
Diversas dúvidas atingem muitas pessoas na hora de baixar o CRLV Digital e uma delas é relativa ao código de segurança exigido. Veja a seguir onde fica o código de segurança do CR-V.
A versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) está disponível para todo o território nacional. Para ter acesso ao documento digital, que possui igual validade do físico, é necessário iniciar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Através do aplicativo, também é possível aceder à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital.
Muitas pessoas, contudo, ficam com dúvidas na hora de baixar o CRLV Digital e uma delas diz respeito ao código de segurança demandado.
Há duas formas de realizar o download, sendo uma para pessoa física e outra para pessoa jurídica. O código de segurança do CRV será demandado em caso de veículos que estejam registrados em nome de pessoa física.
Código de segurança CRV
O primeiro passo para encontrar o código de segurança é saber antes distinguir o CRV (Certificado de Registro de Veículo) do CRLV, que é o documento de licenciamento anualmente renovado.
O CRV é o documento que denota a propriedade do veículo, antes chamado de DUT (Documento Único de Transferência). Tal documento não é de porte obrigatório ao dirigir e deve ser mantido em local seguro para que possa ser usado em eventual venda do veículo.
Conforme o Ministério da Infraestrutura, o número possui 11 (onze) caracteres e fica na parte superior à direita, estando localizado logo abaixo do número do CRV. Eles são atribuídos pelo sistema Renavam, e não há a possibilidade de ser modificado pelo Detran.
Esse código será preciso para gerar o documento de licenciamento do veículo (CRLV), tanto em sua versão digital (através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito), quanto para que se possa imprimir o documento.
Por tratar-se de um dado sensível, que é requerido justamente como checagem de que o cidadão está em posse do CRV, os canais de atendimento de quaisquer órgãos estaduais de trânsito não terão acesso ao código de segurança, portanto não existe a opção de recuperá-lo desta maneira.
CRLV Digital para Pessoa Física
Para aceder ao CRLV Digital que esteja registrado em nome de pessoa física, é preciso acessar diretamente o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito e estar em posse do código de segurança do CRV e o número do Renavam.
- Faça o download do app da Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível de graça na Apple Store e no Google Play;
- Selecione entrar com gov.br e faça o cadastro;
- Na tela inicial do app, toque em veículos;
- Depois clique na opção ‘toque aqui’ para adicionar um CRLV;
- Entre com o número do Renavam e em seguida o código de segurança do CRV.
CRLV Digital para Pessoa Jurídica
Para uma Pessoa Jurídica, não é possível realizar o acesso através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito. É preciso recorrer ao Portal de Serviços do Denatran pelo menu “Meus veículos”, e necessita possuir o Certificado Digital ICP-Brasil (A1 ou A3) emitido em nome da pessoa jurídica que seja proprietária do veículo.
Passo a passo:
- Faça acesso ao Portal de Serviços do Denatran;
- Na tela inicial escolha “Meus veículos”;
- A seguir serão exibidos os veículos que estejam registrados em nome da pessoa jurídica;
- Clique sobre o veículo que queira, e a seguir baixe o CRLV nos formatos PDF ou P7S;
- O download será feito e você poderá imprimir.
O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio eletrônico (CRLV-e) já está disponível em quase todo o território nacional. Segundo o Denatran até este momento, além do Distrito Federal, 25 Estados, possuem tal funcionalidade. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou prazo para que os Detrans de todo o Brasil estejam adequados a oferecer aos motoristas o novo formato digital deste documento.
O CRLV-e traz todas as informações que estão contidas no documento impresso e tem idêntica validade jurídica do documento físico. É possível acessá-lo mesmo que o proprietário não esteja com acesso à internet, uma vez que o aplicativo gera um arquivo PDF com uma assinatura digital, o que confere a autenticidade do documento. A emissão é totalmente online e não é necessário ir até o Detran local para conseguir o documento digital.
Diferente do CRLV, o CRV não é um documento cujo porte é obrigatório e nem possui prazo de validade, sendo preciso emitir um novo somente quando ocorre transferência de propriedade, mudança de UF, ou alteração de determinadas características ou da categoria do veículo.