Descubra uma maneira de como desviciar o celular do carregador

como desviciar o celular do carregador
Foto: (reprodução/internet)

Você com certeza já deve ter escutado alguém falar sobre bateria viciada, não é mesmo? Isso pode acontecer porque depois de um período de uso, a bateria tem a tendência de durar menos, ou seja, fica viciada e aí, pensamos que não tem mais solução. Continue lendo para saber como desviciar o celular do carregador.

PUBLICIDADE

Essa característica era comum quando os celulares possuíam tecnologia analógica, com bateria de níquel, com fim decretado em 2017. Mas hoje, o fato é que as baterias são fabricadas com um material chamado lítio e ele não fica “viciado” como o outro material usado anteriormente.

No entanto, a bateria vem de fábrica com um número correto de ciclos que deverão ser feitos e pode ter sua performance diminuída depois de um período de tempo. Dessa forma, o problema não está ligado à bateria que é utilizada. O que atrapalha o bom funcionamento da bateria é o modo como o celular é utilizado.

Com essa queda da performance da bateria, o usuário tem a necessidade de carregar mais vezes o celular e acaba ficando na mão algumas vezes. Isso pode acarretar problemas se você é uma pessoa que utiliza o celular como ferramenta de trabalho, por exemplo.

PUBLICIDADE

Como você pode identificar o problema?

Antes de identificar se sua bateria está ou não viciada, é importante levar em consideração alguns aspectos para excluir outras possíveis anormalidades. Além do descarregamento rápido, é preciso ver se o celular não está com superaquecimento, se não mostra ruídos quando está sendo utilizado ou, ainda, se a bateria não está visivelmente estufada.

Nestes casos, é preciso primeiro descartar essas possibilidades, analisando como resolver cada um desses problemas que também são comuns e podem acontecer com o tempo.

Bateria viciada – o que fazer?

Mas e se sua bateria estiver realmente viciada? O que fazer nesse caso? Nós vamos listar algumas opções para que você avalie qual será melhor no seu caso.

– Analisar se o contratempo não está sendo o carregador utilizado. Em primeiro lugar, é preciso analisar se o problema da sua falta de bateria não está no carregador. Se você não estiver usando o carregador original, essa pode ser uma das causas da bateria baixa.

PUBLICIDADE

Você poderá fazer o teste utilizando outros tipos de cabo, de preferência originais, para ver se a bateria vai durar mais ao longo do tempo. O ideal é comprar o carregador original do seu celular.

– Trocar o conector de carga. Outro ponto a ser observado é o seu conector de carga. Você só vai saber com certeza se o problema é a bateria ou o conector de carga através de um atendimento personalizado. No entanto, é preciso saber que um defeito no conector causa um mau carregamento, ou seja, incompleto, ocasionando uma baixa duração da bateria.

– Carregar a bateria até a carga total. O melhor a ser feito é carregar o seu celular desligado, uma vez que ficar mexendo nele ou retirar o celular do carregador e voltar depois, pode prejudicar o bom andamento do carregamento. Isso também vai evitar a sobrecarga da bateria e do aparelho na hora da carga.

Além disso, é importante deixar o celular completar a carga todas as vezes que estiver conectado ao carregador. Assim, ele terá maior durabilidade com seu ciclo completo.

– Testar a sua bateria. Para saber com certeza se ele está mantendo a carga, carregue seu celular desligado e deixe completar a carga. Em seguida, desligue o celular por pelo menos um minuto e ligue de novo para ver se a bateria ainda permanece completa. Se você perceber que ocorreu uma perda da porcentagem nesse processo, repita-o até calibrar a sua bateria.

Se depois de fazer isso por algumas vezes, você perceber que o processo não funcionou, é hora de pensar em repor a bateria, pois ela pode estar danificada.

Quando é o momento de repor a bateria?

Se você perceber que seu aparelho aquele muito na parte debaixo enquanto carrega, que a parte de trás está inchada ou que apresenta ruídos que não são provenientes de aplicativos ou alguma notificação, pode ser que você precise trocar a bateria.

É importante se atentar a esse fator, pois existem sérios riscos de a bateria causar maiores danos ao celular ou, até mesmo, explodir enquanto carrega.

PUBLICIDADE

INSCREVA-SE

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner