
Muitas pessoas têm dúvidas de quanto tempo de trabalho para receber seguro desemprego. Isso acontece por que existe uma série de requisitos para que seja possível a realização deste processo. O seguro-desemprego foi criado para garantir a assistência financeira temporária ao funcionário dispensado sendo assim a principal dúvida sobre quem tem esse direito em relação ao beneficiário, pois existem regras e critérios que o trabalhador precisa seguir para que ele receba o seguro-desemprego em 2021. Neste artigo você vai saber como dar a entrada neste processo e garantir o seu seguro-desemprego o quanto antes. Confira a seguir!
Como saber se eu tenho direito para receber o seguro-desemprego?
Todo trabalhador, formal que tenha sido demitido sem justa causa, e que possui renda própria que seja suficiente para própria manutenção deste e da sua família tem direito a receber o seguro-desemprego. De maneira geral, o trabalhador deve: ter sido dispensado do trabalho sem justa causa, está dispensado do trabalho e desempregado quando este fizer a solicitação do benefício, ter recebido pelo menos 12 salários nos últimos 18 meses, ter exercido, pelo menos nove meses de trabalho nos últimos 12 meses, ter trabalhado com a carteira assinada em todos os seis últimos meses, a partir do terceiro pedido não ter renda própria para o sustento de sua família e de si mesmo e não receber benefícios de prestação continuada da previdência Social, esta regra é válida exceto para pensão por morte e auxílio acidente.
Critérios
O governo federal determina critérios diferentes de tempo de trabalho, quando o beneficiário for solicitar pela primeira vez, segunda ou terceira vez o seguro desemprego. Para a primeira solicitação, terá direito a seguro-desemprego o trabalhador que tenha recebido salário por pelo menos 12 meses, durante 18 meses anteriores à sua data de demissão, ou seja, ele precisa ter trabalhado pelo menos durante um ano.
Já para a segunda solicitação, para receber o seguro desemprego, é ainda mais simples: é necessário ter recebido pelo menos 9 meses de salário durante 12 meses imediatamente anteriores a sua data de demissão. Já, na terceira solicitação em diante, funcionários só terão direito se tiver recebido o salário dos seis meses anteriores a sua demissão.Além disso, o governo alerta que o trabalhador não poderá receber qualquer benefício previdenciário de prestação continuada, exceto auxílio-acidente é auxílio de permanência em serviço.
Para solicitar o auxílio desemprego
Para solicitação deste benefício, é muito simples. Você terá que acessar o site portal.gov.br e buscar por solicitar seguro desemprego. Neste portal, você poderá acessar todos os assuntos relacionados a pesquisa de seguro-desemprego e solicitar através do link “solicitar seguro desemprego”. Depois de ter realizado o login você deverá clicar em seguro-desemprego e irá encontrar duas opções, solicitar seguro desemprego ou consultar seguro desemprego. Leia e confira todas as informações necessárias antes de concordar com as regras, depois é só clicar em concluir.
Valor e tempo do seguro desemprego
Ao pedir o seguro-desemprego você será informado o valor, e quantas parcelas irei receber este valor poderá variar entre três e até cinco meses de recebimento. Para saber a média do valor que o trabalhador irá receber, basta somar os três últimos salários e dividir o resultado por 3. Se o valor for até R$ 1600, você deverá multiplicar o salário médio por 0,8. O número de parcelas para quem tem direito a seguro-desemprego depende do tempo de serviço do funcionário e de quantas vezes ele já solicitou o benefício. Assim, para o trabalhador que pode receber entre 3 e 5 parcelas. Se o trabalhador trabalhou de 9 a 11 meses, este receberá três parcelas, se no entanto trabalhou de 12 a 23 meses, receberá 4 parcelas, mas se ele trabalhou mais de 24 meses, só então terá direito a cinco parcelas.
O trabalhador assim que for demitido, deve esperar pelo menos 7 dias a contar da rescisão do contrato e não pode ultrapassar 120 dias para solicitar o seguro-desemprego. O cálculo do valor recebido irá se basear nos últimos três salários recebidos pelo trabalhador. O seguro-desemprego foi criado para garantir a assistência financeira temporária ao funcionário dispensado sendo assim a principal dúvida sobre quem tem esse direito em relação ao beneficiário, pois existem regras e critérios que o trabalhador precisa seguir para que ele receba o seguro-desemprego em 2021. Assim, todo trabalhador formal que tenha sido demitido sem justa causa, e que possui renda própria que seja suficiente para própria manutenção deste e da sua família tem direito a receber o seguro-desemprego.