Onde fica o código de segurança do CR-V

Onde fica o código de segurança do CR-V
Foto: (reprodução/internet)

Diversas dúvidas atingem muitas pessoas na hora de baixar o CRLV Digital e uma delas é relativa ao código de segurança exigido. Veja a seguir onde fica o código de segurança do CR-V.

PUBLICIDADE

A versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) está disponível para todo o território nacional. Para ter acesso ao documento digital, que possui igual validade do físico, é necessário iniciar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Através do aplicativo, também é possível aceder à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital.

Muitas pessoas, contudo, ficam com dúvidas na hora de baixar o CRLV Digital e uma delas diz respeito ao código de segurança demandado.

Há duas formas de realizar o download, sendo uma para pessoa física e outra para pessoa jurídica. O código de segurança do CRV será demandado em caso de veículos que estejam registrados em nome de pessoa física.

PUBLICIDADE

Código de segurança CRV

O primeiro passo para encontrar o código de segurança é saber antes distinguir o CRV (Certificado de Registro de Veículo) do CRLV, que é o documento de licenciamento anualmente renovado.

O CRV é o documento que denota a propriedade do veículo, antes chamado de DUT (Documento Único de Transferência). Tal documento não é de porte obrigatório ao dirigir e deve ser mantido em local seguro para que possa ser usado em eventual venda do veículo.

Conforme o Ministério da Infraestrutura, o número possui 11 (onze) caracteres e fica na parte superior à direita, estando localizado logo abaixo do número do CRV. Eles são atribuídos pelo sistema Renavam, e não há a possibilidade de ser modificado pelo Detran.

Esse código será preciso para gerar o documento de licenciamento do veículo (CRLV), tanto em sua versão digital (através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito), quanto para que se possa imprimir o documento.

Por tratar-se de um dado sensível, que é requerido justamente como checagem de que o cidadão está em posse do CRV, os canais de atendimento de quaisquer órgãos estaduais de trânsito não terão acesso ao código de segurança, portanto não existe a opção de recuperá-lo desta maneira.

CRLV Digital para Pessoa Física

Para aceder ao CRLV Digital que esteja registrado em nome de pessoa física, é preciso acessar diretamente o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito e estar em posse do código de segurança do CRV e o número do Renavam.

PUBLICIDADE
  • Faça o download do app da Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível de graça na Apple Store e no Google Play;
  • Selecione entrar com gov.br e faça o cadastro;
  • Na tela inicial do app, toque em veículos;
  • Depois clique na opção ‘toque aqui’ para adicionar um CRLV;
  • Entre com o número do Renavam e em seguida o código de segurança do CRV.

CRLV Digital para Pessoa Jurídica

Para uma Pessoa Jurídica, não é possível realizar o acesso através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito. É preciso recorrer ao Portal de Serviços do Denatran pelo menu “Meus veículos”, e necessita possuir o Certificado Digital ICP-Brasil (A1 ou A3) emitido em nome da pessoa jurídica que seja proprietária do veículo.

Passo a passo:

  • Faça acesso ao Portal de Serviços do Denatran;
  • Na tela inicial escolha “Meus veículos”;
  • A seguir serão exibidos os veículos que estejam registrados em nome da pessoa jurídica;
  • Clique sobre o veículo que queira, e a seguir baixe o CRLV nos formatos PDF ou P7S;
  • O download será feito e você poderá imprimir.

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio eletrônico (CRLV-e) já está disponível em quase todo o território nacional. Segundo o Denatran até este momento, além do Distrito Federal, 25 Estados, possuem tal funcionalidade. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou prazo para que os Detrans de todo o Brasil estejam adequados a oferecer aos motoristas o novo formato digital deste documento.

O CRLV-e traz todas as informações que estão contidas no documento impresso e tem idêntica validade jurídica do documento físico. É possível acessá-lo mesmo que o proprietário não esteja com acesso à internet, uma vez que o aplicativo gera um arquivo PDF com uma assinatura digital, o que confere a autenticidade do documento. A emissão é totalmente online e não é necessário ir até o Detran local para conseguir o documento digital.

Diferente do CRLV, o CRV não é um documento cujo porte é obrigatório e nem possui prazo de validade, sendo preciso emitir um novo somente quando ocorre transferência de propriedade, mudança de UF, ou alteração de determinadas características ou da categoria do veículo.

PUBLICIDADE

INSCREVA-SE

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner