Water Cooler: Leia isso antes de comprar

Water Cooler
Foto: (reprodução/internet)

Infelizmente no passado os water coolers não existiam e, a única forma de alguém ter um era criar um a partir de algumas peças avulsas. Felizmente, nos dias de hoje, essas peças já estão sendo fabricadas e, com um excelente efeito de resfriamento.

PUBLICIDADE

Os sistemas water cooler são realmente incríveis e vale muito a pena instalar um no seu PC.

Agora entenda o que são os water coolers

Se você tem um PC comum, já entende que eles apresentam em geral um sistema de resfriamento por ventoinha, quer dizer que eles possuem um mini ventilador.

PUBLICIDADE

O water cooler tem o mesmo papel, mas o método é diferente. Ainda que o seu nome seja, a refrigeração não é realizada com água propriamente dita.

Ele equivale a um sistema fechado em que uma bomba é encarregada pela circulação do fluido. O caminho do líquido provoca o resfriamento do aparelho. O fluido quente vai até o radiador, onde as ventoinhas realizam o resfriamento do pc.

Vale ressaltar que o processo é bastante rápido e por isso o resfriamento é muito eficiente. Isso é uma coisa fundamental para computadores de performance elevada e também para os gamers.

Porém como o sistema é complicado é formado por vários componentes, ele pede mais espaço com diferença a refrigeração comum.

De qualquer jeito, os water cooler são sistemas bastante mais potentes, eficientes e silenciosos com comparação ao sistema convencional.

Além do que, também é capaz customizar a sua peça com elementos luminosos, luzes coloridas de led.

PUBLICIDADE

Por que motivo o PC gamer necessita desse sistema de resfriamento?

Quem está familiarizado com as competições sabe que o computador precisa ter uma ótima performance e, muitas vezes, é exigido muito dele.

O desempenho do equipamento é essencial para que o jogador consiga manifestar toda a sua habilidade e permanecer entre os primeiros colocados.

Mas toda essa função da máquina produz uma grande quantidade de calor. Então contar com um sistema eficaz de refrigeração é realmente algo fundamental.

Além de propiciar maior estabilidade, uma apropriada refrigeração é essencial para estender a vida útil do aparelho.

Em conclusão, vale a pena dizer ainda que o water cooler consegue ser customizado, o que dá a ele uma ótima aparência, que vai dar um diferencial muito divertido ao seu gabinete gamer.

Sistemas com water coolers não se derramam?

Quando se discute sobre colocar um sistema de refrigeração que contém um líquido passando em seu interior, muitos indivíduos ficam com medo de que ocorra vazamentos. Com motivo, posto que os componentes elétricos não se acertam nem um pouco com água.

Tristemente a resposta para essa questão não é a mais agradável que você poderia ter. Então sim, isso acontece de vez em quando.

Acima de tudo, isso acontece em principalmente produtos de baixa ou qualidade ruim, que sejam mais baratos, os escapes de água podem ocorrer com frequência.

Porém os fabricantes têm se dedicado muito em melhorar essa parte dos seus produtos e diversos modelos já têm métodos de segurança. No entanto, para impedir acidentes é indispensável fazer manutenções frequentes.

Quais são os elementos de um water cooler?

Como você já sabe, o water cooler é bem mais complicado com relação às ventoinhas tradicionais. Contudo, você sabe quais são os componentes que constituem esse equipamento?

Waterblock: fornece o calor da máquina para o líquido; Reservatório: é onde o fluido fica guardado; Radiador: inclui ventoinhas que resfriam o líquido que vem do waterblock; Conectores: Ligam as mangueiras aos outros elementos, como o radiador, como bomba e reservatório; Mangueiras: por onde atravessa o fluido; Fluido: resumidamente é uma mistura de água e aditivos químicos; Bomba: determina o fluxo do líquido que passa pelo sistema.

O que saber antes de comprar um water cooler?

Para tirar o extremo proveito do seu water cooler é primordial que ele tenha as características apropriadas para o seu PC e que esteja de combinação com as suas necessidades.

Tamanho

De maneira oposta dos sistemas de resfriamento básicos, os water cooler dominam bem mais espaço. Por isso, leve em conta o total de espaço que todas as partes vão ocupar no local em que você irá se posicionar.

PUBLICIDADE

INSCREVA-SE

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner