Como saber a data de emissão do pis

Como saber a data de emissão do pis
Foto: (reprodução/internet)

Se você precisa saber a data de emissão do pis para conseguir verificar ou para sacá-lo, saiba que existem algumas formas simples de se fazer isto. Continue lendo para saber mais sobre como saber a data de emissão do pis.

PUBLICIDADE

De forma geral, é possível verificar  a data de cadastramento do PIS. Podendo ser através do cartão do PIS ou através do próprio comprovante de cadastro ou ainda, no próprio cartão do pis caso você ainda o tenha. Neste artigo, você irá aprender como saber a data de emissão do pis. Confira a seguir!

Onde consigo o comprovante de inscrição do PIS?

Saber a data de cadastramento do seu pis é fundamental, pois a partir da data de cadastramento do PIS os trabalhadores formais passam a ter o direito de receber este benefício. O PIS é um dos benefícios que mais ajudam os trabalhadores, pois podemos ter acesso a este benefício das mais variadas formas como por exemplo, a partir do 14º salário, que é retirado do abono do PIS.

PUBLICIDADE

O próprio Governo Federal já admitiu que este benefício é um dos mais importantes da história do trabalho no Brasil, visto que diferente de outros benefícios, o pis não é cumulativo, mas possui um período específico para que possa ser sacado. Mas, para que o trabalho tenha acesso a este benefício é necessário que o mesmo tenha acesso a algumas informações, como por exemplo a data de cadastramento do PIS.

Encontrando a data de cadastramento do benefício

Existem algumas formas de descobrir a data de cadastramento do pis, e de modo geral, é possível fazer isso através do cartão do PIS ou através da consulta do comprovante de cadastro. Se você possui o cartão mais recente do pis, este trabalho fica ainda mais fácil, visto que a informação pode ser encontrada no próprio cartão.

Infelizmente, os cartões mais antigos não possuem esta informação no documento, por isso, nesses casos, tais usuários deverão retirar a informação através do comprovante de cadastro do PIS. Deste modo, você pode conseguir esta informação através do aplicativo da Caixa, do site da Caixa, ou ainda pessoalmente, através de uma agência da Caixa. Mas é importante ressaltar que quem cuida do pis é a Caixa Econômica Federal, já o PASESP, que é destinado para funcionários públicos, é gerenciado pelo Brasil.

O que é o PIS e como funciona?

O Programa de Integração Social (PIS) é um dos benefícios que é pago anualmente aos trabalhadores, ele é conhecido formalmente como abono salarial, e é uma contribuição social para os trabalhadores formais. Portanto, se você é trabalhador informal, este não é um benefício para você.

PUBLICIDADE

Embora o pis seja bem antigo, a maioria das pessoas possuem dúvidas sobre o seu funcionamento e como receber o benefício. Em primeiro lugar, é importante saber que quem realiza o cadastro do pis é a primeira empresa em que o trabalhador se vinculou a partir do regime de trabalho CLT. Esta empresa é a responsável por transformar o número do NIS, no número do PIS. É importante salientar que o número do PIS não se altera, o que pode vir a mudar é apenas o seu grupo de cadastramento, já que o NIS é utilizado por pessoas que não possuem vínculos com empresas particulares.

Como tirar o comprovante do PIS pela internet?

Se você não tem tempo e não quer enfrentar as burocracias envolvidas no procedimento presencial, uma outra opção é realizar a solicitação pelo próprio site ou pelo aplicativo oficial da Caixa.

Por meio do aplicativo, é possível solicitar a segunda via do documento e assim, ter acesso a data de cadastramento do PIS. Independente da forma que você irá optar, é importante realizar o cadastro para fazer o login e a senha no portal da Caixa. Através do aplicativo e do site da Caixa, o usuário poderá ter a opção para o acesso ao documento e a data de cadastramento do PIS.

 Como ver meu PIS?

Muitas vezes, a melhor forma de resolver o seu problema e descobrir o número de cadastramento do seu NIS, é através da própria agência da Caixa. Para este procedimento, basta que o titular da conta se desloque para uma agência mais próxima e se dirija para o setor de atendimento ao cliente. Neste caso, não se esqueça de levar os seus documentos pessoais com foto para comprovação de que você é o titular do número do PIS.

PUBLICIDADE

INSCREVA-SE

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner