Vantagens de investir no tesouro direto. Confira agora!

Vantagens de investir no Tesouro Direto
Hoje vamos falar a respeito de algumas vantagens de investir no Tesouro Direto e aprender a simular suas aplicações. Como escolher onde investir?
Escolher a forma de aplicar o seu dinheiro não é uma tarefa simples. Para te ajudar a encontrar a melhor maneira de fazer o seu dinheiro render de acordo com sua realidade e seus objetivos, listamos as principais vantagens da aplicação no tesouro direto. Uma modalidade que além de segura, pode ser muito rentável.
Nos últimos anos, o brasileiro tem saído da poupança e colocado seu dinheiro no tesouro direto. Enquanto a poupança tem rendido pouca coisa acima da inflação, o tesouro direto tem rendido muito bem. Acessível para investir e para retirar o dinheiro
Uma das principais vantagens de aplicar no Tesouro Direto é ser extremamente acessível.
Não é preciso grandes quantias para começar uma aplicação. Com R$ 30 reais já é possível começar. Nesse sentido, o tesouro direto é muito mais democrático e vantajoso que os investimentos em CDB’s, LCI e LCA, por exemplo. Esses últimos costumam exigir um aporte financeiro mínimo para iniciar as aplicações. Geralmente acima de mil reais ou até mais.
Além disso, o tesouro direto possui uma liquidez diária.  Dessa forma, permite a venda dos títulos comprados antes do que investidor tinha planejado.  Embora, caso você faça isso, a rentabilidade possa ser maior ou menor, dependendo de qual título foi escolhido no momento da compra. A liquidez também faz do tesouro direto o mais indicado para quem pretende fazer investimentos recorrentes, por exemplo, todo mês. Você pode investir e retirar o dinheiro sempre que quiser. Segurança
Outra grande vantagem dos títulos do tesouro direto é a segurança. Para entender o motivo de ser considerado um investimento tão seguro, lembre-se que ao comprar um título público, você basicamente está emprestando o seu dinheiro ao governo que, por sua vez, devolverá a quantia com juros.
Além disso, o Tesouro Direto tem a garantia da instituição financeira mais segura e sólida do país: o tesouro nacional. Como todos os bancos no país também possuem uma enorme quantidade de títulos públicos, caso este o governo desse um “calote”, todas as instituições financeiras do país quebrariam. Por isso, a chance do governo não saldar essas dívidas (incluindo a que você emprestou para ele, lembra?) é mínima. Ou seja, se o  tesouro ”quebrar” é possível que haja um colapso total do mercado financeiro.
Basta dizer que na pior das hipóteses, o tesouro nacional ainda tem o poder de imprimir moeda para pagar os seus credores (no caso, você). Isso geraria uma crise sem precedentes e uma inflação nas alturas. Mas o governo prefere isso a deixar de pagar as dívidas públicas. Por isso o tesouro garante, no mínimo, o retorno integral do valor investido. Rentabilidade
Uma grande vantagem do Tesouro Direto é o fato de aliar a segurança com o uma rentabilidade real. Isso é importante para aqueles investidores que possuem um perfil mais conservador e não quer que a inflação ”coma” seus retornos.
Lembrando que no site do Tesouro Direto, temos, diariamente, todos os títulos para negociação. Confira:
Simulador do Tesouro Direto
No site do Tesouro também é possível que você faça simulações de aplicações. Você pode simular com diferentes títulos, valores e prazos. Confira o vídeo abaixo e saiba como utilizar o simulador do Tesouro Direto:
Quer receber as melhores análises e recomendações para investir no Tesouro Direto?
Com o nosso produto Top Renda Fixa, você conta com as melhores recomendações e análises de Títulos de Renda Fixa (CDBs, LCIs, LCAs, Debêntures, LCs, FIDCs, CRAs, CRIs, e LFs) e Tesouro Direto. Incluindo também, a Carteira Recomendada de Tesouro Direto.
Você conta ainda com todo o nosso suporte e consultoria para ver qual o melhor momento para cada tipo de título de Renda Fixa. Caso o seu interesse seja o de montar uma carteira diversificada de investimentos, conheça também o nosso produto Carteiras Capitalizo.
 
Analistas Responsáveis
Danillo Sinigaglia Xavier Fratta, CNPI-T EM-1795
Daniel Karpouzas Barcellos, CNPI EM-1855
 
Quer ficar por dentro das novidades do mercado financeiro? Conheça o nosso Canal no Youtube e inscreva-se.
Importante: leia nosso Disclosure antes de investir.
Capitalizo análises e recomendações de investimentos.