
O Galaxy A20 trata-se de uma melhoria do A10, trazendo leitor de digitais e tela AMOLED cuja ausência é sentida no modelo mais barato, mas será que compensa pagar mais por ele? É isso que você confere agora nessa análise. Continue lendo para saber mais sobre o celular Samsung A20.
A embalagem do Galaxy A20 é a mesma dos demais modelos distribuídos na linha M, o que muda é só a imagem do aparelho na caixa. Além do smartphone, você irá receber:
- Carregador no máximo de15W que não tem suporte para carregamento acelerado
- Cabo USB do tipo C
- Chave da gaveta dos cartões SIM e microSD
- Fone de ouvido
- Guia do usuário
O A20 não vem com película de proteção na caixa e tampouco capinha. Por se tratar de um smartphone simples, seus acessórios são apenas os essenciais.
Design e construção
O design exterior é velho conhecido com corpo de plástico e acabamento brilhante vindo nas cores preta, azul e vermelha.
Muito similar ao A10, contudo traz câmera dupla e leitor biométrico na traseira. Aqui temos conexão USB-C, diferente dos demais modelos básicos da Samsung.
Como consequência de seu acabamento brilhante que parece vidro, a traseira acaba riscando facilmente e acumula marcas de dedo na opção de cor mais escura.
O leitor de biometria funciona adequadamente apesar de ser um pouco lento às vezes. Há ainda a alternativa de biometria facial, mas a diferença na espera entre as duas alternativas é pouco significativa.
Na lateral esquerda há uma gaveta híbrida, que possibilita utilizar dois chips e um cartão microSD ao simultâneamente. Do lado direito do A20 temos os botões de energia e controle de volume.
Tela e som
Enquanto o M20 e modelos mais em conta da Samsung trazem um painel LCD simples, neste temos a tela Super AMOLED com boa qualidade.
A resolução é apenas HD+, mas é suficiente para obtermos uma imagem com nitidez. Por padrão você terá cores saturadas, mas é possível ajustar a saturação escolhendo entre quatro diferentes perfis.
Há apenas um alto-falante próximo à entrada USB. A potência sonora é boa e não distorce no volume máximo.
O único alto-falante disponível se encontra próximo à entrada USB, possui boa potência e não distorce ao atingir o volume máximo.
O fone de ouvido que acompanha o A20 é o mesmo do A10, sendo apenas na cor preta. É um modelo consideravelmente simples e a e de baixa qualidade sonora.
Desempenho e games
O A20 vem com a plataforma Exynos 7884 que é a mesma do modelo mais em conta, mas aqui temos melhor memória RAM, o que garante maior desempenho.
Ainda assim, ele é um smartphone considerado deveras lento para sua categoria e perde em desempenho até para modelos mais antigos da linha J.
Em benchmarks constatamos valores abaixo de outros da mesma faixa de preço, a menos quando o assunto são games ele não decepciona. Abaixo os quadros por segundo (fps) medidos pela ferramenta Gamebench:
- Asphalt 8: 30 fps
- Asphalt 9: 28 fps
- Injustice 2: 49 fps
- Modern Combat 5: 60 fps
- PUBG Mobile: 25 fps
- Subway Surfers: 60 fps
- Vainglory: 45 fps
E sua bateria também rende bem, garantindo mais de 7 horas de jogatina antes de se necessário correr até a tomada.
Câmeras
Na traseira há uma câmera de 13 MP, mesma encontrada no A10, acompanhada de uma secundária de 5 MP que possui uma lente mais ampla. Com iluminação apropriada é possível tirar boas fotos usando a lente principal. As imagens apresentam um nível razoável de detalhes e cores fortes sem exageros.
O A20 costuma perder o foco facilmente em locais abertos, contudo em lugares fechados ele sofre menos desse problema. O modo retrato funcionará só quando a câmera detectar um rosto próximo. O resultado é decente por vezes, mas o recorte entre planos nem sempre é apropriado.
Em cenários mal iluminados ocorre granulação, que fica ainda pior com a câmera secundária. Fotos tiradas à noite ficam escuras, qualquer que seja a câmera que você use. A filmadora grava em Full HD na mesma qualidade vista no modelo mais em conta da linha. Espere pouco do A20, especialmente ao gravar à noite. Os vídeos saem escuros e com ruído.
Bateria
Sua autonomia é inferior à do Galaxy M20 e Galaxy M30. Contudo foi o melhor modelo da nova geração da linha Galaxy A até aqui, superando com boa folga as marcas de Galaxy A10 e Galaxy A50, e sendo mais bem qualificado nesse quesito do que o Galaxy M10.
Considerando tudo que é oferecido pela tríade de Galaxy A30, A70 e A80, é possível dizer que muito provavelmente o Galaxy A20 acabará marcado como sendo a melhor opção em autonomia de bateria da família.