Perdi o comprovante de depósito ou transferência! O que fazer?

Você fez um depósito ou transferência bancária e agora que precisa do comprovante, não sabe onde colocou. Calma, pois você pode facilmente recuperar os seus comprovantes facilmente. Basta seguir algumas instruções que vamos dar abaixo para te ajudar a usar o comprovante onde e como você precisa.
Fiz um depósito na boca do caixa e perdi o comprovante
Você pode ir à agência onde fez o depósito e conversar com o gerente pedindo uma segunda via do comprovante. É um procedimento relativamente simples e que não vai tomar muito do seu tempo e do gerente. Se ele se recusar a emitir a segunda via do comprovante de depósito, você pode registrar uma reclamação com a Ouvidoria do Banco. Caso ainda assim, não receba sua segunda via, recomendamos que você registre um Boletim de Ocorrência e tome as ações legais cabíveis, começando com uma visita ao PROCON de sua cidade.
Fiz um depósito em caixa eletrônico e perdi o comprovante
Novamente, você pode ir até o gerente ou a um atendente nos caixas eletrônicos para poder pedir a segunda via do comprovante. Se você fez o depósito através de sua própria conta, ou seja, usando seu cartão no caixa eletrônico, você pode solicitar a emissão de segunda via através de sua conta por um caixa eletrônico, na boca do caixa ou pelo internet banking. Caso o gerente ou atendente não emitam a segunda via, você pode tomar as mesmas medidas acima para garantir seu direito de ter a segunda via em mãos.
Fiz uma transferência na boca do caixa, no caixa eletrônico ou pela internet e perdi o comprovante
Caso você tenha feito uma transferência bancária e precise do comprovante, você tem várias formas para imprimir uma segunda via. A mais fácil é pelo internet banking. Geralmente, logo ao lado da transferência, ou seja, o débito na sua conta pela transferência, tem um botão que possibilita a emissão de comprovante de transferência, o que você pode imprimir ou salvar em um arquivo pdf.
Em caixas eletrônicos e na boca do caixa, há também a possibilidade de emissão de segunda via de comprovantes de transferências, não importa o meio pelo qual você autorizou a transação. Pela Central de Atendimento, em alguns casos, você pode também conseguir a segunda via dos comprovantes.
Você não deve ir a extremos ao perder um comprovante de transferência ou depósito. Conseguir a segunda via pode estar apenas a alguns cliques de distância. (Foto: lifehacker.com)
E se eu não conseguir meu comprovante por nenhum destes meios?
Primeiramente, se pergunte se você realmente precisa do comprovante. Em muitos casos, basta apenas comunicar o depósito ou transferência para o titular da conta de destino e ele mesmo verificará se a transação foi concretizada. Caso a transação não seja comprovada, aí você pode precisar do comprovante para entender o que aconteceu. E aí é que começa a procura.
Acesse seu internet banking ou um caixa eletrônico e imprima um extrato completo da sua conta. Imprima também os comprovantes de transferências e depósitos realizados com seu internet banking ou usando o cartão nos caixas eletrônicos. Salve tudo e identifique a transação da qual você precisa o comprovante, mostrando ao destinatário tais comprovações.
O seu gerente deve ser contatado se nenhuma dessas opções funcionar. Você deve entrar em contato com a ouvidoria ou Central de Relacionamento do seu banco para saber onde conseguir o comprovante, ou solicitar o envio do comprovante por e-mail ou algum outro meio para você. Registre todas as ligações e contatos para reunir informações que possam ser relevantes, caso precise de ir ao PROCON ou acionar meios legais para ter a segunda via de seu comprovante.
Alguns comprovantes podem ser emitidos diretamente do site do banco, mesmo que não sejam transferências ou depósitos. Pagamentos de alguns convênios dão essa possibilidade aos clientes do banco, sem a necessidade do internet banking.
Sabemos que não tratamos todas as situações possíveis neste artigo. Mas para ajudar o caso que não incluímos aqui, basta deixar seu caso detalhado nos comentários abaixo que vamos fazer o possível para te ajudar a conseguir a segunda via do seu comprovante.