Como Numerar As Páginas No Word A Partir Da Introdução

Como Numerar As Páginas No Word A Partir Da Introdução

Para fazer um trabalho acadêmico nas normas da ABNT, para numerar as páginas de outros modelos de documentos é necessário compreender um pouco mais de como funciona a formatação que envolve a numeração de páginas do word. Neste artigo, você vai compreender como numerar as páginas no word a partir da introdução, lembrando que essa dica serve tanto para Windows quanto para Mac.

PUBLICIDADE

O word permite que se coloque o número de páginas de maneira personalizada em um determinado documento. A ferramenta é importante para seguir as normas da ABNT, e tais normas determinam que se deve numerar as páginas a partir da introdução do texto. Entretanto, a configuração é ainda mais complexa quando comparada com a numeração automática do Word. Por isso, neste artigo preparamos um passo-a-passo, para você inserir numeração de páginas nas normas da ABNT.

Como Numerar As Páginas No Word A Partir Da Introdução

Confira a seguir o passo a passo e as principais dicas:

Atenção: esse passo-a-passo vale apenas para a versão Office 365, word 2016, word 2003, word 2010 e word online.

PUBLICIDADE

Numeração de páginas no word

Em primeiro lugar, no menu inserir, você irá clicar em número de páginas e depois em número da página. Escolha um lugar para que a numeração se localize no documento, esta poderá se localizar no topo ou no rodapé, você ainda terá opção de alinhar o número. Na versão do Windows escolha início da página, ou fim da página. Essas páginas serão numeradas automaticamente no seu documento de texto.
Se você deseja que a página comece com o número diferente de 1, também é possível definir esse número no iniciar embaixo da numeração da página. Caso contrário, selecione a opção continuar da seção anterior e clique em ok.

Caso você queira retirar a numeração da primeira página, entre no menu design, clique em ferramentas de cabeçalho e rodapé, e por fim clique na primeira página diferente.

No cabeçalho da primeira página, você deverá selecionar o número e pressionar o botão delete para apagá-lo.
Nas versões do Windows, quando concluir as modificações basta clicar em fechar cabeçalho e rodapé. Além disso, lembre-se que o número inicial da página, não funciona apenas para a primeira página do documento. Você poderá quebrá-lo em sessões para que a numeração volte a um.

Como numerar as páginas nas normas da ABNT

Segundo a norma da ABNT NBR 14724, a paginação do documento deve constar a partir da folha de rosto mas só deve ser exibida nos elementos do texto.

Os principais passos:

PUBLICIDADE

1. Como dito anteriormente, abra o documento que deseja na página e acesse a aba inserir. Escolha a opção número de página.

2. Clique no número da página e aguarde que a configuração do recurso seja exibida.

3. Configure os números da página de acordo com o seu documento, nas regras da ABNT a posição deverá estar no início da página e um alinhamento à direita. Clique em editar o cabeçalho e prossiga.

4. No menu superior a opção, primeira página diferente fecha o cabeçalho e o rodapé.

5. Os números continuaram aparecendo na página sumário ponto para resolver isso selecione a última linha do texto da primeira página.

6. Por fim escolha a opção “quebras”, vá até a próxima página e você verificará que a numeração estará visível apenas na página de introdução do documento.

Deste modo, a numeração será visível apenas na introdução, mais precisamente após o sumário os números não serão exibidos nas páginas de folha de rosto ou ainda do resumo, ou do sumário. Entretanto, vale ressaltar que essas páginas não são contadas no total de página do seu trabalho ou do documento.

Neste artigo, você aprendeu como numerar as páginas de um trabalho acadêmico nas normas da ABNT. Você poderá utilizar este modelo, ou ainda o nosso passo-a-passo, para editar diversos outros documentos. Lembrando que além de servir principalmente para os sistemas Windows, esse passo-a-passo também serve para computadores da Mac.

O mais interessante, é que o Word permite que se coloque o número de página de madeira personalizada nos documentos, por isso a ferramenta é extremamente importante para seguir as normas da ABNT, pois é somente essas que determinam onde e em quais páginas que a numeração deverá ser constatada. Nesse artigo, você pode compreender um passo-a-passo, para você inserir numeração de páginas do Word, nas normas da ABNT

PUBLICIDADE

INSCREVA-SE

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner