Quanto tempo demora para constar no sistema o pagamento do licenciamento?

Quanto tempo demora para constar no sistema o pagamento do licenciamento

O licenciamento é um procedimento anual e obrigatório, que permite a circulação de veículos em todo nosso território nacional. O principal objetivo do licenciamento é atestar que o veículo que está circulando, encontra-se em devidas condições ambientais e de segurança para circular em vias públicas.

PUBLICIDADE

No entanto, muitas vezes, na prática, isto não acontece, pois a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), cujo porte é obrigatório ao condutor, não está vinculada a uma inspeção rigorosa do automóvel na maioria dos municípios brasileiros. No entanto, recentemente, milhares de brasileiros que pagaram a taxa do licenciamento, tem se queixado que o pagamento nao conta no sistema. Neste artigo, você vai saber um pouco mais sobre esse assunto e vai descobrir quanto tempo demora para constar no sistema o pagamento do licenciamento. Confira!

Como solicitar o licenciamento?

Atualmente, a solicitação do licenciamento passou a ser digital, e você pode realizá-la no próprio site do Detran. No entanto, para veículos oficiais, que constam bloqueios e de categoria aluguel, a emissão do licenciamento ainda deverá ser realizada nas unidades presenciais.

Pagamento da taxa

A taxa de licenciamento deve ser paga com o número do Renavam do veículo nas agências bancárias, caixas eletrônicos ou pela Internet. Não há emissão de guia ou boleto, mas o próprio sistema bancário informará os possíveis débitos referentes ao seguro obrigatório (DPVAT), multas e IPVA. Caso existam débitos, será necessário efetuar o pagamento. Se você pagou o licenciamento, e perdeu o comprovante de pagamento, entre em contato com o Detran ou com a Secretaria da Fazenda do seu estado.

PUBLICIDADE

Para imprimir a segunda via do licenciamento?

Segundo o próprio site do Detran de São Paulo, a segunda via deverá ser impressa pelo portal do Detran, além disso, lembre-se que não haverá mais a rotina de emissão de 2ª via do CRLV, pois o licenciamento está disponível no portal do Detran para realização do download ou impressão. No entanto, se você receber a guia com dados de pagamentos e do seu veículo errado, será preciso ir até uma unidade física do Detran, para que verifique os procedimentos necessários para fazer a correção do documento.

Quanto tempo demora para constar no sistema o pagamento do licenciamento?

Recentemente, muitos motoristas têm reclamado que mesmo depois do pagamento do licenciamento, a demora para a documentação digital tem sido desgastante. No entanto, embora o tempo máximo de espera deveria ser de três dias úteis, segundo o próprio Departamento Estadual de Trânsito, não é o que acontece, na maioria das vezes.

Muitas vezes, a liberação do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo ( CRVL ) digital, tem demorado até cinco dias úteis. Além da demora para liberar o documento, muitos motoristas reclamam que o até mesmo o site do Detran não atualiza as informações, trazendo dados do licenciamento ainda do ano passado. Como recentemente, a única maneira de obter este documento, é exclusivamente digital, o problema tem se agravado, pois o detran não tem mais emitido o documento em papel.

Por último, caso você tenha se esquecido de pagar o licenciamento, você também poderá solicitar o licenciamento do exercício anterior normalmente, no próprio site do Detran. Caso a taxa de licenciamento não seja paga até o último dia útil do mês referente ao número final da placa, haverá incidência de multa e juros. Mas, se ainda pior, caso o licenciamento não tenha sido feito nos últimos dois anos, antes de pagar a taxa você deverá solicitar o desbloqueio do sistema para pagamento do licenciamento do veículo à Secretaria da Fazenda.

O licenciamento é um procedimento anual e obrigatório, que permite a circulação de veículos em todo nosso território nacional, sendo que o principal objetivo do licenciamento é atestar que o veículo que está circulando, encontra-se em devidas condições ambientais e de segurança para circular em vias públicas.

No entanto, na maioria das vezes e na prática, isto não acontece, pois a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), cujo porte é obrigatório ao condutor, não está vinculada a uma inspeção rigorosa do automóvel na maioria dos municípios brasileiros.

PUBLICIDADE

Além disso, milhares de brasileiros que pagaram a taxa do licenciamento, tem se queixado que o pagamento não conta no sistema. O tempo correto, para a baixa do seu pagamento do licenciamento, é de 3 dias úteis, mas isto pode se estender um pouco mais. Neste caso, lembre-se de guardar o seu comprovante de pagamento, em caso de ocorrer algum erro, você poderá se prevenir!

PUBLICIDADE

INSCREVA-SE

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner