O que é órgão emissor? Aprenda de forma simples

O que é órgão emissor
Foto: (reprodução/internet)

Você sabe o que é órgão emissor? Neste artigo você irá descobrir o que é o órgão emissor, o que ele significa e qual a sua importância para o cidadão. Confira a seguir!

PUBLICIDADE

O que é o órgão emissor?

O órgão emissor ou órgão expedidor representa cada órgão público brasileiro que emite ao cidadão os documentos como a carteira de identidade, o passaporte ou ainda o cadastro de pessoa física. Esse é um documento emitido por um órgão governamental autorizado para a emissão de tal documento.

O que é o órgão emissor do RG?

O documento de identificação de cada brasileiro é o registro geral, mas conhecido como o RG, que geralmente é emitido pela secretaria de segurança pública de cada estado.

Sendo assim, para que você possa encontrar o órgão emissor na sua carteira de identidade, basta verificar as letras que constam na sigla junto ao estado. Por exemplo: uma carteira de identidade emitida pela secretaria de segurança pública de São Paulo provavelmente estará inscrita no seu RG como sendo “SSP-SP”.

PUBLICIDADE

O que é órgão expedidor?

Embora possa confundir, o órgão expedidor é a mesma coisa que o órgão emissor, ou seja, é o órgão público responsável pela emissão dos mais variados documentos de cidadãos brasileiros.

Ele emite documentos como o registro geral, mais conhecido como a carteira de identidade, a certidão de nascimento, o atestado de antecedentes criminais, a carteira de motorista, o passaporte, entre outros.

Onde fica o órgão expedidor na identidade?

Nos documentos de identificação, a sigla do órgão governamental que realizou a emissão do documento geralmente está localizada abaixo da informação do estado, na horizontal do documento juntamente com a unidade da federação.

O que se coloca no órgão expedidor?

É muito comum encontrar na hora de preencher algum documento a solicitação do órgão expedidor, para isso, basta colocar a sigla SSP caso o seu documento tenha sido expedido pela secretaria de segurança pública e a sigla do seu estado, caso a sua carteira de identidade tenha sido realizada pela polícia civil.

A UF do órgão emissor

A sigla UF é a abreviação de unidade federativa, onde cada brasileiro tem o seu próprio código de identificação, elas constam na sua carteira de identidade e em qualquer outro documento que você possua geralmente no verso da cédula.

Geralmente as pessoas ficam na dúvida sobre a identificação do órgão expedidor na carteira de identidade é importante lembrar nesses casos que o registro geral, ou seja o RG é um documento pessoal expedido normalmente pela secretaria de segurança pública que está registrada no seu documento pela sigla SSP de cada estado.

PUBLICIDADE

No entanto, a secretaria de segurança pública não é a única responsável pela emissão de documentos, a diretoria de identificação civil também emite Registro civil, nesses casos a sigla é DIC.

Exemplos de órgãos expedidores

Existem diversos exemplos de órgãos expedidores, os mais conhecidos são a secretaria de segurança pública e a sua unidade da federação, o cartório civil, a polícia federal, o Detran, dentre outros.

O que é o RG?

Dentro dos documentos principais onde constam órgão emissor, está o RG. O RG, é a sigla para o termo registro geral, ele é um documento importantíssimo, senão o principal documento para a maioria dos brasileiros, pois é somente a partir deste documento que é possível emitir os outros.

A sua importância se dá fundamentalmente devido ao fato de que ele representa a identidade de cada pessoa registrada no Brasil.

Como tirar o RG junto com o CPF?

Não é possível tirar os dois documentos ao mesmo tempo, em primeiro lugar é necessário tirar o RG e em seguida solicitar o seu CPF. Atualmente, se você precisa criar o seu CPF ou alterar dados do mesmo ou do seu RG, você deverá solicitá-los em lugares diferentes.

É possível fazer o RG e CPF para menores de 16 anos, para isso será necessário que um responsável faça a solicitação judicialmente.

O RG bem como o CPF são documentos extremamente importantes para o cidadão brasileiro, pois lhe garantem o acesso a direitos básicos e gratuitos na sociedade, Como por exemplo o acesso à escola pública e a saúde pública de qualidade.

Além disso, somente por meio desses documentos é possível a criação de outros documentos como por exemplo o passaporte.

PUBLICIDADE

INSCREVA-SE

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner