Ladeira a baixo ou abaixo? Saiba agora.

Ladeira a baixo ou abaixo
Foto: (reprodução/internet)

Ambas palavras estão corretas e devem ser utilizadas de acordo com o contexto da frase que irá usar. Continue lendo para saber mais sobre ladeira a baixo ou abaixo.

PUBLICIDADE

Abaixo ou a baixo são duas palavras homônimas que apresentam sentido de posição. Porém, no momento a palavra escrita sem a separação, junta, admite valor de advérbio de lugar, do qual sinônimo é de “embaixo”.

Já a sentença grafada de forma separada é formada pela preposição “a” e o substantivo “baixo”, e detém o sentido de movimentação, antônimo de “para cima”.

No momento que é usada em uma frase, quando a palavra “abaixo” é escrita junta, assiste para indicar a posição do sujeito em relação a alguém ou algo ou protesto ou expressar reprovação. Essa palavra pode, também, ser utilizada nos termos “abaixo-assinado” e “abaixo assinado”.

PUBLICIDADE

Abaixo ou a baixo veja qual é o correto?

Ambas as palavras são vistas como corretas desde que estejam utilizadas na frase de acordo com os seus referentes significados, mas ao usar a palavra “a baixo”, deve-se ficar atento para o fato dela não receber crase.

Um exemplo, na oração “Meu anel caiu abaixo da mesa” utilizou-se a palavra “abaixo” sem o uso da separação porque nesse cenário ela está colocada de forma  correta, mostrando sentido de lugar.

A palavra “abaixo” pode ter o significado de  posição ou situação de pequena importância; local bem menos elevado; tendo o sinônimo de “embaixo”; com posição subsequente.

Já a palavra “a baixo” tem como significados de pouca extensão vertical; grosseiro, chulo;  de pequena estatura; com pouca altura do solo, da terra ou de um plano de referência; e que não inspira respeito; pode ser desprezível, vil, reles; pouco fundo; perto da foz (de trecho de rio ou afim).

Veja agora alguns exemplos

PUBLICIDADE

João está na Europa onde a temperatura está abaixo de zero.

Julia ficou feliz quando viu o seu nome abaixo do meu na lista de aprovados.

O preço do morango está na tabela abaixo.

Ele olhou o apartamento de cima para baixo e decidiu entrar.

Meu cachorro estava tão fedido que do lado de cima a baixo com um balde com água.

Abaixo-assinado ou abaixo assinado?

As palavras abaixo-assinado e abaixo assinado tem o costume de deixar em dúvida qualquer um que precisa usar essas palavras em uma frase.

Isso se dá porque as duas formas são regulares nos textos e estão corretas de forma com a gramática.

No discurso oral só é possível entender o uso de apenas umas das duas formas existentes de acordo com o contexto, de forma diferente da escrita, em que é bastante possível ser capaz de saber sua identidade por meio do uso ou da ausência do travessão.

A palavra abaixo-assinado (com a utilização do hífen) caracteriza um tipo de documento que reúne várias assinaturas de indivíduos que estão a favor com o que está escrito no registro, o que pode ser uma solicitação de um grupo que quer reivindicar algo como direitos ou outros assuntos em que eles têm em comum.

As características que são necessárias para que se crie um abaixo-assinado são as seguintes:

É preciso incluir uma redação na 1ª pessoa do plural (caso o documento possua um grau de maior personalidade) ou na 3ª pessoa do plural (se o documento tiver teor impessoal);

É preciso possuir uma sequência textual argumentativa e a aplicação do verbo no presente do indicativo. Tudo isso precisa está adquirido à norma culta padrão do idioma em que está sendo escrito e acrescido de nomes de todas as pessoas que estão concordando com o abaixo-assinado e também é preciso que tenha as suas respectivas assinaturas no final do texto.

Um breve resumo sobre abaixo ou a baixo

Abaixo e a baixo ambos existem na gramática e são palavras homônimas; A palavra  baixo é a composta da preposição “a” + o substantivo “baixo” e esse não pode ser craseado; Abaixo é sinônimo de “embaixo” e é usada para constituir os nomes abaixo-assinado e abaixo assinado;

Ambos precisam ser assinados e são formas corretas e aceitas; Abaixo-assinado é um espécie de documento geral direcionado a alguém com poder de tomar decisões; Abaixo assinado é o expressão usada para se referir à pessoa que assinou algum tipo de documento.

PUBLICIDADE

INSCREVA-SE

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner