Saiba quantas centenas tem o número 324

quantas centenas tem o número 324
Foto: (reprodução/internet)

Descubra o que são os números decimais

Para simbolizar todos os números utiliza-se exclusivamente dez algarismos, 0 (zero), 1 (um) , 2 (dois), 3 (três), 4 (quatro), 5 (cinco), 6 (seis), 7 (sete), 8 (oito) e 9 (nove).

PUBLICIDADE

É óbvio que os próprios algarismos abordados anteriormente podem representar de modo direto os números 0 (zero), 1 (um) , 2 (dois), 3 (três), 4 (quatro), 5 (cinco), 6 (seis), 7 (sete), 8 (oito) e 9 (nove). No entanto, para números superiores a 9 (nove) fazemos uma organização dos mesmos algarismos em posições convenientes para representá-los de modo distinto e claro.

De modo diferente porque, a amostra “01” (zero e um) e “10” (dez) são coisas bastante diferentes, apesar de usarem os semelhantes algarismos.

No Sistema Decimal, a colocação,a ordem que qualquer algarismo ocupa na forma de escrever o número é de grande importância. Já no Sistema Egípcio, a ordem não tem importância, como uma forma de exemplo.

PUBLICIDADE

Vamos pensar em três nomes abreviados (a, b, c) para as localidades ocupadas pelos algarismos num número, para fazer essa importante diferenciação.

a para ser utilizado como unidade

b para ser utilizado como dezena

c para ser utilizado como centena

Agora de uma forma bem detalhada para você entender com 3 (três) números como exemplos.

O número 8 (oito) tem:

PUBLICIDADE

8 (oito) sua unidade, pois está na primeira posição, a colocação das unidades. Esta é a 1ª (primeira) Ordem do número 8 (oito).

O número 72 (setenta e dois)  tem:

2 sua unidade, pois está na primeira posição, a colocação das unidades. Esta é a 1ª (primeira) Ordem do número 72 (setenta e dois).

7 (sete) sua dezena, pois está na segunda posição, a colocação das dezenas. Esta é a 2ª (segunda) Ordem do número 72 (setenta e dois).

O número 345 (trezentos e quarenta e cinco) tem:

5 (cinco) sua unidade, pois está na primeira posição, a colocação das unidades. Esta é a 1ª (primeira)  Ordem do número 345 (trezentos e quarenta e cinco).

4 (quatro) sua dezena, pois está na segunda posição, a colocação das dezenas. Esta é a 2ª (segunda) Ordem do número 345 (trezentos e quarenta e cinco).

3 (três) sua centena, pois está na terceira posição, a colocação das centenas. Esta é a 3ª (terceira) Ordem do número 345 (trezentos e quarenta e cinco).

As ordens dos números sempre será contada da esquerda para a direita.

Número, centenas, dezenas, unidades.

Veja agora as classes de números

Números de 0 (zero) a 999 (novecentos e noventa e nove), que usam até três algarismos (números), compõem a primeira Classe de números naturais.

Qualquer classe de números superiores a 999  (novecentos e noventa e nove) ainda irão ter c, b, a nas suas respectivas classes. Somente terão um complemento nos nomes para ficarem diferentes e sabermos onde estão no número.

Na inscrição Francesa para o Sistema Decimal, quando forem mencionados números maiores que 999 (novecentos e noventa e nove), fazemos a diferenciação de Classes utilizando o ponto “.” ou colocando um espaçamento entre uma classe e outra.

Observe, podemos escrever 12.345 (doze mil e trezentos e quarenta e cinco) ou mesmo 12 345 (doze mil e trezentos e quarenta e cinco) ou até 12345 (doze mil e trezentos e quarenta e cinco), neste último caso sem diferenciação visual das classes, algo que não tem nenhum problema, o número ainda será o mesmo.

Uma observação aqui e também que existe a Notação Inglesa que distingue-se da Notação Francesa, a que utilizamos no Brasil. Já na Notação Inglesa, a vírgula “,” faz a uma separação de classes.

Isso é algo que precisa ser mencionado porque você pode sem querer usar uma calculadora que irá apresentar a Notação Inglesa e você poderá se confundir ao digitar 1234 (doze mil e trezentos e quarenta e cinco) e encontrar no visor “12,354” (doze mil e trezentos e quarenta e cinco) e pensar… “Digitei 12345 (doze mil e trezentos e quarenta e cinco). Ué?” Não fique preocupado, no visor temos o número 12345 (doze mil e trezentos e quarenta e cinco), mas em uma Notação Inglesa, a que utiliza a vírgula como uma forma de separar as classes existentes.

PUBLICIDADE

INSCREVA-SE

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner