Celular Samsung A20: Sabia o necessário para fazer sua compra segura

Celular Samsung A20
Foto: (reprodução/internet)

O Galaxy A20 trata-se de uma melhoria do A10, trazendo leitor de digitais e tela AMOLED cuja ausência é sentida no modelo mais barato, mas será que compensa pagar mais por ele? É isso que você confere agora nessa análise. Continue lendo para saber mais sobre o celular Samsung A20.

PUBLICIDADE

A embalagem do Galaxy A20 é a mesma dos demais modelos distribuídos na linha M, o que muda é só a imagem do aparelho na caixa. Além do smartphone, você irá receber:

  • Carregador no máximo de15W que não tem suporte para carregamento acelerado
  • Cabo USB do tipo C
  • Chave da gaveta dos cartões SIM e microSD
  • Fone de ouvido
  • Guia do usuário

O A20 não vem com película de proteção na caixa e tampouco capinha. Por se tratar de um smartphone simples, seus acessórios são apenas os essenciais.

Design e construção

PUBLICIDADE

O design exterior é velho conhecido com corpo de plástico e acabamento brilhante vindo nas cores preta, azul e vermelha.

Muito similar ao A10, contudo traz câmera dupla e leitor biométrico na traseira. Aqui temos conexão USB-C, diferente dos demais modelos básicos da Samsung.

Como consequência de seu acabamento brilhante que parece vidro, a traseira acaba riscando facilmente e acumula marcas de dedo na opção de cor mais escura.

O leitor de biometria funciona adequadamente apesar de ser um pouco lento às vezes. Há ainda a alternativa de biometria facial, mas a diferença na espera entre as duas alternativas é pouco significativa.

Na lateral esquerda há uma gaveta híbrida, que possibilita utilizar dois chips e um cartão microSD ao simultâneamente. Do lado direito do A20 temos os botões de energia e controle de volume.

Tela e som

PUBLICIDADE

Enquanto o M20 e modelos mais em conta da Samsung trazem um painel LCD simples, neste temos a tela Super AMOLED com boa qualidade.

A resolução é apenas HD+, mas é suficiente para obtermos uma imagem com nitidez. Por padrão você terá cores saturadas, mas é possível ajustar a saturação escolhendo entre quatro diferentes perfis.

Há apenas um alto-falante próximo à entrada USB. A potência sonora é boa e não distorce no volume máximo.

O único alto-falante disponível se encontra próximo à entrada USB, possui boa potência e não distorce ao atingir o volume máximo.

O fone de ouvido que acompanha o A20 é o mesmo do A10, sendo apenas na cor preta. É um modelo consideravelmente simples e a e de baixa qualidade sonora.

Desempenho e games

O A20 vem com a plataforma Exynos 7884 que é a mesma do modelo mais em conta, mas aqui temos melhor memória RAM, o que garante maior desempenho.

Ainda assim, ele é um smartphone considerado deveras lento para sua categoria e perde em desempenho até para modelos mais antigos da linha J.

Em benchmarks constatamos valores abaixo de outros da mesma faixa de preço, a menos quando o assunto são games ele não decepciona. Abaixo os quadros por segundo (fps) medidos pela ferramenta Gamebench:

  • Asphalt 8: 30 fps
  • Asphalt 9: 28 fps
  • Injustice 2: 49 fps
  • Modern Combat 5: 60 fps
  • PUBG Mobile: 25 fps
  • Subway Surfers: 60 fps
  • Vainglory: 45 fps

E sua bateria também rende bem, garantindo mais de 7 horas de jogatina antes de se necessário correr até a tomada.

Câmeras

Na traseira há uma câmera de 13 MP, mesma encontrada no A10, acompanhada de uma secundária de 5 MP que possui uma lente mais ampla. Com iluminação apropriada é possível tirar boas fotos usando a lente principal. As imagens apresentam um nível razoável de detalhes e cores fortes sem exageros.

O A20 costuma perder o foco facilmente em locais abertos, contudo em lugares fechados ele sofre menos desse problema. O modo retrato funcionará só quando a câmera detectar um rosto próximo. O resultado é decente por vezes, mas o recorte entre planos nem sempre é apropriado.

Em cenários mal iluminados ocorre granulação, que fica ainda pior com a câmera secundária. Fotos tiradas à noite ficam escuras, qualquer que seja a câmera que você use. A filmadora grava em Full HD na mesma qualidade vista no modelo mais em conta da linha. Espere pouco do A20, especialmente ao gravar à noite. Os vídeos saem escuros e com ruído.

Bateria

Sua autonomia é inferior à do Galaxy M20 e Galaxy M30. Contudo foi o melhor modelo da nova geração da linha Galaxy A até aqui, superando com boa folga as marcas de Galaxy A10 e Galaxy A50, e sendo mais bem qualificado nesse quesito do que o Galaxy M10.

Considerando tudo que é oferecido pela tríade de Galaxy A30, A70 e A80, é possível dizer que muito provavelmente o Galaxy A20 acabará marcado como sendo a melhor opção em autonomia de bateria da família.

PUBLICIDADE

INSCREVA-SE

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner