Quanto tempo de trabalho para receber seguro desemprego?

Quanto tempo de trabalho para receber seguro desemprego

Muitas pessoas têm dúvidas de quanto tempo de trabalho para receber seguro desemprego. Isso acontece por que existe uma série de requisitos para que seja possível a realização deste processo. O seguro-desemprego foi criado para garantir a assistência financeira temporária ao funcionário dispensado sendo assim a principal dúvida sobre quem tem esse direito em relação ao beneficiário, pois existem regras e critérios que o trabalhador precisa seguir para que ele receba o seguro-desemprego em 2021. Neste artigo você vai saber como dar a entrada neste processo e garantir o seu seguro-desemprego o quanto antes. Confira a seguir!

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Como saber se eu tenho direito para receber o seguro-desemprego?

Todo trabalhador, formal que tenha sido demitido sem justa causa, e que possui renda própria que seja suficiente para própria manutenção deste e da sua família tem direito a receber o seguro-desemprego. De maneira geral, o trabalhador deve: ter sido dispensado do trabalho sem justa causa, está dispensado do trabalho e desempregado quando este fizer a solicitação do benefício, ter recebido pelo menos 12 salários nos últimos 18 meses, ter exercido, pelo menos nove meses de trabalho nos últimos 12 meses, ter trabalhado com a carteira assinada em todos os seis últimos meses, a partir do terceiro pedido não ter renda própria para o sustento de sua família e de si mesmo e não receber benefícios de prestação continuada da previdência Social, esta regra é válida exceto para pensão por morte e auxílio acidente.

Critérios

O governo federal determina critérios diferentes de tempo de trabalho, quando o beneficiário for solicitar pela primeira vez, segunda ou terceira vez o seguro desemprego. Para a primeira solicitação, terá direito a seguro-desemprego o trabalhador que tenha recebido salário por pelo menos 12 meses, durante 18 meses anteriores à sua data de demissão, ou seja, ele precisa ter trabalhado pelo menos durante um ano.

Já para a segunda solicitação, para receber o seguro desemprego, é ainda mais simples: é necessário ter recebido pelo menos 9 meses de salário durante 12 meses imediatamente anteriores a sua data de demissão. Já, na terceira solicitação em diante, funcionários só terão direito se tiver recebido o salário dos seis meses anteriores a sua demissão.Além disso, o governo alerta que o trabalhador não poderá receber qualquer benefício previdenciário de prestação continuada, exceto auxílio-acidente é auxílio de permanência em serviço.

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Para solicitar o auxílio desemprego

Para solicitação deste benefício, é muito simples. Você terá que acessar o site portal.gov.br e buscar por solicitar seguro desemprego. Neste portal, você poderá acessar todos os assuntos relacionados a pesquisa de seguro-desemprego e solicitar através do link “solicitar seguro desemprego”. Depois de ter realizado o login você deverá clicar em seguro-desemprego e irá encontrar duas opções, solicitar seguro desemprego ou consultar seguro desemprego. Leia e confira todas as informações necessárias antes de concordar com as regras, depois é só clicar em concluir.

Valor e tempo do seguro desemprego

Ao pedir o seguro-desemprego você será informado o valor, e quantas parcelas irei receber este valor poderá variar entre três e até cinco meses de recebimento. Para saber a média do valor que o trabalhador irá receber, basta somar os três últimos salários e dividir o resultado por 3. Se o valor for até R$ 1600, você deverá multiplicar o salário médio por 0,8. O número de parcelas para quem tem direito a seguro-desemprego depende do tempo de serviço do funcionário e de quantas vezes ele já solicitou o benefício. Assim, para o trabalhador que pode receber entre 3 e 5 parcelas. Se o trabalhador trabalhou de 9 a 11 meses, este receberá três parcelas, se no entanto trabalhou de 12 a 23 meses, receberá 4 parcelas, mas se ele trabalhou mais de 24 meses, só então terá direito a cinco parcelas.

O trabalhador assim que for demitido, deve esperar pelo menos 7 dias a contar da rescisão do contrato e não pode ultrapassar 120 dias para solicitar o seguro-desemprego. O cálculo do valor recebido irá se basear nos últimos três salários recebidos pelo trabalhador. O seguro-desemprego foi criado para garantir a assistência financeira temporária ao funcionário dispensado sendo assim a principal dúvida sobre quem tem esse direito em relação ao beneficiário, pois existem regras e critérios que o trabalhador precisa seguir para que ele receba o seguro-desemprego em 2021. Assim, todo trabalhador formal que tenha sido demitido sem justa causa, e que possui renda própria que seja suficiente para própria manutenção deste e da sua família tem direito a receber o seguro-desemprego.

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