
Muitas pessoas talvez ainda não saibam do que se trata ou tenham alguma dúvida sobre o assunto. Afinal de contas, o que é o espelho do PIS? Bem, ele é também conhecido como extrato e é um documento que traz informações com relação ao cadastro como: nome do trabalhador, número do PIS, a data e a hora que o benefício foi sacado, o valor do benefício, saldo de cotas e o tipo, que pode ser abono salarial ou rendimentos.
Espelho do PIS
Também estará à disposição a situação atual do PIS, podendo ela ser tanto “Pago”, quando o benefício já foi recebido pelo trabalhador, ou “A Pagar”, quando o beneficiário ainda não o recebeu. Ainda aparecerá o local onde o recebimento do PIS ocorreu, uma vez que várias instituições podem vir a realizar o pagamento.
O espelho do PIS pode ajudar o trabalhador a ter uma melhor organização financeira. Passará a ser informado a respeito não apenas dos valores, mas como também das datas, e quaisquer eventuais valores remanescentes que possam existir. É uma forma de se fiscalizar o próprio benefício. O número do PIS pode ser encontrado em diversos documentos profissionais, entre eles, o extrato do FGTS, o cartão Bolsa Família e o termo de homologação de rescisão de contrato.
Como tirar o espelho do PIS?
Normalmente o número de inscrição se encontra na carteira de trabalho do Trabalhador. Se não for possível localizar o número de inscrição, deve-se comparecer em qualquer agência do Banco do Brasil portando seu documento de identificação e solicitar o extrato do PASEP. Esse extrato do PASEP substituirá a segunda via do comprovante de inscrição.
A consulta do saldo do PIS é feita através do site da caixa, você encontrará a opção “consulte seu saldo” do lado direito da página. Deverão ser informados o CPF, PIS ou NIT, dizer se é aposentado ou não, e a data de nascimento.
Tem como tirar o espelho do PIS pela internet?
Sua primeira opção para realizar consulta é utilizar o site da Caixa Econômica Federal. Para tal, siga os passos a seguir e realize sua consulta.
- Vá em Caixa PIS Trabalhador
- Em seguida, clique onde diz “Consultar Pagamento”
- Digite seu NIS, CPF ou E-mail e a senha
- Marque “Não sou um robô”
- Depois clique em “Acessar”
Também é possível consultar através do site do INSS como segunda opção. Se você não possuir um cadastro prévio será necessário criar uma conta e preencher com os dados solicitados. Segue abaixo o passo a passo.
- Vá em Meu INSS
- Se já tiver feito seu cadastro clique em “Entrar”
- Digite seu CPF e depois clique em “Próximo”
- Insira a senha
- Verifique seu PIS
Como tirar o espelho do PIS pelo app?
Basta baixar e instalar o aplicativo Caixa Trabalhador no seu smartphone. Insira seu número NIS e toque onde diz “Acessar”. Não será exigido de você um cadastro prévio no serviço do Governo Federal para que seja possível consultar a disponibilidade do benefício.
- Baixe o app da Caixa pelo Google Play (Android) ou Apple Store (iOS)
- Entre com seu CPF ou PIS e toque Acessar
- Verifique todas as informações do seu PIS
Como tirar o comprovante do PIS?
Se estiver precisando de uma segunda via do comprovante do PIS, o processo de emissão desse documento é bastante simples. Pode-se solicitá-lo indo pessoalmente até uma agência da Caixa Econômica Federal, através do aplicativo da Caixa ou também utilizando o site da Caixa. Vale lembrar que tudo aquilo que for relacionado ao PIS será tratado pela Caixa, o Banco do Brasil apenas agirá nestes assuntos que for algo relacionado ao PASEP.
Se optar por ir à uma agência da Caixa Econômica, bastará se dirigir ao atendimento e em seguida apresentar seus documentos pessoais, sua carteira de trabalho, assim como seu cartão cidadão para então solicitar o documento comprovante do PIS. Valendo-se destes dados o atendente poderá providenciar a você uma cópia com a situação do seu cadastro.
Se quiser mais comodidade pode optar pelas modalidades online, realizando a emissão através do site ou app da Caixa. Em ambos os casos será necessário ter cadastro no portal. Além de ter acesso ao comprovante do PIS, você também poderá ter o extrato e o calendário de pagamento do PIS.