Teste webcam: Veja um passo a passo simples e rápido

Teste webcam
Foto: (reprodução/internet)

Teste webcam – Passo a passo

Quem nunca teve algum problema com a Webcam na hora de entrar em uma videoconferência ou até mesmo em uma live, não é mesmo? Imprevistos acontecem e é preciso nos adiantarmos para evitar dores de cabeça.

PUBLICIDADE

Com a rápida revolução digital, impulsionada por esses tempos de pandemia, vimos que é cada vez mais essencial estar bem equipado e preparado para as reuniões que se tornaram parte do dia a dia, pelos principais aplicativos de videoconferência, como Zoom, Google Meet, Microsoft Teams, Skype e até para lives, como Twitch ou YouTube.

Neste artigo, nós vamos te dar dicas de como se preparar para testar a webcam no seu computador, seja ele com sistema operacional Windows ou macOS, para ficar longe dos imprevistos.

Mas antes, é importante dizer que um bom equipamento é o primeiro passo para evitar problemas e trabalhar com uma boa performance. Um bom equipamento traz melhorias para transmissão da imagem. Lembrando que a tela do computador também é essencial para explorar melhor as características da câmera.

PUBLICIDADE

Como testar a webcam?

Antes de realizar um teste, é preciso saber que existem diferentes métodos e aplicativos para realizar o teste da câmera no seu notebook ou computador. Além disso, os passos que você vai seguir, dependerão de qual é o sistema operacional que roda na sua máquina, se é Windows ou macOS.

Testando a webcam no Windows

Para realizar o teste da sua webcam utilizando o sistema operacional do Windows, siga os seguintes passos:

Passo 1. Abra o menu Iniciar do seu computador e busque pelo aplicativo “Câmera”.

Passo 2. Após a abertura do aplicativo, vai aparecer na sua tela a sua webcam e você poderá começar a fazer os testes para saber se o funcionamento está adequado.

Testando a webcam no macOS

Se você estiver usando o sistema operacional macOS, poderá fazer o seguinte:

Passo 1. Se o teste for realizado em um Mac, abra o Finder e busque por Aplicativos.

PUBLICIDADE

Passo 2. Procure pelo aplicativo “Photo Booth” e clique na ferramenta.

Passo 3. Após iniciar o aplicativo, você verá que a câmera estará funcionando se a imagem aparecer na tela e a partir daí, você poderá realizar os testes na sua webcam para avaliar se ela está funcionando perfeitamente.

Testando a webcam no Zoom Meetings

O aplicativo do Zoom é um dos mais populares para realização de videoconferências, seja para aulas ou para reuniões. Para realizar os testes com a webcam nesse aplicativo, siga os passos.

Passo 1. Baixe o aplicativo do Zoom Meetings, abra e faça o login da sua conta.

Passo 2. Clique em “settings” (configurações em inglês), opção que fica abaixo da sua imagem de perfil.

Passo 3. Após abrir o menu de configurações, clique em “Vídeo”. Você poderá visualizar a opção de câmera, a fim de testar sua webcam se ela estiver funcionando e avaliar as opções.

Testando a webcam no Skype

O Skype é um dos aplicativos com maior tempo de mercado que também permite a realização de videoconferências. Assim, para configurar a webcam, faça o seguinte:

Passo 1. Baixe o aplicativo do Skype e abra o aplicativo em seu computador ou notebook (tanto para sistema operacional Windows quanto para macOS), acesse as configurações do aplicativo clicando no menu “…” localizado na parte superior da tela.

Passo 2. Após abrir o menu de configurações, selecione a opção “Áudio e Vídeo”. Automaticamente você estará realizando o teste da sua webcam e poderá avaliar se ela está funcionando normalmente. Se você tiver mais de uma câmera, poderá selecionar qual delas irá utilizar no menu “Câmera”.

Testando a webcam pelo navegador da internet

Você pode testar a sua webcam através de um site pelo seu navegador de internet, da seguinte forma.

Passo 1. Abra o seu navegador de internet, acesse o site webcammictest.com e clique em “Check webcam”.

Passo 2. O site pedirá a permissão para utilizar sua webcam, é só clicar em Permitir para autorizar.

Passo 3. Após abrir a webcam, será possível checar se a câmera está funcionando de maneira correta e testar outros dispositivos.

Pronto, com essas dicas você poderá realizar os testes necessários para avaliar o bom funcionamento da sua webcam.

Gostou das dicas?

PUBLICIDADE

INSCREVA-SE

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner