já deverá estar inscrito no PIS, PASEP ou NIS. Deste modo, caso você já esteja inscrito, não será preciso se inscrever novamente, pois você poderá utilizar este número para a sua inscrição na previdência social.

O procedimento é feito quase que totalmente no portal meu INSS, neste portal você conseguirá inscrever-se no INSS a partir de uma série de informações que o sistema irá solicitar para a conclusão do seu cadastro. Após a inscrição de todos os seus dados pessoais e dos documentos solicitados, o número da inscrição será gerado no final da solicitação, sem muitas burocracias. Vale ressaltar, que cada inscrição seja para uma pessoa que não é contribuinte, o cadastro no INSS deverá ser feito através do número de telefone 135.

PUBLICIDADE

INSCREVA-SE

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner