Os passos para realizar o agendamento pela Receita Federal

Existem duas formas para realizar o agendamento pela Receita Federal, elas são: Pelo telefone e pelo site. Abaixo, separamos os passos para cada um.

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Os passos para realizar o agendamento pela Receita Federal por site

Se você necessita de algum serviço relacionado ao CPF ou a Procuração Digital, você não precisa sair da sua cidade para ir até uma unidade física da Receita Federal. Os serviços básicos de inscrição e atualização de CPF e ainda a entrega e a solicitação de procuração para o acesso ao e-CAC, também podem ser feitos de forma online e também são serviços prestados por órgãos conveniados com a Receita Federal.

O (e-CAC) é uma plataforma virtual da Receita Federal. O Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal, é uma ferramenta virtual que possui o objetivo de fornecer o histórico de tributos pagos pelo contribuinte, além de declarações e resrtituiçẽos do Imposto de renda da Pessoa Física.

Desta forma, o usuário do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal (e-CAC), podem consultar a sua situação fiscal, obter o extrato das declarações do IRPF pagos anteriormente, e também realizar o agendamento em postos de atendimento presencial da Receita Federal.

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Para ter o acesso à plataforma Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal (e-CAC), em primeiro lugar o usuário deve realizar o seu cadastro de acesso. Deste modo, o contribuinte que realizou sua contribuição no ano de 2017 e 2018, poderá ter acesso ao e-CAC.

A Receita Federal ressalta que para que o usuário crie uma conta, é necessário que o mesmo obtenha um código de acesso, que lhe será fornecido por meio do seu CPF. Desta maneira, para gerar este código, o usuário deverá acessar a página de login do portal da Receita Federal, o site (cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login), e em seguida, deverá clicar no ícone que aponta “Como gerar um código de acesso”.

Em segundo lugar, assim que clicar em “Gerar um código de acesso”, a plataforma da Receita Federal abrirá um FAQ com as principais informações sobre a criação do código de acesso para pessoas física e também pessoa jurídica, se o atendimento for para gerar um código de acesso para CPF, o solicitante deverá clicar em “Gerar código de acesso para pessoa física, para então iniciar o seu processo de verificação de contribuições pelo CPF.

Em terceiro lugar e antes mesmo de iniciar o processo para a criação do código de acesso, o usuário deverá preencher as caixas de texto com o número de CPF e também a sua data de nascimento, em seguida o usuário deverá completar os teste de verificação propostos pela plataforma e em seguida, deverá prosseguir com o preenchimento, clicando no botão “Avançar”.

Por fim, na última etapa, o usuário deverá informar a plataforma o nome e o CPF novamente para a verificação de dados e nos preenchimentos seguintes, o usuário deverá inserir o número do recibo de IRPF de 2017 e 2018,no entanto, estes números não deverão constar os últimos dois dígitos. Por último, o usuário deverá criar uma senha para a sua conta do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal (e-CAC). Para finalizar, o usuário deverá clicar em “Gerar Código“, para concluir assim, o procedimento para a criação do número do identificador.

Assim, o código de acesso do usuário do e-CAC, será disponibilizado ao usuário como um código de token que possui a duração de apenas 24 horas. Deste modo, o usuário deverá copiar o código de 12 números e então, deverá voltar para a área de login da Receita Federal, para então acessar sua conta no e-CAC.

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Os passos para realizar o agendamento pela Receita Federal por telefone

Para realizar o atendimento via telefônico da Receita Federal, o contribuinte deve considerar que o atendimento por via telefone não tem a função de realizar procedimentos e agendamentos mais específicos, mas sim, fornecer informações, tirar as principais dúvidas dos usuários e ser uma canal também de reclamaçẽos e sugestões.

Para atendimentos, o usuário pode ligar para o número 146, e se a ligação for feita através de um telefone fixo, a mesma não terá custos. A Receita Federal ainda esclarece que o atendimento pelo telefone, o “Receitafone” é destinado apenas e exclusivamente para pessoas físicas. De acordo com a Receita Federal, o atendimento automático permanece ativo durante 24 horas, já o atendimento especializado terá funcionamento das 8h às 20h.

 

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