Quando é preciso trocar o pneu do carro?

Trocar os pneus do carro é uma medida fundamental para a segurança no trânsito. Os pneus são o ponto de contato entre o veículo e a estrada, e manter esses itens em bom estado é essencial para garantir uma boa aderência, estabilidade e uma direção segura. Ignorar a troca no momento certo pode resultar em acidentes graves, multas e até na retenção do veículo.

Trocar o pneu é necessária quando a banda de rodagem, a parte que toca o asfalto, está gasta. Conforme a legislação de trânsito brasileira, o sulco dos pneus deve ter uma profundidade mínima de 1,6 mm.

Para medir isso, o pneu vem com o indicador de desgaste, também conhecido como Tread Wear Indicator (TWI), que são pequenas elevações de borracha entre os sulcos. Quando a banda de rodagem está na mesma altura do TWI, o pneu já está “careca” e precisa ser substituído.

Outros sinais de desgaste que indicam a necessidade de troca são:

  • Bolhas, furos e cortes: danos que podem comprometer a estrutura do pneu, aumentando a chance de ele estourar.
  • Desgaste irregular: quando um lado do pneu se desgasta mais que o outro, o que pode indicar problemas de alinhamento.
  • Desgaste em serrilha: desgaste que ocorre nas bordas dos pneus devido a fricção incomum, e normalmente indica que a suspensão ou os amortecedores precisam de revisão.

Quando trocar o pneu do carro?

Além do desgaste visível, a idade do pneu é um fator crítico. Mesmo que o pneu ainda apresente sulcos aparentes, ele pode perder a eficiência com o tempo.

Pneus que têm mais de cinco anos desde a data de fabricação, mesmo que pouco usados, começam a perder aderência e elasticidade, aumentando o risco de falhas. A data de fabricação fica gravada na lateral do pneu, em um código de 11 dígitos que começa com a palavra “DOT”. Os quatro últimos dígitos indicam a semana e o ano de fabricação.

A recomendação geral é que os pneus sejam trocados a cada 60 mil quilômetros rodados, mas esse valor pode variar conforme o tipo de uso do veículo. Carros que circulam com frequência em estradas esburacadas ou carregam cargas pesadas podem desgastar os pneus mais rapidamente.

Riscos de rodar com pneus desgastados

Pneus carecas comprometem significativamente a segurança do motorista e de todos no trânsito. Um pneu desgastado tem menor aderência ao asfalto, o que aumenta o risco de aquaplanagem em dias de chuva.

Além disso, ele perde tração e dificulta frenagens, aumentando a distância de parada. A falta de estabilidade e a dificuldade em manobras emergenciais são outros pontos de atenção, e a situação piora ainda mais em velocidades mais altas, em que o risco de estouro do pneu é ainda maior.

Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, cerca de 20% dos acidentes nas estradas brasileiras envolvem veículos com pneus desgastados. Dirigir com pneus carecas ou em más condições aumenta o risco de acidentes graves, e a situação se agrava nas rodovias, onde as velocidades são mais altas e o tempo de reação é menor.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), trafegar com pneus em mau estado de conservação é uma infração grave. O motorista que for flagrado com pneus desgastados pode receber uma multa de R$195,23, acumular cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e, em alguns casos, ter o veículo retido até que a situação seja regularizada.

A Resolução 913/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) especifica que a profundidade mínima dos sulcos deve ser de 1,6 mm, e cabe ao motorista verificar periodicamente se os pneus atendem a esse requisito.

Quando é preciso trocar o pneu do carro?

Como verificar o estado dos pneus?

Verificar o estado dos pneus é um processo simples e pode ser feito em poucos minutos:

  1. Olhe o Tread Wear Indicator (TWI): como mencionado, o TWI é o indicador de desgaste que fica entre os sulcos da banda de rodagem. Quando a altura da borracha estiver próxima do TWI, é hora de trocar o pneu.
  2. Examine a profundidade do sulco: existem ferramentas como o medidor de profundidade que facilitam essa medição, mas a maioria das borracharias pode realizar esse serviço gratuitamente.
  3. Cheque a data de fabricação: especialmente importante para pneus que rodam pouco. A idade do pneu impacta a segurança, e pneus com mais de cinco anos devem ser substituídos independentemente do desgaste.

Dicas para prolongar a vida útil dos pneus

Alguns cuidados simples podem ajudar a aumentar a durabilidade dos pneus e garantir uma direção mais segura:

  • Mantenha o alinhamento e balanceamento do veículo: o desalinhamento pode causar desgaste irregular nos pneus.
  • Calibre os pneus regularmente: a calibragem correta evita que o pneu fique deformado ou perca tração. A pressão ideal dos pneus é indicada no manual do veículo e geralmente também é informada na lateral interna da porta do motorista.
  • Evite sobrecarga: carregar peso excessivo pode desgastar os pneus mais rapidamente.
  • Troque os pneus de posição: para garantir um desgaste uniforme, recomenda-se fazer o rodízio dos pneus a cada 10 mil quilômetros.

Como trocar o pneu do carro: um passo a passo prático

Em caso de necessidade de substituição, trocar o pneu é uma tarefa que todo motorista deve conhecer. Para isso:

  1. Estacione em um local seguro e sinalize: ligue o pisca-alerta e posicione o triângulo de segurança na distância indicada pela velocidade da via.
  2. Pegue o estepe, o macaco e a chave de roda: esses itens geralmente ficam no porta-malas.
  3. Afrouxe os parafusos: com o carro ainda no chão, gire os parafusos do pneu com a chave de roda.
  4. Posicione o macaco: encaixe o macaco no ponto indicado na parte de baixo do carro e levante o veículo até que o pneu esteja fora do chão.
  5. Remova o pneu desgastado e instale o estepe: encaixe o novo pneu, coloque os parafusos e aperte-os em formato de cruz.
  6. Abaixe o veículo e aperte novamente: ao descer o carro, faça o aperto final dos parafusos.

O estepe é uma solução temporária

É importante lembrar que o estepe deve ser usado como uma solução temporária. Pneus com desgaste ou características diferentes dos demais podem afetar a estabilidade e a dirigibilidade do veículo. Após utilizar o estepe, é ideal procurar uma borracharia o quanto antes para fazer o reparo ou a troca definitiva do pneu danificado.

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