Como Fazer Para Recuperar O Numero Do Meu Cpf

Como Fazer Para Recuperar O Numero Do Meu Cpf

Muitas pessoas esquecem o número do seu CPF e não sabem como recuperá-lo. Mas saiba que nem tudo está perdido, se você perdeu ou está tentando recuperar o seu CPF, neste artigo você irá aprender o passo a passo de como fazer isso de modo fácil e prático. Confira a seguir, as principais dicas de como fazer para recuperar o número do meu CPF.

PUBLICIDADE

O que é o CPF?

O cadastro de pessoa física é o CPF, este é um documento muito importante e exigido para diversas coisas, como por exemplo para cadastros, para realização de compras, e provavelmente para registros em órgãos públicos e privados no geral. Assim como o RG que é o registro geral, o cpf também é uma maneira de identificar o cidadão, e por isso é necessário que tenhamos ele de forma acessível e fácil. No entanto, sabemos que isso nem sempre é fácil e algumas vezes, acabamos perdendo o mesmo ou esquecendo até mesmo o número principalmente, por falta de uso.

Como consultar o seu CPF

Sim, é possível consultar o número do seu CPF apenas com o seu nome. Neste caso, se você deseja consultar o CPF pelo nome ou ainda pela internet, saiba que por razões de segurança, essa é considerada uma prática ilegal. Para descobrir o número do seu CPF a partir do seu nome, preciso que você visite uma unidade da Receita Federal, e agende um horário. Informe no início do atendimento, o motivo da sua visita ou seja, indique que você perdeu o número do seu CPF e precisa saber o mesmo e também retirar uma segunda via deste documento.

Se você perdeu o número do seu CPF, não demore para buscar e retirar uma segunda via do mesmo. Além disso, é importante se lembrar que é possível adicionar o número de CPF no seu documento de registro geral. Desta forma você terá um documento, que valerá por dois documentos.

PUBLICIDADE

Como Fazer Para Recuperar O Numero Do Meu Cpf

Lembre-se, que a burocracia para retirar um segundo CPF é diferente para quem declara e para quem não declara o imposto de renda. Quem não declara o imposto de renda, e deseja retirar a segunda via do seu CPF, entrar no site da Receita Federal, preencher todos os dados corretamente e imprimir a solicitação.

Lembre-se também que se você tiver alguma alteração no seu nome, coloque o nome atualizado, isto ocorre, na maioria das vezes, motivos de casamento.

Caso você tenha perdido o seu CPF, ou ainda tenha sido roubado é necessário pedir uma segunda via do documento. Além disso, caso o motivo da segunda via seja roubo, é importante também que se faça um boletim de ocorrência, para evitar futuras e possíveis fraudes com o número do seu documento.

Como tirar a segunda via do seu CPF para quem possui imposto de renda?

Quem declara Imposto de Renda, é necessário acessar a página do e-cac e colocar todos os dados perdidos nas caixas corretas, e também acessar o código de confirmação. Avance, e preencha os dados conforme o solicitado. Em seguida digite o número do seu recibo de pagamento dos últimos dois impostos de Renda, será necessário também criar uma senha. Código que será solicitado, acesse a página de login do site do e-cac e entre nele o código gerado e a senha que você escolheu. Até opção cadastros, e clique em o função de inscrição em seu CPF.

Desta maneira, e após a consulta do documento, será possível imprimir o seu CPF e guardá-lo, para não correr o risco de perder o número do documento novamente.

Muitas pessoas esquecem o número do seu CPF ou ainda perdem o documento, seja por motivo de roubo, ou não. Seja qual for o motivo, é muito importante resgatar o número do seu CPF e realizar a solicitação da segunda via deste documento.

PUBLICIDADE

Neste artigo, você aprendeu como resgatar o número do seu CPF, bem como como consultá-lo de maneira online e também como solicitar a segunda via do mesmo.

Lembre-se, ter o número do seu CPF em mãos é necessário para que você realize diversas burocracias necessárias e que são de direitos do cidadão brasileiro. Para você começar o novo trabalho registrado em carteira, para se matricular em uma universidade, para fazer cadastro em lojas e para diversas outras coisas ser assim muito importante que você tenha o número do seu CPF em mãos. Sempre que precisar, consulte este artigo para sanar todas as suas dúvidas!

PUBLICIDADE

INSCREVA-SE

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner