Tem como descobrir quem usou meu cartão de crédito na internet?

Tem como descobrir quem usou meu cartão de crédito na internet
Foto: (reprodução/internet)

Não restam dúvidas de que o cartão de crédito pode facilitar a nossa vida, e é cada vez mais comum utilizarmos o cartão para realizar compras pela internet. Continue lendo para saber se tem como descobrir quem usou meu cartão de crédito na internet.

PUBLICIDADE

Mas esse fator aumenta o risco de sermos vítimas de fraude e ter os dados do nosso cartão roubado.

Co certeza você já deve ter ouvido falar ou até mesmo foi vítima de algum tipo de golpe envolvendo o cartão de crédito, e o que era facilidade, se transformou em dor de cabeça. No Brasil, isso tem se tornado comum.

Mas você não precisa deixar de usar o seu cartão de crédito, é preciso apenas saber como proceder, caso isso aconteça com você ou com uma pessoa próxima. Neste artigo, nós vamos te ensinar como identificar se o seu cartão foi utilizado por terceiros e como proceder.

PUBLICIDADE

O que fazer se meu cartão for usado por terceiros?

É possível descobrir se outra pessoa utilizou seu cartão de crédito para fazer compras indevidas na internet. É possível visualizar cada compra realizada com o cartão pela fatura do cartão, nela você conseguirá visualizar onde a compra foi realizada. Mesmo que a localização exata não apareça, você poderá descobrir qual compra foi em loja física e em loja online.

O Código de Defesa do Consumidor, uma lei que protege os consumidores e suas relações de consumo, uma vez que este tem um poder econômico menor que as empresas e prestadores de serviço, diz em seu artigo 14º:

O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.”

Isso quer dizer que o Banco, o fornecedor do serviço, é o responsável pela reparação do dano causado – o uso indevido do cartão de crédito.

Sendo assim, você poderá seguir os seguintes passos:

PUBLICIDADE

– Entre em contato com o Banco ou com a administradora do cartão de crédito para descobrir onde a compra foi realizada e qual valor foi utilizado;

– Assim que a fraude for identificada, entre em contato com o Procon da sua região, que é o órgão responsável por resolver esses assuntos. Você precisará ter em mãos todos os documentos que comprovem a cobrança indevida.

– Lembrando que, se o pagamento dos valores na fatura ainda não tiver sido feito, a administradora do cartão de crédito ou o Banco realizam a exclusão da compra e da cobrança. Caso você já tenha realizado o pagamento, eles farão o estorno do valor pago. Você terá o direito de receber o reembolso do dobro do valor.

– Solicite o cancelamento do seu cartão de crédito. Não é aconselhável continuar com um cartão cujos dados foram vazados. Peça o cancelamento do seu cartão e solicite o envio de um novo pelo site do banco, ligação, na agência bancária ou pelo aplicativo. Dessa forma você ficará mais seguro.

O que fazer se a operadora do cartão não devolver o seu dinheiro?

As operadoras já estão habituadas a lidar com problemas como esses e a devolverem o dinheiro. Mas existe a possibilidade de não o fazerem. Por isso, para evitar aborrecimentos futuros, é preciso anotar o numero do protocolo de ligação sempre que você entrar em contato com o Banco ou a administradora do cartão.

Se você tiver ido pessoalmente até a sua agência, peça ao gerente para assinar um termo que comprove que você reportou a ele a fraude e pediu o cancelamento do cartão.

Com a posse desses documentos, procure na sua cidade o Juizado Especial Cível, lá você irá receber orientação jurídica correta e dará entrada em um processo juducial.

Como se proteger de fraudes no seu cartão de crédito

Para evitar dores de cabeça com o seu cartão de crédito, existem algumas atitudes que podem ser tomadas:

– A maioria dos bancos disponibilizam ao cliente um cartão para compras online que possui número e código de segurança diferentes do cartão físico, o que dará mais segurança para as suas compras na internet.

– Antes de fechar uma compra pela internet, pesquise o nome da loja no site Reclame Aqui. Lá é possível ver as avaliações da loja, os problemas comuns e se ocorreram fraudes em compras realizadas lá.

– Tenha o aplicativo do seu banco instalado no seu celular e ative as notificações de compras feitas pelo seu cartão. Assim, será possível controlar em tempo real todas as compras que são feitas.

PUBLICIDADE

INSCREVA-SE

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner